Existem quatro tipos básicos de peles saudáveis: normal, seca, oleosa e mista. O tipo de pele é determinado pela genética. No entanto, o estado da nossa pele pode variar muito de acordo com os fatores internos e externos aos quais estamos submetidos diariamente.
Entendendo os quatro tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista
Atenção
Se precisar de ajuda para identificar seu tipo de pele o teste de pele disponível neste site pode ser uma ferramenta útil. Se necessitar de mais conselhos sobre como cuidar melhor da pele, Eucerin recomenda sempre a consulta a um médico Dermatologista.
Pele normal
'Normal' é um termo largamente usado para se referir a uma pele balanceada. O termo científico para pele saudável é eudérmica.
Pele seca
O termo “seco” é utilizado para descrever uma pele incapaz de reter água no volume necessário. Isso geralmente está associado à produção reduzida de lipídios na pele. Por causa da falta de sebo, a pele seca carece de lipídios necessários para reter umidade e construir um escudo protetor contra influências externas.
Pele oleosa
"Oleosa" descreve um tipo de pele com alta produção de sebo.
Pele mista
Pele mista, conforme o nome sugere, é uma combinação de tipos de pele.
PELE NORMAL
O que é pele normal?
"Normal" é um termo largamente utilizado para se referir à pele balanceada. O termo científico para pele saudável é eudérmica. A zona T (testa, queixo e nariz) pode ser um pouco oleosa, mas o sebo total e a umidade são equilibrados e a pele nem é muito oleosa nem muito seca.
Como identificar a pele normal
Pele normal tem:
- Poros finos
- Boa circulação sanguínea
- Textura aveludada, suave e lisa
- Transparência e frescor uniforme, cor rosada
- Sem manchas e sem propensão à sensibilidade.
À medida que a pessoa com pele normal envelhece, sua pele pode ressecar. Leia mais em ressecamento causado pela idade.
PELE SECA
O que é pele seca?
O termo “seco” é utilizado para descrever uma pele incapaz de reter água no volume necessário. Isso geralmente está associado à produção reduzida de lipídios na pele. Por causa da falta de sebo, a pele seca carece de lipídios necessários para reter umidade e construir um escudo protetor contra influências externas. Isso leva a um comprometimento da função de barreira. A pele seca (xerose) existe em vários níveis de gravidade e em diferentes formas que nem sempre são distinguíveis com clareza.
É significativamente maior o número de mulheres que de homens com pele seca e todas as peles ficam mais ressecadas com o envelhecimento. Os problemas relacionados à pele seca são uma queixa comum e explicam 40% das visitas ao dermatologista.
As causas de pele seca
A umidade da pele resulta da água das suas camadas mais profundas e da transpiração.
A pele perde água constantemente através de:
- Transpiração: perda de água a partir da produção originada nas glândulas sudoríparas motivada por calor, tensão emocional e atividades físicas, por exemplo.
- Perda Transepidérmica de Àgua (PTEA): forma natural através da qual a pele distribui cerca de meio litro de água por dia, a partir de suas camadas mais profundas;
Pele seca é causada por uma falta de:
- Fatores de hidratação naturais (FHNs) , especialmente ureia, aminoácidos e ácido láctico, que ajudam a fixar água.
- Lipídios epidérmicos, tais como ceramidas, ácidos graxos e colesterol, que são necessários para uma função saudável da barreira cutânea.
Como resultado, a função de barreira da pele pode ser comprometida.
Descubra mais em pele seca.
Como identificar diferentes graus de pele seca
Pele seca apresenta variações que vão desde o tipo de pele que se apresenta um pouquinho mais seca que a normal até a pele muito seca e a extremamente seca.
Pele seca
A pele levemente seca apresenta sensação de rigidez, sensibilidade, aspereza e com tonalidade mais opaca.
Pele muito seca
A falta de tratamento pode levar a:
- Leve descamação ou áreas escamosas
- Aspecto áspero e manchado (às vezes parece ser precocemente envelhecida)
- Sensação de rigidez
- Possibilidade de coceira
é também mais sensível à irritação, à vermelhidão e ao risco de infecções. Descubra mais sobre a pele seca nos artigos disponíveis neste site.
Pele extremamente seca
Certas áreas do corpo – particularmente mãos, pés, cotovelos e joelhos – estão propensos a:
- Aspereza
- Rachaduras com tendência a formar frestas
- Calos
- Descamação
- Coceira frequente
Casos de pele extremamente seca são geralmente encontrados em pessoas com mais idade, especialmente na pele das mãos e dos pés. Leia mais em "Pele corporal áspera e rachada.
