alimentos que causam espinhas

Uma dieta pode afetar a pele e causar manchas? Um resumo de pensamentos científicos

Mostrar mais

Uma dieta pode afetar a pele e causar manchas?

Um resumo de pensamentos científicos

O que comemos está amplamente associado à saúde da pele. Os pesquisadores testaram a relação entre dieta e pele. Apesar disso, o assunto torna-se controverso e muitas vezes inconclusivo. Este artigo explora as pesquisas mais recentes sobre o assunto, mostra como os alimentos comumente associados à acne explicam os motivos dessa relação. Para saber mais sobre as mudanças que você deve considerar ao fazer sua dieta e para ajudá-lo a manter a situação sob controle, leia Que mudanças posso fazer em minhas refeições para ajudar minha pele?

Qual tipo de alimento é o mais comum em relação às manchas na pele e acne?

Há uma enorme quantidade de investigação que conclui que as sociedades rurais e não industrializadas têm alguns dos episódios de acne das populações ocidentais. 4 a 30 anos de estudos comportamentais na população inuíte do norte do Canadá no início da década de 1970 mostram que não houve casos de acne.5, 6 Relatórios associados ou estudos de imigrantes da Irlanda rural nos Estados Unidos 7, comunidades na Papua Nova Guiné e Paraguai 8, e zonas rurais do Quénia, 9 Zâmbia, 10 África do Sul 11 e Brasil 12 também foram utilizados para ajudar ao ponto de componentes típicos da dieta ocidental terem produzido acne.

alimentos que dao espinha

Os principais componentes da dieta ocidental são hidratos de carbono hipoglicémicos (vacas), leite e gorduras saturadas, tendo sido compiladas provas que sugerem que alimentos com elevado índice glicémico e leite podem causar acne. 3 Ambos são conhecidos por estimular andrógenos (hormonas masculinas) que desempenham um papel importante e comprovado no desenvolvimento de manchas. Pode encontrar mais sobre a acne e as hormonas.  A ciência tem sido muito menos precisa em relação aos alimentos que desencadeiam a acne, mas o debate é longo: o equilíbrio dos ácidos gordos Ómega 3 versus Ómega 6, fibra dietética, antioxidantes e zinco.

Acne e alimentos com alto índice glicêmico

O Índice Glicêmico (G.I.) é um sistema de classificação para alimentos que contêm carboidratos. Ele mostra o impacto do açúcar no sangue. Um alto índice glicêmico em carboidratos despencou muito rapidamente e causa um crescimento acelerado do açúcar no sangue. Os carboidratos de baixo índice glicêmico caíram mais lentamente, de modo que o açúcar no sangue do corpo aumenta gradualmente.

Artigos relacionados

Uma dieta ocidental, altamente glicémica, pode causar acne

Os alimentos ricos em glicémia aumentam o açúcar no sangue, o que faz com que o nosso corpo produza mais insulina (a insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas, o que torna possível às células humanas utilizar e armazenar açúcar de hidratos de carbono). A insulina estimula os andrógenos (hormonas masculinas) que estimulam a produção excessiva de sebo (sub-orreia) e a hiperqueritanização (o aumento da produção de células que levam ao endurecimento da pele e ao bloqueio das glândulas sebáceas). Seborreia e hiperqueritanização são as fases de desenvolvimento das manchas. Saiba mais sobre a acne e as hormonas e o desenvolvimento da acne.

Acne versus leite e outros produtos de consumo diário

O leite é o tipo de alimento que causa a maioria das erupções de acne. Na verdade, um estudo recente que analisa o volume em nutrição e acne entre 2004 e 2014 concluiu que o leite e seus derivados foram os produtos mais estudados. 3 Ele diz que a informação é anedótica e alguns cientistas acreditam que os efeitos comedogênicos ainda não foram comprovados.

Para aquelas pessoas que sentem desconforto após a ingestão diária do leite, são informadas que é por causa de um hormônio presente no produto. Como os humanos, as vacas produzem hormônios durante a gravidez e estes agem como insulina para o sistema humano, estimulando os andrógenos. Não há evidências para concluir sobre os efeitos de outros produtos consumidos diariamente (queijo, iogurte, queijo, etc.). Você pode encontrar mais informações sobre o assunto em: Que mudanças posso fazer nas minhas refeições para ajudar a minha pele?