A pele do rosto é uma das partes do nosso corpo mais importantes. No entanto, quando ela resseca, pode ficar rígida e estirada, até mesmo avermelhada, com descamação e com coceira. Existem várias causas que levam a uma pele facial ressecada e entedê-las ajudará a descobrir soluções relevantes.
Sinais & Sintomas
Ressecamento da pele e a relação com os tipos de pele facial
A pele seca no rosto é um problema comum, embora algumas pessoas sejam mais propensas a ela do que outras. Os principais tipos de pele facial são a normal, seca, oleosa ou pele mista. Conforme as pessoas envelhecem, elas também precisam considerar como o envelhecimento cutâneo afeta a pele.
- O tipo de pele facial normal é a pele que não é nem propensa ao ressecamento, nem à oleosidade. Muitos fatores podem fazer com que uma pele facial normal fique seca (veja a seção "Causas da pele seca no rosto" abaixo).
- O tipo de pele facial seca é a pele do rosto que tende a apresentar alterações relacionadas aos sintomas do ressecamento, conforme anteriormente exposto. Normalmente apresenta uma sensação de estiramento e é levemente rígida em algumas áreas.
- O tipo de pele facial oleosa tem menos chance de ficar seca, exceto no caso de lavagens excessivas, ou adotando uma rotina inadequada de cuidados com a pele.
- O tipo de pele facial mista tende a desenvolver um ressecamento em determinadas áreas do rosto, especialmente nas bochechas, enquanto a zona T é mais oleosa.
Sinais & sintomas de peles secas e muito secas
Pele seca
Quando a pele do rosto começa a perder umidade, o ressecamento só pode ser percebido pelo:
- Estiramento
- Aspereza
Pele muito seca
Se esse ressacamento inicial não for tratado, pode avançar e ficar:
- Muito tensionado
- Escamoso
- Rachado
- Com coceira
Nessa fase é possível que se desenvolvam linhas finas provocadas pelo ressecamento, contribuindo para o envelhecimento precoce da pele e formação de rugas.
Pele facial seca sensível
Quando a face resseca, ela geralmente fica sensível. Porém, a pele sensível facial nem sempre está relacionada ao ressecamento. É importante evitar sempre o uso de produtos de cuidados com a pele que contenham ingredientes irritantes, como perfumes e corantes. Sempre verifique se o produto foi dermatologicamente testado em peles sensíveis.
Pele facial seca e doenças
- O termo médico para a pele seca é xerose. Ele vem do grego "Xero", que significa "seco"; e "osis" que significa "doença"
- Problemas inflamatórios da pele, como a dermatite atópica e a psoríase também estão ligadas ao ressecamento facial.
- Condições metabólicas, como diabetes mellitus e doenças renais também podem aumentar o risco de desenvolver uma pele seca.
- Alguns medicamentos para acne, sejam eles tópicos ou orais, podem fazer com que a pele oleosa, propensa à acne, fique muito seca.
Há mais informações sobre a pele seca, incluindo dicas sobre como evitá-la, bem como informações sobre outros problemas de pele, como a dermatite atópica, psoríase e diabetes, por todo o nosso site. Mas se você está preocupado ou inseguro quanto aos seus sintomas, ou caso eles estejam piorando, recomendamos consultar pessoalmente o seu médico ou dermatologista.
Se você precisa de mais informações para ajudar a identificar a causa do seu problema de pele e qual tipo de tratamento adotar, o teste de pele poderá ser uma ferramenta útil para efetuar o diagnóstico .
Causas & Fatores Desencadeadores
Compreendendo as causas da pele seca no rosto
Existem vários fatores internos e externos que podem ressecar a pele do rosto, sendo que todos eles contribuem para o processo de desidratação. O nível de gravidade da pele seca dependerá do número e da intensidade desses fatores.
Causa externas
Todas as causas externas, que levam a uma pele facial seca, fazem com que a barreira lipídica natural da superfície se deteriore. Quando essa barreira quebra, a umidade pode evaporar e as substâncias vitais de fixação da umidade são facilmente eliminadas. Como esses fatores de hidratação naturais estão em falta, a pele não consegue segurar muita água e fica seca, até que eles sejam repostos e a barreira lipídica da superfície seja reparada.
