Pele do corpo seca – Causas, sintomas e soluções

Mostrar mais

A pele é um dos órgãos mais importantes.  Ela nos confere a nossa aparência, o sentido do toque, controla a temperatura e protege-nos contra infecções.  No entanto, uma pele seca, áspera, tensionada, descamando e com coceira, ou dolorida, apresenta sua funcionalidade alterada-- o toque torna-se menos sensível e há um aumento nos riscos de danos causados ​​pelo sol e de envelhecimento precoce, além das infecções infecções tornam-se mais comuns.  Geralmente é possível aplicar soluções eficazes, as quais são focadas em uma rotina de cuidados com a pele, que seja adequada para os casos de pele seca.

Sinais & Sintomas

A pele seca é uma queixa muito comum

O ressecamento é uma das principais causas das queixas com relação à pele, sendo que mais de 40% das visitas aos dermatologistas são motivadas por este tipo de problema. Isso pode ocorrer em qualquer parte do corpo, porém esta condição é mais frequente nas mãos, pés, joelhos, cotovelos e no rosto, já que essas áreas ficam mais expostas do que outras.  A pele seca no rosto  pode levar ao envelhecimento precoce.

A pele seca não é capaz de regular a sua própria hidratação
Fatores internos e externos podem atrapalhar a capacidade de hidratação da pele e levar a uma pele muito seca.

Quando a pele do corpo está muito seca, pode ficar extremamente tensionada, descamar, coçar bastante e ficar dolorida, até mesmo extremamente áspera e rachada. No entanto, nem sempre é evidente que a causa desses sintomas é uma pele seca, dependendo da gravidade do ressecamento e da área afetada do corpo.

  • Pele levemente seca
    No início, o ressecamento pode ser identificado através de um estiramento leve ou aspereza suave da pele.
  • Pele seca
    Logo, conforme a pele perde mais umidade, ela fica mais áspera e pode apresentar uma aparência rachada ou descamada e provavelmente coçará.
  • Pele muito seca
    Se esse ressecamento não for tratado ou se o cuidado com a pele for ineficaz, ela poderá ficar danificada, extremamente tensionada e provavelmente muito áspera e rachada. Nessa fase a coceira também pode tornar-se muito intensa.

Áreas do corpo afetadas pela pele seca

Como as mãos são lavadas com frequência, tendem a desenvolver uma pele seca

O ressecamento pelo corpo aparece geralmente nos pés e canelas.  A pele ressecada nos pés é bastante comum e leva com frequência a calcanhares rachados, que quando graves, vêm geralmente associados a dores e inflamações.

No entanto, o ressecamento causado por uma lavagem feita com um sabonete agressivo tende a afetar o corpo todo de forma igual.  Lavar com frequência pode provocar o ressecamento da pele das mãos, já que elas estão sempre envolvidas na limpeza.

Pele sensível

A pele seca do corpo geralmente é  sensível, no entanto, a sensibilidade da pele nem sempre é causada pelo ressecamento.  A pele de algumas pessoas é naturalmente sensível, mesmo quando bem hidratada.  Em ambos os casos, é importante evitar produtos de cuidados com a pele que contenham ingredientes irritantes, como perfumes e corantes. Sempre verifique se o produto foi dermatologicamente testado em peles sensíveis.

Pele seca e doenças

Peles com problemas, como a psoríase ou a dermatite atópica, podem ter um aspecto avermelhado, escamoso e apresentar coceira.

A pele seca também pode estar relacionada a certas doenças:

  • A xerose é o termo médico usado para pele seca. Ele vem do grego "Xero", que significa "seco"; e "osis" que significa "doença".
  • A dermatite atópica e a psoríase também estão ligadas ao ressecamento, embora essas condições tenham causas inflamatórias implícitas. Normalmente, a pele que apresenta esses problemas tem um aspecto avermelhado, descama e coça muito.
  • Condições metabólicas, como diabetes mellitus e doenças renais, também podem aumentar o risco de se ter uma pele seca.

Se você está preocupado ou inseguro quanto aos seus sintomas, ou se eles estão piorando, recomendamos consultar pessoalmente o seu médico ou dermatologista.

