Acne Hormonal

Mostrar mais

Como os hormônios afetam minha pele - e o que posso fazer a respeito?

Se você é mulher, então está familiarizada com essas espinhas que aparecem do nada dias antes e durante o seu período. Mesmo que sua pele seja normalmente lisa. Por que acontece isso? Nossos hormônios são a principal causa da acne - tanto para adultos quanto para adolescentes. Este artigo mostra a relação entre acne e hormônios e explica por que afeta as mulheres em particular. Isso leva em consideração os níveis hormonais de variação durante o ciclo menstrual, gravidez e menopausa.

Como a acne e os hormônios estão relacionados?

acne hormonal
Muitas mulheres desenvolvem espinhas antes do período menstrual

Não sabemos exatamente como os hormônios afetam a produção de acne, mas sabemos que eles estão intimamente relacionados.

acne hormonal como saber

Existem muitas causas diferentes relacionadas à acne, mas é um distúrbio hormonal. Os hormônios são responsáveis pelo desenvolvimento das glândulas sebáceas e isso ocorre somente na fase de maturidade, sendo que isso ocorre na puberdade. Nesta fase, o nosso organismo produz um excesso de hormonas masculinas (androgénios) que estimulam a produção de sebo nas glândulas sebáceas e uma produção excessiva de sebo (conhecida como seborreia), que são um dos sintomas que conduzem ao acne. Saiba mais sobre as causas e desencadeadores da acne e seu desenvolvimento.

Como os hormônios e a acne afetam homens e mulheres de maneiras diferentes?

acne hormonal em homens
A testosterona aumenta em homens e mulheres durante a puberdade

Durante a puberdade, os níveis de testosterona (hormônio masculino) aumentam em homens e mulheres. Nos homens, é o resultado do crescimento do pênis e dos testículos. Nas mulheres, músculos e ossos são fortalecidos. A testosterona também causa acne e é uma das razões pelas quais aparece durante a adolescência. Mais de 70% da população jovem deve lidar com esses problemas de pele durante a puberdade. Na maioria dos casos, a acne melhora significativamente após esse período. No entanto, mais de 40% dos adultos (25 anos de idade ou mais) são ocasionalmente afetados. O surpreendente é que entre 75 e 85% são mulheres.

É aqui que começam as diferenças. Enquanto para os homens, os hormônios se estabilizam com o passar dos anos, nas mulheres eles permanecem variáveis. Entre as idades de 20 e 40 anos em particular e durante a menopausa, as mulheres são particularmente afetadas pela acne devido a algum distúrbio hormonal. Existem três fatores por trás disso:

  • O ciclo menstrual
  • Gravidez
  • Menopausa,

1 Zouboulis, Hautarzt 2014. 65: 733-750
2 Zeichner et al., J Clin Aesthet Dermatolog., 2017; 10 (1): 37-46 e Holzmann, Sharkery, Skin Pharmacol Physiol 2014; 27: 3-8

Acne hormonal e o ciclo menstrual

De acordo com o estudo dermatológico, mais de 60% das mulheres são afetadas pela acne, experimentando o agravamento dos sintomas pré-menstruais regulares. Isso ocorre porque no ciclo menstrual ocorre aumento e diminuição dos níveis de hormônios, afetando assim a pele em diferentes ciclos do mês.

acne e ciclo menstrual
As mulheres costumam ter erupções cutâneas por volta dos 20 dias do ciclo menstrual

O ciclo menstrual normalmente dura 28 dias (começa no primeiro dia da menstruação e termina um dia antes do início do sangramento) e cada dia é hormonalmente diferente:

 

Dia 1 a 14

  • Dois hormônios são liberados pela glândula pituitária - o hormônio da estimulação do folículo (FHS) e hormônio luteinizante (LH) - que controlam a função ovariana e a produção de hormônios. Nesse ponto, o estrogênio (um hormônio que promove as características femininas) é dominante sobre a progesterona (um hormônio que ajuda a preparar o corpo feminino para a concepção e a gravidez).

Dias 14 a 28

  • Os níveis de progesterona aumentam e se tornam hormônios dominantes. Significativamente para a pele, esse aumento estimula a produção de sebo. Os níveis de estrogênio diminuem. Depois que o sangramento começa, o estrogênio e a progesterona estão em seus níveis mais baixos. Neste ponto, a testosterona (que está sempre presente nas mulheres e em pequenas quantidades nos homens) está em um nível muito alto, onde os hormônios femininos causam muito mais produção de sebo. Acne pré-menstrual geralmente aparece sete a dez dias antes do período - ou seja, Por volta dos dias 18 e 21, a condição da pele geralmente melhora.