"Se a pele seca não for tratada com hidratantes que contenham fatores de hidratação, o ressecamento pode progredir de forma mais profunda dentro da pele do rosto, interrompedo as redes de umidade nas camadas mais profundas da pele."
O fluxo ascendente natural da umidade para as camadas superiores fica reduzido, levando a uma pele muito seca.
Fatores desencadeadores externos
As principais causas externas são os fatores desencadeadores ambientais e as rotinas inadequadas de cuidados com a pele do rosto. A face é geralmente exposta a essas causas externas com muito mais frequência do que o resto do corpo:
Ambientais
- Condições climáticas severas - ar quente, frio e seco.
- Mudanças de estação - os sintomas da pele seca são mais comuns durante os meses de inverno e verão.
- A luz solar ultravioleta (UV) pode aumentar a taxa de envelhecimento da pele e ela fica mais susceptível ao ressecamento causado pela idade.
Cuidados inapropriados com a pele
- Lavar com frequência, ou banhos e duchas longos e quentes removem os lipídios que compõem a barreira da pele.
- Uma rotina de cuidados com a pele inapropriada - É importante seguir uma rotina e usar produtos que sejam adequados para peles secas. É de especial importância não usar sabonetes agressivos que removem os lipídeos naturais da pele.
Medicação
Alguns medicamentos com efeitos colaterais, alteram o equilíbrio de água no interior da pele. Sabe-se que medicamentos que controlam a pressão sanguínea e medicamentos diuréticos possuem tal efeito. No caso de dúvidas, procure sempre seu médico dermatologista para um correto diagnóstico.
Fatores internos
Influências genéticas
Todas as pessoas possuem um conjunto único de genes que determinam as características da pele, como os níveis de pigmentação, de umidade e de lipídios. Isso significa que, sob condições idênticas, diferentes pessoas possuem diferentes níveis de umidade e de lipídios na pele. Indivíduos de pele clara são mais propensos a ter uma pele seca do que pessoas com tez mais escura. Além disso, doenças como a dermatite atópica, psoríase, diabetes e ictiose geralmente, mas não sempre, possuem uma relação genética.
Influências hormonais
Quando o nível desses hormônios muda, por exemplo, durante a adolescência e a menopausa, o equilíbrio de hidratação da pele pode ser afetado. Durante a menopausa, a quantidade de estrogênio no corpo diminui, levando a pele ficar seca. Ela também pode ocorrer durante a gravidez.
Idade
Conforme as pessoas envelhecem, a capacidade da pele de produzir suor e lipídios diminui devido à redução da atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas. O avanço da idade deixa a pele mais suscetível ao ressecamento e quanto mais seca, mais propensa ficará à formação de linhas finas e rugas, provocadas pelo ressecamento. Leia mais sobre o ressecamento causado pela idade.
Envelhecimento precoce da pele
O envelhecimento da pele chega naturalmente com a idade. Contudo, uma exposição extensiva e desprotegida aos raios ultravioletas (UV) pode aumentar a taxa de envelhecimento da pele, gerando linhas finas e rugas precoces.
Dieta
A pele necessita de uma série de nutrientes, como ácidos graxos insaturados e vitaminas, para funcionar corretamente. A falta de qualquer um desses pode levar a uma pele ressecada.
Fatores Contribuintes
Fatores que podem levar a uma pele seca no rosto
Além das principais causas da pele ressecada no rosto, diversos outros fatores também afetam a gravidade desse ressecamento. Conhecê-los ajudará a evitá-los e, assim, reduzir o seu impacto.
Falta de um tratamento eficaz
Se a pele seca do rosto não for tratada adequadamente, ou forem usados hidratantes ineficazes, essa condição tende a se agravar, ao invés de melhorar. Isso acontece, pois o ressecamento continua a afetar as redes de umidade nas camadas mais profundas da pele, as quais hidratam as camadas superiores.
Exposição ao sol
A exposição excessiva ao sol também pode levar a uma pele seca no rosto. Portanto, é importante escolher um protetor solar formulado para peles secas, que contenha ativos hidratantes, além de um Fator de Proteção Solar (FPS) apropriado. Também é muito importante que o protetor solar, e quaisquer outros produtos de cuidados com a pele usados sobre a pele seca, não contenham perfumes e corantes irritantes, pois a pele, especialmente a do rosto, fica mais propensa à irritação do que a pele normal.
