Como o próprio nome sugere, a hiperpigmentação pós-inflamatória ocorre após uma lesão ou inflamação da pele, deixando-a escurecida e descolorida após a cicatrização da ferida.
Leia abaixo para saber o que é hiperpigmentação pós-inflamatória, sua aparência e os tratamentos para reduzir manchas escuras e áreas na pele.
O que é hiperpigmentação pós-inflamatória?

A hiperpigmentação pós-inflamatória (HPI) ocorre quando manchas ou placas escuras aparecem na pele após lesão ou inflamação. A HPI, também conhecida como hiperpigmentação causada por inflamação, pode se desenvolver após acne, queimaduras, cortes ou qualquer irritação cutânea.
Pode afetar qualquer pessoa — homens e mulheres são igualmente suscetíveis —, mas é mais comum em pessoas com tons de pele mais escuros. Normalmente, aparece como manchas escuras planas de descoloração e um tom de pele irregular. Essas manchas variam em cor, do marrom ao preto, dependendo do tom de pele e da profundidade da descoloração. Embora a HPI geralmente desapareça com o tempo, existem tratamentos disponíveis para ajudar a acelerar o processo.
Como é a hiperpigmentação pós-inflamatória?

Quanto maior a inflamação, mais evidente será a área de descoloração, tanto em termos de tamanho quanto de cor. Nos casos em que a hiperpigmentação pós-inflamatória (HIP) é causada por acne, cutucar espinhas pode piorar a condição da pele, levando ao aumento da hiperpigmentação. A HIP também pode aparecer nas pernas como resultado de abrasões causadas pelo barbear.
Em alguns casos, a acne inflamatória pode resultar em pigmentação rosa, vermelha ou roxa, mais comumente chamada de eritema pós-inflamatório (EIP). O EIP refere-se à descoloração devido a danos nos capilares da superfície da pele, enquanto a HIP refere-se principalmente à alteração da pigmentação após uma condição da pele. Tanto a EIP quanto a HIP tendem a diminuir com o tempo, embora as cicatrizes de acne possam ser texturizadas e permanentes.
O que causa a hiperpigmentação pós-inflamatória?
Uma lesão, erupção cutânea ou mancha causa inflamação na pele. Essa inflamação faz com que os melanócitos, as células produtoras de melanina, liberem um excesso de grânulos de pigmento chamados melanossomas. Esses grânulos de pigmento em excesso escurecem e descolorem a área previamente ferida, permanecendo ali por muito tempo após a cicatrização da ferida inicial.

Quando a pele cicatriza, ela produz melanina extra (o pigmento que dá cor à pele) na área afetada, tornando-a mais escura do que a pele ao redor. Outras causas comuns de HPI incluem:
- Acne
- Lesões: Cortes, arranhões ou incisões cirúrgicas
- Doenças de pele: eczema, psoríase e dermatite
- Queimaduras: Queimaduras térmicas ou químicas
- Picadas de insetos
- Reação alérgica
- Depilação: Depilação com cera ou linha
- Atrito: Roupas apertadas ou coceiras repetidas
Embora não seja a causa da HPI, o sol pode agravar os sintomas, escurecendo as áreas afetadas e prolongando o tempo que leva para desaparecer. O sol está intimamente associado a outras formas de hiperpigmentação, como manchas senis, também conhecidas como manchas solares, e melasma.
A hiperpigmentação pós-inflamatória é inofensiva, mas o melanoma pode ser fatal. Se você tiver alguma preocupação sobre suas manchas escuras de pigmentação – se elas mudarem de forma, tamanho e cor ou se coçarem e começarem a sangrar – é importante consultar seu médico.
Tratamento de hiperpigmentação pós-inflamatória
A hiperpigmentação pós-inflamatória não causa cicatrizes e, mesmo sem tratamento, ela melhora com o tempo.
Peelings químicos

Tratamento a laser

Hidroquinona
Produtos para a pele
O que posso fazer para ajudar a prevenir a formação de manchas escuras?
Se sua pele estiver lesionada ou propensa a manchas, ou se você sofre de doenças de pele como dermatite atópica ou psoríase, é importante cuidar dela para reduzir as chances de hiperpigmentação pós-inflamatória. Medicação adequada e/ou uma rotina regular de cuidados com a pele, usando produtos especialmente formulados para atender às necessidades da sua pele, ajudarão.
Pele com tendência a manchas

Pele submetida a tratamentos dermatológicos
Há maior probabilidade de hiperpigmentação pós-inflamatória após tratamentos dermatológicos para acne, como peelings químicos, dermoabrasão e terapia a laser. A EUCERIN Pomada Reparadora Aquaphor é enriquecido com Pantenol, que ajuda a acelerar a regeneração e a reparação, ao mesmo tempo que hidratam a pele. Esta pomada foi clinicamente e dermatologicamente comprovado para reparar peles muito secas, rachadas e irritadas, ajudando a prevenir o aparecimento de HPI.
Proteção solar

Uma atitude sensata em relação à proteção solar também ajudará a prevenir ou reduzir a gravidade da HPI:
- Limite o tempo que você passa ao sol - evite a exposição solar durante as horas de maior intensidade
- Use roupas e chapéus de proteção solar sempre que possível
- Aplique um protetor solar que ofereça o nível de proteção que sua pele precisa e que seja comprovadamente adequado ao seu tipo e/ou condição de pele.
A Eucerin Proteção Solar pode ajudar a prevenir a HPI e inclui produtos para rosto e corpo adequados para peles com tendência a manchas, peles atópicas e peles que passaram por tratamentos dermatológicos recentemente.
Nossos Valores
Dermocosméticos que protegem e mantém a sua pele saudável.
Há mais de 100 anos, nos dedicamos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade que trabalham para ajudá-lo a viver melhor a cada dia.
Trabalhamos em conjunto com dermatologistas referência em todo o mundo para criar produtos de cuidados com a pele inovadores e eficazes em que possam confiar e recomendar.