Se você precisa de mais informações para ajudar a identificar a causa do seu problema de pele e qual tipo de tratamento adotar, o teste de pele poderá ser uma ferramenta útil para efetuar o diagnóstico .

Causas & Fatores Desencadeadores

Compreendendo as causas da pele seca no corpo

Existem muitas causas e fatores que levam a uma pele ressecada no corpo. Desde influências ambientais e cuidados inadequados com a pele, até condições clínicas como a psoríase e a dermatite atópica. A pele funciona como a barreira do corpo, e isso significa que a pele fica exposta a influências externas e internas.

Fatores externos

A deficiência de fatores de hidratação natural de fixação da água (FHNs) deixa as camadas superiores da pele desidratadas

  • Fatores externos fazem com que a função de barreira natural da pele fique comprometida, levando a um aumento na perda de umidade através da pele.
  • Uma falha na barreira superfcial da pele, ocasionada pela lavagem de lipídios vitais, impede-a de capturar a umidade e a taxa de perda de umidade aumenta.
  • Por fim, quando o ressecamento espalha-se para baixo, entrando nas camadas mais profundas da pele, a passagem da água para o interior dos tecidos mais profundos fica reduzida, já que canais importantes de hidratação ficam comprometidos.

Fatores desencadeadores externos

As principais causas externas, que geram o processo acima, são os fatores ambientais desencadeadores de irritação e cuidados inadequados com a pele:

A superexposição aos raios UV podem provocar o envelhecimento da pele e, consequentemente, o seu ressecamento.
Recomenda-se restringir o tempo do banho e a temperatura, pois banhos extensos levam à evaporação da umidade da pele.
Como alguns medicamentos podem provocar uma pele seca, recomenda-se consultar um médico.

Ambientais

  • Condições climáticas agressivas - o ar quente, frio e seco afetam a função de barreira da pele.
  • Mudanças de estações - os sintomas de pele seca geralmente pioram tanto durante o inverno como no verão.
  • Luz solar ultravioleta (UV)  pode aumentar a taxa de envelhecimento da pele e ela fica mais susceptível ao ressecamento à medida que envelhece. Leia mais sobre ressecamento causado pela idade.

Cuidados com a pele

  • Lavar a pele com frequência, ou banhos e duchas longos e quentes removem os lipídios que compõem a barreira da pele.
  • Uma rotina de cuidados com a pele inapropriada - É importante seguir uma rotina e usar produtos que sejam adequados para peles secas.  É de especial importância não usar sabonetes agressivos que removem os lipídeos naturais da pele.

Medicação
A pele seca é um efeito colateral de muitos medicamentos. Um dos medicamentos comumente usados ​​que possuem esse efeito colateral são os medicamentos diuréticos para pressão arterial. Eles funcionam aumentando a taxa de excreção de água do corpo, além de alguns antibióticos e medicamentos orais para a acne. Consulte sempre seu médico sempre que suspeitar que o uso de um medicamento está causando alterações na sua pele

Fatores internos

Influência genéticas
O equilíbrio de hidratação da pele também é influenciado pela genética.  Algumas pessoas têm pele oleosa e outras pele seca. Esses tipos de pele  são herdados, embora um indivíduo possa não ter necessariamente o mesmo tipo de pele que os pais.  Problemas de pele como a dermatite atópica, psoríase, diabetes e ictiose geralmente têm alguma relação com a genética.

A pele seca com coceira, durante a gravidez, pode ser aliviada com um produto de cuidado com a pele adequado.
Uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e nutrientes, é essencial e ajuda a manter a pele saudável.

Influências hormonais
Alterações nos níveis de certos hormônios, principalmente do estrogênio e da testosterona, podem influenciar a hidratação da pele e os seus níveis de lipídios. Isso é mais perceptível após a menopausa, quando a pele vai ficando seca devido a uma diminuição na produção de estrogênio. O
quadro de pele seca também pode aparecer durante a gravidez..., graças às alterações hormonais e à demanda extra por fluidos corporais.

Dieta
Como qualquer outro órgão, a pele exige uma série de nutrientes importantes para poder funcionar corretamente, incluindo ácidos graxos insaturados e vitaminas.  A falta de qualquer um desses componentes pode levar a uma pele ressecada.

