A acne vulgar é uma doença de pele comum e geralmente começa durante a puberdade, juntamente com as mudanças hormonais, e pode persistir durante a vida adulta. Aproximadamente 80 a 90% dos jovens são afetados em algum grau por cicatrizes e manchas pós-inflamatórias; e 20 a 30% desses jovens procurarão por ajuda médica. Há também um número crescente de adultos, especialmente mulheres, que apresentam acne durante a vida adulta.
Sinais & Sintomas da acne
O que é acne?
Com a acne, a pele fica oleosa e cravos abertos e fechados (pretos e brancos) aparecem na face e também com frequência no pescoço, ombros, peito e costas. Na acne moderada e grave, a pele fica avermelhada e pápulas e pústulas inflamadas se desenvolvem. A acne pode causar estresse emocional, incomodar persistentemente e levar à hiperpigmentação pós-inflamatória (HPI) e/ou cicatrizes permanentes.
A hiperpigmentação pós-inflamatória é uma área plana de descoloração sobre a pele e é uma resposta da própria pele a inflamações, como a acne ou eczemas, especialmente em pessoas com pele de coloração escura. Ela pode desaparecer em pouco tempo, porém tratamentos dermatológicos e procedimentos de anti-pigmentação podem ajudar.
Leia mais sobre hiperpigmentação.
Rosacea, uma doença que ocasiona hipersensibilidade na pele, apresenta muitos dos sintomas da acne, como pápulas e pústulas. Tanto a Rosácea quanto a Acne são similares na aparência, no entanto, na Rosácea, não há bloqueio dos poros, a pele apresenta mais tendência a ficar ressecada do que oleosa e não apresenta cicatrizes.
Leia mais sobre a pele hipersensível.
Existem quatro fatores que contribuem para a formação da acne:
01 Produção sebácea
É o excesso de produção de sebo. Fisiologicamente, as glândulas sebáceas secretam uma substância oleosa, conhecida como sebo, para lubrificar o cabelo e a pele.
Uma série de fatores, como os hormônios, o clima, certos medicamentos e a genética podem desencadear a produção do sebo.
Uma secreção sebácea alterada também pode provocar a Dermatite Seborreica, um problema inflamatório de pele comum em que flocos escamosos, brancos-amarelados, formam-se em áreas oleosas, como no couro cabeludo ou no interior da orelha. Leia mais sobre Dermatite Seborreica.
02 Hiperqueratose
Hiperqueratose (ou hiperqueratinização) é um espessamento da camada exterior da pele (camada córnea). A descamação irregular de células mortas e corneificadas da pele (corneócitos) entope o duto das glândulas sebáceas e altera ou interrompe a secreção do sebo.
Quando a pele produz uma quantidade excessiva de sebo (seborréia) e quando as células mortas permanecem presas à pele (hiperqueratose), ambas podem acumular-se no folículo piloso e juntas formarem uma obstrução no folículo piloso. Essa obstrução pode fazer com que a parede do folículo inche e produza um cravo fechado (branco) ou, se ele estiver próximo da superfície, um cravo aberto (preto).
03 Colonização microbiana
As bactérias inofensivas que vivem normalmente na pele (propionibacterium) se acumulam e colonizam os folículos obstruídos, provocando pápulas, pústulas, nódulos ou cistos.
04 Inflamação
O resultado é uma pele avermelhada e inflamada. Em casos graves de acne, a parede do folículo rompe durante a fase avançada da inflamação. Os lípidos, ácidos graxos, corneócitos, bactérias e fragmentos celulares são liberados, provocando inflamações maiores e mais profundas no tecido adjacente.
Se ainda não tiver certeza se os sintomas são ou não relacionados à acne, o Teste da Pele pode oferecer uma resposta. Além disso, procure um aconselhamento dermatológico de um médico ou outro especialista da pele.
Leia mais sobre terapias medicinais para a acne.
Leia mais sobre terapias não medicinais para a acne.
Causas & Fatores Desencadeadores
Principais causas e fatores desencadeadores da acne
Considera-se que os hormônios são os responsáveis por tornar a acne mais comum entre adolescentes (embora pessoas de todas as idades possam ter acne). O aumento dos andrógenos, tanto em meninos como meninas, durante a puberdade faz com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo do que a pele precisa.
Além da quantidade de hormônios em circulação, um aumento na sensibilidade das glândulas sebáceas também contribui para o desenvolvimento da acne.
