A pele possui uma infinidade de sistemas que fazem com que ela se mantenha saudável. Um manto hidrolipídico, composto por água, ácidos graxos e lipídios, protege a superfície. Ele possui um pH de aproximadamente 5, sendo ligeiramente ácido, protegendo a pele de invasões microbianas e produtos alcalinos intensos, como por exemplo os sabonetes. Ele neutraliza a alcalinidade através de substâncias tampão, que garantem a restauração e estabilidade do equilíbrio.
A barreira física é a camada córnea, ou estrato córneo, onde os lipídios funcionam como um cimento, preenchendo os espaços entre as células. A permeabilidade deles faz com que sejam capazes de regular a perda e absorção de líquidos, desempenhando, assim, um papel fundamental no fornecimento da hidratação, deixando a pele macia e suave. Isso também é alcançado através da escamação da pele, ou descamação, a qual também é estimulada e regulada pelo processo de regeneração natural da pele.
Todos esses processos dependem da atividade das enzimas. Na pele sensível, essa atividade pode ser inibida, comprometendo a função natural de barreira da pele, reduzindo a síntese de lipídios. Como resultado, a perda de água aumenta e irritantes são capazes de penetrar pela pele.