Idade
Conforme a pele se torna mais madura, ocorre a redução na produção de sebo e suor, causando, portanto, alterações nesta pele. Da mesma forma, o teor de água da pele e a sua capacidade para reter a umidade, também ficam reduzidos.  Esses fatores levam ao ressecamento da pele, que por sua vez contribui para o seu  envelhecimento  e para o desenvolvimento de linhas finas e rugas. Leia mais sobre ressecamento causado pela idade.

Fatores Contribuintes

Fatores que podem contribuir para o surgimento da pele seca no corpo

Além das principais causas da pele ressecada no corpo, diversos outros fatores também afetam a gravidade desse ressecamento.  Conhecê-los ajudará a evitá-los e, assim, reduzir o seu impacto.

O melhor momento para hidratar é quando a pele está limpa e levemente úmida, por exemplo, após o banho ou ducha.
A pele seca necessita de uma proteção solar especial, sem perfumes e corantes irritadiços.
Usar luvas protetoras e creme para as mãos regularmente pode ajudar em algumas profissões, como os médicos ou cabeleireiros.

A falta de um tratamento eficaz
Quando a pele seca não é tratada rapidamente, a gravidade do ressecamento pode aumentar e a rede de hidratação nas camadas mais profundas pode sofrer alterações. Nessas situações, é necessário um hidratante que trate tais questões.

Exposição ao sol
Ao proteger a pele seca da exposição solar, faz-se importante que o protetor também restaure os fatores de hidratação em falta, além de fornecer um fator apropriado de proteção solar (FPS). Também é essencial que o filtro solar e quaisquer outros produtos de cuidados  com a pele, usados em peles secas, não contenham perfumes e corantes irritantes, pois a pele ressecada, especialmente a do rosto, é mais propensa à irritação do que a normal.

Riscos ocupacionais
Em algumas profissões, é preciso trabalhar sob condições que aumentam o risco da pele seca.  Normalmente, essas são ocupações que requerem uma exposição aos agentes causadores da pele seca, como trabalhar em ambientes quentes ou frios (agricultor/pescador), ou  usar frequentemente detergentes (médico/enfermeiro/cabeleireiro), ou ainda ficar exposto a produtos químicos (mecânico/faxineira).

Desidratação
A pele recebe sua hidratação através do corpo e é, portanto, é dependente do equilíbrio de água no organismo.  Quando desidratado, o corpo reduz a oferta de umidade à pele, desacelerando a oferta de água para a pele, o que contribui para uma condição de pele ressecada.  As pessoas idosas ficam mais propensas a desidratação, pois a sensação de sede diminui com a idade.

Fumar
O cigarro contém muitas toxinas, incluindo a nicotina, que podem reduzir o fluxo do sangue. Isso leva a uma diminuição da taxa de metabolismo dentro da pele fazendo com que ela envelheça precocemente e apresente sinais de ressecamento.

Soluções

Tratando a pele seca do corpo

A pele seca é causada por um colapso na sua função de barreira, levando à perda de umidade e da capacidade de fixação da água, devido a uma deficiência de fatores hidratantes naturais.  Portanto, a pele seca necessita ter uma rotina de cuidados que não provoque a deterioração da sua barreira e que recomponha os fatores de hidratação natural que encontram-se em falta.

Condições de pele seca ou muito ressecada, associadas ou não ao diabetes ou à psoríase exigem o uso de produtos adequados. Dependendo da gravidade do ressecamento ou condições de atopia, faz-se necessário o uso de produtos específicos para os cuidados diários com a pele, especialmente em se tratando de bebês e crianças pequenas. Ao escolher um produto de cuidados com a pele para crianças, verifique sempre a recomendação de idade do produto indicado pelo seu dermatologista ou pediatra.

Recomendações para o cuidado da pele seca do corpo

Ao invés de esfregar a pele molhada com uma toalha, deixe-a quase seca com leves toques e, logo em seguida, aplique o creme ou loção.
Para evitar perder a umidade da pele é essencial usar hidratantes regularmente.

Limpeza da pele seca do corpo
A pele geralmente fica ressecada devido a uma quebra da sua barreira superficial e, portanto, é importante que o produto de limpeza utilizado seja suave o suficiente para não remover a sua barreira protetora natural. Adicionar fatores de hidratação naturais, como a ureia, também ajudará a restaurar o equilíbrio de hidratação da pele.