A maioria dos casos de acne desaparece espontaneamente após a puberdade. No entanto, é necessário aplicar um tratamento eficaz para evitar a formação de cicatrizes duradouras. As glândulas sebáceas são especialmente sensíveis aos hormônios, por isso é possível que a acne apareça em adultos, como em mulheres com patologias ligadas a hormônios, como a síndrome dos ovários policísticos.
O estresse psicológico também pode ser um fator desencadeador da acne em uma mulher adulta.
Bactéria. Em pessoas com pele propensa a acne, o excesso de produção de sebo cria um ambiente ideal no qual as bactérias da acne, normalmente inofensivas, (propionibacterium acnes) podem multiplicar-se. Isso desencadeia um processo inflamatório e a formação de manchas vermelhas ou com pus.
Isso não acontece, como dizem alguns mitos, porque as pessoas que sofrem com acne não são higiênicas. Pelo contrário, o excesso de limpeza com outros produtos agressivos pode, na verdade, tender a irritar ainda mais a pele.
Acredita-se também que os genes afetam a probabilidade de uma pessoa desenvolver acne. Por isso, caso exista histórico familiar de acne, existe uma probabilidade maior do filho desenvolver esse problema.
Da mesma forma, se um ou ambos os pais tiveram acne na fase adulta, seus descendentes também possuem uma chance maior de terem a acne quando forem adultos.
Medicação. Certos medicamentos, como esteróides e o lítio, são conhecidos por provocar acne em algumas pessoas.
Existem muitos mitos que cercam a acne, muitos deles "culpam" de forma injusta quem sofre com ela -- como o mito de que a acne é causada por uma pele suja, por falta de higiene ou por uma dieta pobre, ou a de que ela é contagiosa. Além de serem falsas, essas lendas podem causar um sofrimento desnecessário nos pacientes que já podem sofrer com uma baixa autoconfiança ou baixa autoestima. Os dermatologistas são treinados para separar os boatos da realidade.
Leia mais sobre terapias medicinais para a acne
Leia mais sobre terapias não medicinais para a acne
Fatores Contribuintes
Os principais fatores contribuintes para a acne
Embora não sejam a causa da acne, sabe-se que algumas coisas podem agravar os seus sintomas:
- uma dieta muito rica em determinados carboidratos (bastante açúcar e farinha branca)
- consumo excessivo de leite de vaca e produtos lácteos (exceto o queijo)
- fumar cigarro
- maquiagem que obstrui os poros
- produtos comedogênicos para a pele
Attention
É importante procurar ajuda dermatológica nos primeiros estágios da acne, inclusive quando os sintomas são leves, pois um tratamento médico eficaz poderá evitar o agravamento da doença e das suas consequências como as cicatrizes.
Também devem-se seguir algumas regras gerais:
- Use água morna e uma solução de limpeza apropriada (muito quente ou muito fria poderá piorar a acne).
- Deixe as espinhas curarem naturalmente (espremer pode fazê-las piorar e criar cicatrizes).
- Use apenas produtos não comedogênicos.
- Use maquiagem não comedogênica.
- Remova a maquiagem no final do dia.
Soluções
Tratando os sintomas de peles propensas à acne
Terapias medicinais e não medicinais podem ser bastante eficazes na prevenção da formação de novas manchas e cicatrizes causadas pela acne.
Dependendo da gravidade da acne, os pacientes podem fazer uso de uma rotina de cuidado para limpar e clarear, tal como a linha Eucerin DermoPURIFYER, e de tratamentos médicos prescritos, tal como os retinóides ou antibióticos orais ou uma combinação de ambos. Alguns tratamentos médicos são conhecidos por apresentar efeito colateral de desidratação, assim, podem ser melhorados com tratamentos hidratantes adicionais.
Esta rotina diária também deve incluir um filtro solar adequado que tenha sido formulado especificamente para pele oleosa e propensa à acne, tal como Eucerin Sun Creme Gel Oil Control Toque Seco FPS 30/60. Além de filtrar os nocivos raios UVA e UVB, ele oferece proteção celular biológica e a exclusiva Tecnologia de Controle de Oleosidade com L-Carnitina, sebo regulador, e pigmentos absorvedores de lipídeos.
Leia mais sobre terapias medicinais para acne
Leia mais sobre terapias não medicinais para acne
Leia mais sobre a linha Eucerin DermoPURIFYER
Leia mais sobre proteção solar facial
Nossos Valores
Dermocosméticos que protegem e mantém a sua pele saudável.
Trabalhamos em conjunto com dermatologistas referência em todo o mundo para criar produtos de cuidados com a pele inovadores e eficazes em que possam confiar e recomendar.
Há mais de 100 anos, nos dedicamos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade que trabalham para ajudá-lo a viver melhor a cada dia.