pomada para tirar manchas

Hiperpigmentação: manchas de idade – Como identificá-las e quais são as soluções disponíveis

5 minutos de leitura
Mostrar mais

Manchas na pele de idade são pequenas áreas da pele mais escurecidas (hiperpigmentação), que afetam o rosto, mãos e outras áreas freqüentemente expostas ao sol. Elas são mais comuns em pessoas acima dos 40 anos, mas em alguns casos podem ocorrer mais cedo.

Causas e tratamentos disponíveis para as manchas de idade

Hiperpigmentação é uma condição geral, onde a melanina, que é o pigmento natural da pele, é produzido em excesso, causando escurecimento e manchas desiguais na pele. A hiperpigmentação pode afetar a cor de quaisquer tipos de pele,  embora seja mais comum em pessoas com pele mais escura. Pode ocorrer em ambos os sexos.

mancha marrom na pele
As manchas de idade ocorrem nas pessoas com mais de 40 anos. Elas aparecem no rosto, mãos, braços e ombros.
mancha escura na mão
As manchas de idade tendem a aparecer em áreas da pele muito expostas ao sol como as mãos.

Existem muitas razões para o desenvolvimento da hiperpigmentação, incluindo a superexposição ao sol e aos raios UV, herança genética, idade, influências hormonais, inflamação ou lesões na pele. São vários os distúrbios causados pela hiperpigmentação, entre eles as manchas pigmentárias.

As manchas da idade (Lentido Senil ou Lentigo Solar) são exemplos de tipos de manchas pigmentárias.

Geralmente encontradas nas mãos, rosto e colo, ou outras áreas frequentemente expostas ao sol, as manchas de idade são pequenos pontos escurecidos e achatados na pele, de coloração acastanhada ou preta. Eles tendem a aparecer nas áreas mais desprotegidas da pele como as mãos, rosto, antebraços, testa e ombros. O surgimento das manchas pigmentárias causa sofrimento e pode fazer com que os pacientes sintam-se coibidos, especialmente devido a sua associação com o envelhecimento.

Embora as manchas pigmentárias sejam geralmente inofensivas, algumas podem representar um risco à saúde, como no caso de melanoma. Portanto,  uma avaliação regular dermatológica das manchas pigmentárias é aconselhável.

Se uma mancha na pele mudar de tamanho, forma, cor, coçar ou sangrar, consulte um dermatologista para um exame mais detalhado.

O que causa as manchas de idade?

As manchas pigmentárias são causadas pelo aumento da atividade dos melanócitos, as células que produzem melanina localizados na camada basal da epiderme. O principal determinador da cor da pele não é o número, mas a atividade destes melanócitos.

Dentro do melanócitos existem grânulos pigmentários, denominados melanossomas, que contém tirosinase (a enzima da pigmentação que é chave para a produção de melanina) e melanina sintetizada. Estas substâncias são transportadas desde os melanócitos até os queratinócitos, numa proporção de aproximadamente 30 queratinócitos por melanócito.

mancha escura no rosto
Tirosinase é a enzima que forma melanina e nos casos onde a produção de melanina não é inibida, aparecem manchas escuras.
mancha escura no rosto
A proteção solar adequada pode prevenir futura hiperpigmentação.
mancha escura no corpo
As manchas de idade podem aparecer no colo, assim como em outras partes do corpo em virtude da superprodução de melanina.

A melanina absorve a radiação UV dos raios solares para proteger a pele. Desde que a exposição ao sol seja limitada, o resultado será um bronzeado uniforme.


No entanto, se pele é demasiadamente exposta ao sol, durante um longo período de tempo, a atividade dos melanócitos aumenta e será produzida melanina em excesso. O resultado será a aparição de manchas de idade geralmente nas áreas mais expostas tais como o rosto, mãos e colo.

À medida que a pele envelhece, diminuem o número de melanócitos, mas os remanescentes aumentam em tamanho e sua distribuição torna-se mais concentrada.

A regulação dos melanossomas também se torna menos controlada. Estas mudanças fisiológicas explicam o aumento de manchas de idade nas pessoas a partir dos 40 anos.

Finalmente, a genética pode  contribuir para o desenvolvimento de manchas de idade. Se um ou ambos genitores tiveram manchas de idade, há uma chance mais alta delas ocorrerem na próxima geração.

Que tratamentos existem para manchas de idade?

