acne e sol
Mostrar mais

Tomar sol com moderação é bom, mas a exposição pode causar danos e deixar marcas na pele

Tomar um pouco de sol deixa nossa alma e nossa pele felizes. Existem algumas pessoas que recomendam o uso de lâmpadas solares como um tratamento para acne. Os cientistas agora sabem que muito sol não é bom para nenhum tipo de pele em qualquer condição - e isso inclui peles com tendência a acne. Este artigo procura mostrar o quão excessiva pode ser a exposição excessiva aos raios solares sem proteção e como pode aumentar as causas e agravar a acne. Este artigo explica como você pode aproveitar o sol e cuidar do seu tipo de pele ao mesmo tempo, mesmo se estiver sob tratamento médico para acne.

Pele e sol

Os efeitos positivos da luz solar

Os efeitos positivos da luz solar
Os efeitos positivos da luz solar

O banho de sol com moderação é uma boa opção para o nosso corpo e mente. É uma importante fonte de vitamina D, essencial para muitos de nossos processos internos, bem como para o desenvolvimento de ossos saudáveis. Você pode encontrar mais informações sobre como os raios UVA, UVB e HEV afetam nossa pele?

Os raios do sol também podem nos ajudar com nosso humor. Nossos corpos têm a capacidade de produzir serotonina (também chamada de "hormônio da felicidade"), que é diretamente afetada pelos raios solares. A pesquisa mostrou que apenas uma curta exposição à luz solar pode causar (S.A.D) Transtorno Afetivo Sazonal, onde as pessoas se sentem deprimidas.

As altas temperaturas também estimulam a circulação e a transpiração, que estão aumentando. Se for bem administrado, pode ajudar a trazer esses óleos excessivos à superfície da pele e, assim, limpar os poros. Descubra a relação entre esportes e acne.

Algumas pessoas com acne ou problemas de pele relatam que a condição da pele melhora quando tomam um banho de sol leve. Viver com acne pode ser estressante, por isso se tomarmos um pouco de sol nos deixa mais felizes, pois melhora o estado da nossa pele. Aqui você pode ler mais sobre o impacto psicológico de viver com acne.

Efeitos Negativos do Sol

Somos todos pessoas diferentes e nossa pele também é diferente, então o que funciona para uma pessoa não funciona necessariamente da mesma forma para outra. Para os pacientes com acne, há quem diga que a pele melhora em dias de sol, há quem diga o contrário. Existem muitos motivos para que isso ocorra:

O sol faz com que a pele resseque, isso ocorre até mesmo na pele oleosa (excesso na produção de óleos que caracterizam a pele propensa a acne) que precisam de hidratação. Quando superexposta a pele ao sol, ela resseca, as glândulas sebáceas (células que produzem o sebo que dão à pele os óleos necessários) ficam fora de controle e produzem um excesso de sebo - conhecido como seborréia - é um dos principais estágios na formação de imperfeições.

Outro resultado da pele seca é que ela se torna cornificada ou ceritanizada. Isso significa que as células na superfície da pele endurecem. Isso interfere no processo natural de disseminação das células mortas da pele, o que evita que o sebo fique disponível para ser drenado pelos poros. Os comedões são o resultado desse desenvolvimento.

Em climas quentes, aumenta a produção de suor, além de descamar em sua superfície. Isso cria um ambiente no qual a P. acnes - bactéria associada à acne - pode se desenvolver e se espalhar.

Você pode encontrar mais informações sobre cada um desses processos que contribuem para a formação e expansão das espinhas no desenvolvimento da acne.

A luz solar pode desencadear uma variedade particular de acne, Summer Acne (ou mais conhecida como Mallorca Acne). Isso acontece quando os raios UVA se combinam com produtos químicos encontrados em produtos para a pele ou protetores solares, desencadeando uma reação alérgica. A acne de verão afeta principalmente mulheres entre 25 e 40 anos, muitas delas relataram casos de acne na puberdade. Você pode ler mais sobre esses diferentes tipos de acne.

A exposição excessiva ao sol ou proteção solar inadequada podem causar alguns problemas de pigmentação. Pessoas com marcas de acne ou cicatrizes são particularmente propensas à hiperpigmentação. Você pode encontrar mais informações sobre este tópico em Acne e hiperpigmentação.

E como todos sabemos, o sol apresenta outros tipos de riscos para todos os tipos de pele - não apenas para aqueles com problemas de acne. Estes incluem banhos de sol (câncer recentemente), alergias ao sol (como a erupção poliforme de luz ou PLE) e envelhecimento prematuro. Você pode ler mais sobre esse tópico em Como os raios de luz UVA, UVB e HEV afetam a pele.

 

Artigos relacionados

Qual proteção solar devo usar se tiver acne?

Algumas pessoas com acne fazem o possível para evitar os protetores solares, temendo que os óleos e produtos químicos desses cremes obstruam seus poros e prejudiquem a aparência de sua pele. Outras pessoas não gostam que alguns produtos de proteção solar façam sua pele parecer oleosa.

Uma proteção solar eficaz é essencial para todos os tipos de pele, para peles com tendência a manchas e acne, sem exceção. Na verdade, se escolhermos a proteção solar correta, ela pode ser ainda melhor em peles com tendência acneica, principalmente aquelas com hiperpigmentação.

O truque é escolher produtos que foram formulados para pele manchada e que foram clínica e dermatologicamente testados para dar à pele a proteção necessária sem obstruir os poros, adicionar brilho ou provocar acne exacerbada. Escolha cremes macios, líquidos ou em gel. Uma textura leve não significa que sua pele esteja menos protegida. Procure também produtos rotulados como "não comedogênicos" - isso significa que eles não contêm ingredientes que obstruem os poros ou causam manchas.

O Gel-Creme Eucerin Sun Control de Oils oferece textura leve e vem em dois formatos FPS 30+ e 50+. Ambos os FPSs não são comedogênicos e são clínica e dermatologicamente testados para serem adequados a todos os tipos de pele. Proporcionam um efeito matificante de longa duração e contêm o regulador de sebo L-Carnitina que ajuda a melhorar o estado da pele.

Se você estiver usando uma esfoliação à base de ácido ou um tratamento de rejuvenescimento, como o tratamento DERMOPURE para renovação da pele altamente eficaz da Eucerin, é importante lembrar que sua pele será muito mais sensível aos raios UVA e UVB. Recomendamos o uso do produto à noite e a aplicação de filtro solar de alto fator na manhã seguinte.

Qual proteção solar é mais compatível com tratamentos contra acne?

 

Os ingredientes ativos em muitos tratamentos médicos da acne - por exemplo. Peróxido de benzoíla, tretinoína, adapaleno e ácido azélico - podem intensificar a sensibilidade da pele aos raios UVA e UVB. Você pode encontrar mais informações sobre medicamentos para acne e efeitos colaterais. Se você estiver sob tratamento médico, é importante praticar "como se proteger do sol". Limite as horas que você passa ao ar livre, evite o sol durante as horas mais intensas e use roupas de proteção sempre que possível. Escolha um protetor solar, como Eucerin Sun Control Oil Gel-Cream FPS 30+ ou FPS 50+ e certifique-se de aplicá-lo em dias nublados e ensolarados.