Risco ocupacionais
Em algumas atividades é preciso estar sob condições que levam a pele do rosto a ressecar. Por exemplo, esportes ao ar livre, jardinagem e férias em lugares frios aumentarão o risco de desenvolver uma pele seca no rosto.
Desidratação
A quantidade de umidade na pele está relacionada com a quantidade de água que o corpo pode fornecer. Consequentemente, quando ele está desidratado, não consegue fornecer as quantidades adequadas de água para a pele.
As pessoas mais propensas à desidratação são as mais velhas, pois a sensação de sede diminui com a idade e, também, indivíduos que realizam trabalhos manuais ou exercícios físicos intensos.
Fumar
As toxinas da fumaça do cigarro, incluindo a nicotina, podem reduzir o fluxo do sangue. Isso leva a uma diminuição na taxa de metabolismo dentro da pele. A pele pode secar e envelhecer precocemente.
Soluções
Quais são as soluções para uma pele facial seca?
Evitando fatores contribuintes
Além de adotar uma boa rotina de limpeza e hidratação, é importante evitar fatores que favorecem o ressecamento da pele. Isso ajudará a amenizar os seus impactos e a necessidade de tratamento:
- Evite o ar seco gastando menos tempo em locais externos durante um clima quente ou frio e use um umidificador dentro de casa, quando o aquecimento estiver ligado.
- Reduza o tempo gasto sob a água quente tomando duchas rápidas ao invés de banhos mais longos.
- Use produtos de cuidados com a pele sem perfumes, corantes e parabenos, para evitar irritações.
A pele do rosto seca e muito seca precisa de uma rotina de cuidados com a pele abrangente, incluindo o uso adequado de soluções de limpeza, hidratantes e protetores solares. Soluções de limpeza à base de água, com adição de fatores de hidratação, são adequadas para a pele do rosto seca a muito seca, já as soluções à base de óleo são ideais para o cuidados de peles muito secas e extremamente secas, além da dermatite atópica.
Limpeza da pele do rosto seca ou muito seca
Uma solução de limpeza suave, mas eficaz, é um pré-requisito essencial para os cuidados cutâneos das peles normais ou secas, bem como para as que são propensas à acne e à dermatite atópica. É sempre válido relembrar a importância de uma rotina diária para cuidados com o rosto de limpeza, bem alinhada com uma hidratação. Uma pele facial devidamente limpa, com uma barreira superficial funcionando bem, absorverá e reterá a umidade de forma eficiente.
Hidratando a pele seca do rosto
O segredo para se hidratar a pele seca ou muito seca do rosto é reabastecer os fatores de hidratação naturais, que atraem a umidade e retêm-na no estrato córneo, ou na camada superior da pele. Isso impede que ela resseque e reduz a aspereza, aliviando o estiramento. Os cremes suavizantes para rosto Eucerin contêm fatores de hidratação naturais, como a ureia e o lactato, que regulam a quantidade de umidade, fixando a água nas camadas superiores da pele.
Tanto a ureia como o lactato são bem tolerados pela pele. São compostos naturais, não tóxicos.
Tratando a pele seca do rosto
Para cuidar da pele que está envelhecendo é preciso tratar as causas mais comuns que levam ao envelhecimento da pele. Conforme ela envelhece, o ressecamento da pele e os danos UV contribuem para o desenvolvimento de linhas finas e rugas, perda de volume , de densidade e de brilho. Assim, fica ainda mais importante seguir uma rotina de cuidados com a pele, especialmente hidratando e protegendo-a contra os raios UVA e UVB. Além disso, o seu envelhecimento geralmente exige uma hidratação profunda para reduzir o aparecimento e prevenir o desenvolvimento de novas rugas. Leia mais sobre o ressecamento causado pela idade.
"O hyaluron, também conhecido como ácido hialurônico, é um componente essencial do tecido conjuntivo."
Ele tem capacidades de ligação com a água, melhorando a regeneração da pele e favorecendo a distribuição de nutrientes. Conforme a pele do rosto envelhece, a quantidade livre de Hyaluron diminui na epiderme e, principalmente, nas camadas inferiores da derme. O ácido hialurônico, aplicado topicamente, pode retardar e reverter a formação de rugas. Ademais, isso pode ser ainda mais otimizado com uma rotina de hidratação e cuidados com a pele adequada.