Rosto de mulher de meia-idade com cabelo escuro comprido

Ressecamento causado pelo envelhecimento Tratando da pele que ficou mais seca com o tempo

Algumas vezes os processos de envelhecimento dentro da pele farão com que o próprio tipo de pele mude com o passar do tempo e, com ele, a sua aparência e textura. No caso do ressecamento da pele provocado pelo avanço da idade, isso também inclui o aumento da sensação de ressecamento e estiramento, ocorrendo simultaneamente com o surgimento de linhas finas e rugas. Essas mudanças duplas indicam que a forma como a pele é cuidada precisa ser reavaliada: para mantê-la saudável, com uma sensação confortável e para minimizar os sinais visíveis do envelhecimento.

SINAIS & SINTOMAS

Como identificar o ressecamento provocado pelo envelhecimento

O ressecamento da pele causado pelo envelhecimento é um problema que fica mais visível e pode precisar de maior atenção com o passar do tempo.

Ele pode afetar qualquer um dos quatro principais tipos de pele. Todos os tipos de pele tendem a ficar mais secos com a idade. Apesar de não ser sempre o caso, o aumento do ressecamento é um processo comum do envelhecimento geral da pele.

Pele seca e sensível estão geralmente conectadas e podem ser problemas simultâneos. Conforme o tempo passa, o ressecamento que acompanha a sensibilidade pode piorar e tornar-se um ressecamento provocado pela idade.

Qual a sensação de uma pele ressecada pelo envelhecimento
Com o passar do tempo, a pele pode ficar com uma sensação mais seca e estirada. Além delas, outras características da pele seca envelhecida podem ser:

  • Aspereza
  • Rachar, com tendência à formação de fissuras
  • Formação de calos/descamação
  • Coceira frequente

 
Qual o aspecto de uma pele ressecada pelo envelhecimento
Junto com a sensação crescente de ressecamento, minúsculas rachaduras e rugas começam a ficar visíveis na superfície da pele.  Elas começam a aprofundar gradualmente com o passar do tempo e a aumentar em número.

Rosto de uma mulher
Com o passar do tempo a pele perde hidratação.
Mulher com testa descamando
A textura seca da pele facial pode ficar áspera e talvez até mesmo descamar.
CAUSAS & FATORES DESENCADEADORES

O que torna a pele mais seca com a idade?

O ressecamento provocado pelo envelhecimento é causado por uma combinação de fatores internos e externos que, conforme os anos vão passando,  possuem uma influência crescente sobre a pele.

Depois dos 25 anos de idade, o metabolismo da pele desacelera. Pela terceira década de vida, a pele começa a mudar. Esse envelhecimento cronológico é inevitável. É causado principalmente  por alterações fisiológicas nas funcionalidades da pele. Nesse caso , ela fica cada vez mais seca e menos elástica, conforme o tempo passa.

A função da barreira da pele fica enfraquecida, contribuindo para a perda de umidade. Como essa função vital está comprometida, agora a pele é menos capaz de proteger-se contra fatores externos, os quais aceleram ainda mais o ressecamento causado pela idade.

O sistema metabólico dentro de cada célula desacelera, a pele perde cada vez mais umidade e torna-se menos elástica seguidas de pele seca no rosto e rugas.  É o aparecimento desses dois efeitos na superfície da pele que indicam as evidências do ressecamento provocado pelo envelhecimento.

A predisposição genética e etnia podem afetar a velocidade com que a pele de uma pessoa envelhece e os efeitos do ressecamento provocado pelo envelhecimento tornam-se aparentes.

Mulher tocando o rosto com a mão
As primeiras linhas finas e rugas geralmente aparecem ao redor dos olhos.
Rosto de mulher com pele escura
Os sinais de envelhecimento aparecem com menor gravidade e começam num estágio posterior em peles mais escuras.

Conforme avançamos na vida, as alterações hormonais também impactarão. Com a chegada da menopausa, uma queda nos níveis de estrogênio pode desacelerar a produção das fibras elásticas.

O que acontece nas camadas da pele?

  • A camada córnea
    É constituído por queratinócitos e substâncias bem compactadas que, em conjunto, são conhecidas como fatores de hidratação naturais, ou FHNs. Essas substâncias dão a essa camada a capacidade de conectar-se com a água.  Na pele jovem, uma camada córnea eficiente armazena entre 10 a 20% da água do corpo todo.

    Conforme a pele envelhece, a camada córnea é afetada por processos desacelerados dentro da pele e por fatores externos que comprometem a sua função como barreira.  Ela já não consegue mais segurar a umidade na pele de uma forma tão eficaz.  O resultado é o ressacamento e o subsequente aparecimento de rugas.
  • Camadas dérmicas
     A estrutura da pele fica comprometida e rugas mais profundas tornam-se mais aparentes. A elasticidade e densidade da pele ficam reduzidas e ela perde o seu aspecto jovem. 
  • Camadas hipodérmicas
    Nessas camadas mais profundas, as células de armazenamento de lipídios ficam menores e em menos quantidade.

Leia mais sobre a estrutura da pele, ou sobre outros sinais visíveis do envelhecimento e as suas causas, como rugas, perda de volume ou perda de densidade e de brilho.

Quando você não tiver certeza sobre o seu problema de pele, por favor, procure ajuda profissional.