Hidratação da pele seca do corpo
A principal função que os hidratantes para a pele seca devem ter é restaurar o equilíbrio da umidade nas camadas superiores da pele. Os chamados fatores de hidratação naturais (FHN), como a ureia e o lactato, por exemplo atuam para manter umidade no estrato córneo, ou na camada superior da pele. A concentração mínima recomendada de ureia, mesmo para a peles levemente secas, deve ser de 5%.  As peles muito secas geralmente precisam de uma maior concentração de ureia e de outros fatores de hidratação. A linha Eucerin ureia para peles secas dispõe de produtos que contém ureia na concentração de 10%.

A pele seca aparece em qualquer parte do corpo, mas com mais frequência nas partes mais expostas, como as mãos, pés, joelhos, cotovelos e no rosto.
É importante seguir uma rotina e usar produtos adequados para peles secas.

Uma condição de pele seca, áspera ou tensionada pode ser causada especialmente em três áreas da pele que atuam no controle de umidade: a barreira protetora da pele foi quebrada devido à deficiência de lipídios, a desidratação na camada córnea ocorreu devido á falta dos fatores de hidratação naturais ou está ocorrendo uma má distribuição da água na pele.  As loções hidratantes Eucerin Complete Repair tratam os três principais fatores por trás da pele seca, usando ingredientes ativos dermatologicamente testados.

  • Primeiramente, a ureia e outros fatores de hidratação naturais de fixação da água são repostos, levando a uma melhoria na hidratação do  estrato córneo.
  • Em segundo lugar, a ceramida 3 que repara a barreira lipídica da pele e atua na retenção da umidade.
  • E, por fim, o glucoglicerol estimula as aquaporinas da pele e ajuda a aumentar o fluxo ascendente natural de umidade para as camadas superiores da pele.

A loção intensiva Eucerin Complete Repair 10% Ureia é ideal para o cuidado diário de peles extremamente secas, descamando e com coceira.

Um hidratante adequado deve ser frequentemente aplicado sobre as áreas afetadas.

Protegendo a pele seca do corpo contra a exposição ao sol
Aconselha-se reduzir a exposição ao sol vestindo roupas de proteção e usando um protetor solar quando sair de casa.  Além disso, é importante que o filtro solar bloqueie os raios UV e que também contenha fatores de hidratação.  Um protetor solar para a pele seca não deve conter perfumes ou corantes pois estes possuem ação irritante, especialmente quando aplicados em uma pele ressecada.  Os protetores solares Eucerin oferecem proteção contra a radiação UV (UVA e UVB) em conformidade com as normas da COLIPA e da UE, agregando em sua formulação a Licochalcona A que possui ação anti-oxidante, protegendo assim as estruturas da pele contra o envelhecimento precoce.

Evitando fatores contribuintes

Além de adotar uma boa rotina de limpeza e hidratação, é importante evitar fatores que favorecem o ressecamento da pele. Isso ajudará a amenizar os impactos da pele seca e a necessidade de tratamento:

Aconselha-se a não usar sabonetes agressivos, pois removem os lipídeos naturais da pele.
Mulher bebendo um copo de água

  • Evite o ar seco gastando menos tempo em locais externos, durante um clima quente ou frio, e use um umidificador dentro de casa, quando o aquecimento estiver ligado.
  • Reduza o tempo gasto sob a água quente tomando duchas rápidas ao invés de banhos mais longos.
  • Use luvas ao lavar a louça , isso ajudará a evitar a água quente e os detergentes fortes.
  • Use roupas feitas de materiais naturais, como o algodão e a seda, que não irritam a pele. A lã é natural, mas pode irritar a pele, por isso deve ser evitada.
  • Tente usar um sabão neutro, sem perfumes ou corantes, para lavar as roupas pois estas substancias irritantes podem ficar nas roupas após a lavagem e provocar a irritação e o ressecamento da pele.
  • Use  produtos de cuidados com a pele sem perfumes, corantes e parabenos para evitar irritações.
  • Beba quantidades adequadas de água durante o dia - Atenção á hidratação deve ser dada especialmente às pessoas na melhor idade

Complete a rotina