Há dois conceitos principais usados por dermatologistas: A remoção da mancha causada pela hiperpigmentação e o controle dos sinais. 

Tratamento para remoção de manchas no rosto

remoção de manchas a laser
Laserterapia é uma maneira eficaz de tratar as áreas afetadas com um laser de alta intensidade. Peça mais informações ao seu dermatologista.

Peelings químicos, por exemplo AHA
Isto envolve aplicação de uma solução ácida (ácido glicólico AHA) à área afetada para retirar as camadas superficiais da pele. Após o procedimento surgem bolhas na pele. Depois que as bolhas descascam, surge uma "nova" pele sem manchas.

Laserterapia (Fraxel, Erbium YAG) e Luz Intensa Pulsada (LIP)
Similar, mas tratamentos mais precisos com laserterapia estão disponíveis. Aqui o dermatologista identifica  a área afetada com uma luz de alta intensidade. Dependendo da gravidade, a luz atuará na camada superficial (epiderme) ou penetrará em camadas mais profundas da pele.

Outros Tratamentos para manchas no pele

Existe um número de produtos medicinais de uso tópico disponíveis para regular a pigmentação . A maioria dos produtos para clarear as manchas e igualar a coloração cutânea normal e/ou reduzir a produção de melanina  tem por base os seguintes ingredientes:

  • Ácido Kójico. Uma opção natural, derivado do saquê, bebida japonesa fermentada à base de arroz. No entanto, é considerado um inibidor não tão invasivo da produção de melanina.” Excluir a frase “ está proibido em muitos países.
  • Ácido glicólico. Usado pelos dermatologistas para peelings químicos, o ácido glicólico também é o ingrediente ativo em muitos cremes para hiperpigmentação.
  • Derivados da vitamina C. Frequentemente usado em conjunto com outros ingredientes ativos, estes derivados provaram ser relativamente eficazes contra a hiperpigmentação.
protetor solar diminui manchas
Recomenda-se usar filtro solar adequado para proteger a pele da superexposição ao sol que pode causar manchas de idade.
manchas de gravidez
A chamada "máscara da gravidez" é outro tipo de hiperpigmentação que aparece devido a mudanças hormonais durante gravidez.

Além de regular a pigmentação, existem maneiras de prevenir a ocorrência e ingredientes chave para reduzir a aparência de hiperpigmentação.

  • Proteção Solar. Para prevenir futura hiperpigmentação é aconselhável usar filtro solar de amplo espectro com FPS todos os dias como parte de uma rotina diária de cuidados da pele .
  • Arbutin. Esta fonte natural de hidroquinona é um ingrediente chave em muitos produtos para o clareamento da pele-usados na Ásia. Embora não seja tão forte, nem  tão eficaz, como a hidroquinona industrializada, também existe a preocupação quanto a sua segurança.
  • Retinóides (derivados da vitamina A). Outra vez, estes são relativamente eficazes, mas podem irritar a pele e causar uma maior sensibilidade ao sol (que, naturalmente, pode agravar a hiperpigmentação). O uso de retinóides durante a gravidez ou por mulheres que amamentam não é considerado conveniente devido a potenciais conexões com alterações congênitas.

B-Resorcinol

Um ingrediente muito eficaz na redução da produção de melanina. É um inibidor muito forte da tirosinase (a enzima que forma melanina) e foi clinicamente comprovado que começa a reduzir as manchas escuras em quatro semanas. Causa pouca ou nenhuma irritação na pele e é eficaz contra a maior parte dos casos de hiperpigmentação como o

melasma e as manchas senis.

"É importante salientar que não se pode esperar resultados da noite para o dia no caso de hiperpigmentação. Leva um pouco de tempo para que os sinais melhorem. O dermatologista é a especialidade médica que poderá dar o melhor diagnóstico e a melhor opção de tratamento para o paciente."

Converse com seu dermatologista ou farmacêutico se aparecer qualquer mancha escura, se as as manchas antigas mudaram de aparência, ou parecem diferentes das outras manchas.

Nossos Valores

Pioneiros em Skincare

Dermocosméticos que protegem e mantém a sua pele saudável.

Recomendado por Dermatologistas

Trabalhamos em conjunto com dermatologistas referência em todo o mundo para criar produtos de cuidados com a pele inovadores e eficazes em que possam confiar e recomendar.

Constante Inovação

Há mais de 100 anos, nos dedicamos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade que trabalham para ajudá-lo a viver melhor a cada dia.

Complete a rotina