3 http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/acne/features/period#1

Complete a rotina

Acne durante a gravidez

acne na gravidez
A variação dos hormônios pode causar acne durante a gravidez

A gravidez é outro momento em que os hormônios variam e as mulheres apresentam altos níveis de andrógenos (hormônios masculinos), que podem causar acne. Mais da metade das mulheres grávidas sofre desse problema durante a gravidez, ou pelo menos de vez em quando. 4 Aquelas que já apresentam acne são as mais acometidas durante a gravidez, porém algumas mulheres que nunca tiveram acne o apresentam pela primeira vez.

Os níveis hormonais estão em seus níveis mais elevados durante o primeiro trimestre (os primeiros três meses de gravidez), algumas fontes sugerem que se você não teve algum tipo de crise durante esses primeiros três meses, então você não os terá no resto da gravidez ( no entanto, não há evidências para garantir que isso não aconteça). Na verdade, a acne na gravidez pode aparecer pela primeira vez em qualquer estágio da gravidez e / ou após o parto.

Por outro lado, algumas mulheres com manchas na pele relatam que sua pele melhorou durante a gravidez.

Fale com o seu médico se tiver dúvidas

O ginecologista que cuida da sua gravidez pode lhe dar recomendações sobre qualquer tipo de preocupação com a sua pele ou encaminhá-la a um dermatologista de confiança. É importante que consulte o seu médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento ou quando mudar a sua dieta alimentar. Um feto em desenvolvimento precisa de uma dieta saudável e balanceada, portanto, certas classes de medicamentos para acne, como a isotretinoína (um medicamento usado para tratar casos graves de acne), não podem ser tomados durante a gravidez, pois podem prejudicar a saúde do bebê.

4  http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/acne/acne-during-pregnancy-treatments-causes#3

Acne e menopausa

Muitas mulheres relatam problemas de pele ao entrar na menopausa: secura, erupções cutâneas, sensibilidade aumentada e até manchas e espinhas. Com o ciclo menstrual e a gravidez, alguns desses problemas também podem ocorrer por variações hormonais.

Quando a menopausa começa, o corpo da mulher passa por mudanças profundas. Estrogênios e progesteronas são produzidos em pequenas quantidades e isso causa uma variedade de sintomas, incluindo: ondas de calor, ciclos menstruais irregulares e problemas de pele.

As células da pele perdem a capacidade de armazenar umidade com o tempo e demoram muito mais para renovar ou curar. Torna-se mais fino e menos elástico, é muito mais sensível, seco e suscetível a manchas.

 

O que posso fazer para ajudar a manter meus hormônios e acne sob controle?

Algumas mulheres acham que a pílula anticoncepcional melhora a acne

Se tiver acne, consulte o seu médico, que o aconselhará sobre a melhor opção de tratamento para a sua pele. Eles irão recomendar que você fale com um endocrinologista (especialista em hormônios) ou um ginecologista (especialista no sistema reprodutor feminino).

Algumas mulheres acham que a pílula anticoncepcional as ajuda contra a acne menstrual. E ajuda, pois eles produzem uma proteína chamada Globulina de Ligação ao Hormônio Sexual (SHBG), que absorve testosterona e aumenta os níveis de estrogênio no sangue.

Se você estiver grávida ou planejando engravidar, deve evitar todos os tipos de medicamentos para acne e pedir ao seu médico ou ginecologista uma receita alternativa. Os medicamentos contra a acne contêm produtos químicos extremamente prejudiciais ao desenvolvimento do bebê.

Para os homens, existem opções médicas disponíveis para ajudar a manter os níveis de testosterona e acne sob controle, e seu médico estará disponível para aconselhá-lo sobre qual é a melhor para você.

▶ Se cuida

Os exercícios e uma dieta balanceada o ajudarão a manter o corpo em boa forma (e a se sentir no controle). Uma dieta rica em fitoestrogênios (hormônios vegetais naturais encontrados na soja e outras leguminosas) também o ajudará a manter seus hormônios equilibrados. Encontre mais informações em Que mudanças posso fazer em minha dieta para me ajudar com manchas na pele?

▶ Cuide da sua pele

Uma rotina regular de cuidados faciais com produtos não comedogênicos, especialmente formulados para manchas de pele, irá ajudá-lo a manter a saúde de sua pele e complementando com qualquer medicamento que você possa ingerir. Saiba mais sobre os produtos ideais para cuidados faciais e rotinas para problemas de pele.

▶ Tente não se estressar

Melhor dizer do que fazer, mas o estresse pode acionar as glândulas sebáceas e piorar a acne. Saiba mais em O que causa acne e estresse para obter algumas técnicas calmantes? Veja dicas para reduzir o estresse.

Artigos relacionados