PELE OLEOSA
O que é pele oleosa?
Pele oleosa
"Oleosa" descreve um tipo de pele com alta produção de sebo.
As causas de pele oleosa
Um número de questões desencadeia a superprodução de sebo:
- Genética
- Mudanças hormonais e desequilíbrios
- Medicamentos
- Estresse
- Cosméticos comedogênicos (produtos de maquiagem que causam irritação)
Como identificar os diferentes tipos de pele oleosa?
A pele oleosa é caracterizada por:
- Poros visíveis e aumentados
- Brilho excessivo
- Pele grossa e pálida: vasos sanguíneos podem não ser visíveis
A pele oleosa está propensa a cravos (negros e brancos) e diversas formas de acne.
Na acne suave, aparece um número significativo de cravos no rosto e no pescoço, nos ombros, nas costas e no peito.
Em casos moderados e graves aparecem pápulas (pequenas protuberâncias sem cabeça branca ou preta visível) e pústulas (protuberâncias de tamanho médio com um ponto branco ou amarelo perceptível no centro) e a pele fica avermelhada e inflamada.
Leia mais em acne.
PELE MISTA
O que é pele mista?
Na pele mista, os tipos de pele variam na zona T e nas bochechas. A chamada zona T pode diferir consideravelmente – de uma zona muito delgada a uma área estendida.
A pele mista é caracterizada por:
- Uma zona chamada de T com característica oleosa (testa, queixo e nariz)
- Poros ampliados nesta área talvez com algumas lesões de acne não-inflamatórias (cravos)
- Pele normal a seca nas bochechas
As causas da pele mista
As partes mais oleosas da pele mista são causadas pela produção excessiva de sebo. As partes mais secas são causadas pela falta de sebo e ao correspondente déficit de lipídios.
Avaliação do tipo e do estado da pele
Ao contrário do tipo de pele, o estado da pele pode variar muito durante o curso da vida. Dentre os numerosos fatores internos e externos que determinam o estado da pele estão: o clima e a poluição, medicamentos, estresse, fatores hereditários que influem sobre os níveis de sebo, suor e fatores de hidratação natural que a pele produz, assim como os produtos que usamos e as opções de cuidado da pele que fazemos.
Os produtos para o cuidado da pele devem ser escolhidos para que se adaptem ao tipo de pele e tratem a condição da pele. Os dermatologistas e outros especialistas da área de cuidados com a pele determinam o tipo e o estado da pele da pessoa medindo os seguintes fatores:
Sinais de envelhecimento
O nosso tipo de pele se modifica ao longo da vida. Aqueles que na adolescência tinham pele oleosa podem vir a ter uma pele mais seca após a puberdade, e pessoas com pele normal podem experimentar um ressecamento da pele à medida que amadurecem.
À medida que todos os tipos de pele envelhecem, a pele perde volume e densidade, aparecem rugas e linhas finas e mudanças na pigmentação podem ocorrer. O conhecimento e a medição desses sinais de envelhecimento ajudam a determinar o estado da pele. Leia mais em envelhecimento da pele.
Cor da pele
A cor da pele e a etnia influem em como nossa pele reage às forças externas como sol, distúrbios de pigmentação, irritação e inflamação. A cor da pele é determinada pela densidade da epiderme e a distribuição de melanina. Leia mais em etnia da pele.
O eritema cutâneo é também uma medida útil do estado da pele; indica a eficiência da nossa circulação e pode ser útil para identificar processos como couperose e rosácea.
Sebo e produção de suor
A quantidade de sebo produzida pelas glândulas sebáceas controla a eficácia da função de barreira da pele e, como resultado, o estado da pele. A superprodução de sebo pode indicar uma pele oleosa, propensa a acne, enquanto a baixa produção de sebo causa pele seca.
As glândulas sudoríparas da pele produzem suor para ajudar o corpo a manter sua temperatura ideal. A produção excessiva ou reduzida de suor pode influir no estado da pele.
Fatores de hidratação naturais (FHNs)
Produzidos naturalmente na pele saudável, FHNs tais como aminoácidos ajudam a fixar a água na pele, mantem a elasticidade e firmeza e impedem que ela se desidrate. Quando a barreira protetora da pele é danificada, ela fica incapaz de reter os FHNs essenciais e dessa maneira, a umidade da pele diminui e o estado geral desta pele é afetado.
Sensibilidade da pele
A pele sensível é aquela que se torna facilmente irritada e tem mais reações que a pele normal. Identificar e avaliar os sintomas tais como vermelhidão, erupção, ardor, coceira e queimação, ajuda a determinar o estado da pele.