Se os sintomas não forem tratados, podem fazer com que a pele fique rachada e trincada em qualquer parte do corpo. Mesmo grandes áreas de pele, como as encontradas nos braços, pernas, busto, ombros, cotovelos, pernas e joelhos, estão sujeitas a isso. A sensibilidade pode ser desencadeada por banhos quentes, produtos agressivos para o corpo, exposição ao sol, sudorese durante a prática de esportes ou o ar condicionado.
Algumas áreas são mais propensas a esses efeitos. Incluindo o dorso das mãos, onde a falta das secreções da pele necessárias para manter a função de barreira fará com que ela fique menos protegida contra os fatores alergenos externos. Lavá-las em excesso com sabonetes alcalinos também prejudica significativamente os seus níveis de pH naturais. Uma deficiência na função da barreira poderá levar à ocorrência de reações sensitivas que provocam a dermatite de contato, inflamações que surgem como bolhas, ressecamento e fissuras.
O couro cabeludo é geralmente propenso à sensibilidade, com cerca de 60% das mulheres e 40% dos homens apresentando sintomas como vermelhidão, sensação de estiramento e coceira. Há indícios crescentes de que as microinflamações estão envolvidas com a sensibilidade do couro cabeludo.
A pele das áreas íntimas difere de outras partes do corpo e apresenta inúmeras barreiras que as protegem. Se forem afetadas, pelo excesso de limpeza por exemplo, a pele pode ficar suscetível à coceira, desconforto e até infecções.
Alterações causadas pelo estiramento da pele - durante a gravidez, ganho de peso ou surtos de crescimento - podem gerar estrias que também podem se tornar altamente sensíveis e com tendência à irritação. Elas tendem a aparecer mais no peito, abdômen e na parte de cima das coxas. Leia mais sobre a pele nas diferentes partes do copo.