Quais produtos de cuidados com a pele e qual rotina são melhores para a pele com tendência a acne?

0 minutos de leitura
Mostrar mais

Os produtos e a rotina ideal de cuidados com pele

Qual é a rotina ideal de cuidados para a pele com tendência a acne?

e quais produtos devo usar?

- Por que preciso de uma rotina especial?
- O que devo procurar em produtos para pele com acne?
- Quais ingredientes podem ajudar a reduzir e prevenir acne?
- Qual é a melhor rotina de cuidados para a pele com acne?
- O que mais posso fazer para ajudar minha pele com tendência a acne?

As pessoas que não se lavam ficam com acne e cravos". Você já deve ter ouvido isso antes, mas não é tão simples assim. A acne é causada principalmente por variações hormonais e até as pessoas mais limpas também ficam com acne. Saiba mais em Hormônios e Pele.

Dito isto, uma rotina diária de cuidados com a pele consciente - usando produtos de limpeza e cuidados especialmente formulados para atender às necessidades da sua pele - ajudará a reduzir as espinhas e manter sua pele com tendência a acne sob controle.

Este artigo explica o que você deve procurar ao escolher produtos para a pele e recomenda uma rotina adequada à sua pele, que muda dependendo de você estar ou não em tratamento médico para acne. Também analisamos alguns dos outros passos que você pode tomar para ajudar a cuidar da pele propensa a acne.

Por que preciso de uma rotina especial?

Se a sua pele for propensa a acne, ela se beneficiará de uma rotina regular de cuidados com a pele, usando produtos especialmente formulados para atender às necessidades específicas da sua pele.

Quando se trata de escolher os produtos certos para a pele, entender um pouco sobre como a acne se forma pode facilitar na hora da decisão.

Existem muitos fatores complexos e interrelacionados envolvidos em seu desenvolvimento - inflamação, seborreia, hiperqueratose e crescimento bacteriano - e você pode ler mais sobre cada um deles em: Acne: Sintomas, causas e soluções |Pele acneica.

Os produtos mais adequados para a pele propensa a acne abordam todos esses fatores para dar suporte à sua pele, reduzir a acne e evitar que elas reapareçam.

Se a sua pele tem tendência a acne, irá beneficiar de produtos de limpeza e cuidado que foram especialmente formulados para satisfazer as suas necessidades. Tenha em atenção as seguintes propriedades na embalagem:

Sem Sabão
A pele saudável tem naturalmente um pH levemente ácido. A pele propensa a acne tende a ser mais alcalina e o sabão tem um pH alcalino, por isso perturba ainda mais o equilíbrio natural da pele, tornando-a mais propensa a infecções.

Não comedogênico
Um produto não comedogênico é aquele que não contém ingredientes que provavelmente obstruem os poros (um poro entupido também é conhecido como comedão). Poros entupidos levam à formação de cravos e espinhas. 

Não oleoso
A pele com tendência a acne já produz muito sebo, então evite produtos com textura oleosa.

  • Comedolítico
    Um produto comedolítico é algo que rompe os cravos e espinhas, abre os poros entupidos e assim, ajuda também a inibir a formação de novos comedões.

  • Queratolítico
    Os produtos queratolíticos dissolvem os tampões duros da pele e promovem o processo natural pelo qual a pele elimina as células mortas da pele.

  • Um pH levemente ácido
    A pele propensa a acne é mais alcalina do que a pele normal, que tem um pH levemente ácido. Os produtos para a pele com tendência a acne se beneficiam de serem levemente ácidos, pois isso ajuda a devolver a pele ao seu pH ideal.

    Todos os produtos da linha Eucerin DermoPure foram especialmente formulados para a pele com tendência a imperfeições e acne. Existem também produtos nas linhas Hyaluron-Filler e  Eucerin Sun, não comedogénicos e não oleosos, ideais para peles oleosas.

Ingredientes que podem ajudar a reduzir e prevenir acne

Ao escolher produtos para a pele com tendência a acne, fique atento aos seguintes ativos que, quando fazem parte de fórmulas eficazes e suaves, podem ajudar a reduzir e prevenir a acne e dar à pele os cuidados necessários:
------------------------------------
Agentes de peeling
Os agentes de peeling mais comumente usados em produtos para a pele são os AHAs (Alfa Hidraxoácidos) que também são conhecidos como ácidos de frutas. No Eucerin DermoPure Ação Renovadora Intensa utilizamos a combinação de Ácido Glicólico (um AHA), Ácido Salicílico (um Beta Hidroxiácido ou BHA) e Gluconolactona (um PHA ou Polihidroxiácido). Este inovador e eficaz 10% Complexo Hidroxi abre os poros, promove a remoção das células mortas da pele e apoia a renovação celular da pele.
------------------------------------
Ácido salicílico
O ácido salicílico é particularmente eficaz no combate aos poros bloqueados e ao crescimento bacteriano. É um beta-hidroxiácido que atua queratoliticamente (o que significa que remove as células mortas da pele e suaviza a pele para ajudar a prevenir a obstrução dos poros) e comedoliticamente (o que significa que abre os poros obstruidos). O Ácido Salicílico reduz a acne e previne a formação de novas acnes e é um ingrediente chave em várias das fórmulas de Eucerin Dermo Pure.

Ingredientes sebo-reguladores

Procure produtos capazes de regular a quantidade de sebo que sua pele produz. Ingredientes como a L-Carnitina ajudam as células a absorver ácidos graxos livres, onde as mitocôndrias os transformam em energia. Isso reduz a quantidade que sobra para formar sebo, controlando assim a produção de sebo. Partículas matificantes, quando adicionadas às fórmulas, também podem ajudar a absorver o excesso de sebo na pele. A L-Carnitina e as partículas matificantes fazem parte da tecnologia sebo-reguladora utilizada em vários dos produtos da linha Eucerin DermoPure.
------------------------------------
Licochalcona A
Licochalcona A é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório extraído da raiz da planta de alcaçuz chinês. Reduz a vermelhidão, ajuda a aliviar a inflamação e é um ativo chave no Eucerin DermoPure Ação Renovadora Intensa e no Eucerin DermoPure Sérum Efeito Triplo
------------------------------------
Tensoativos suaves
A limpeza é um passo importante para cuidar da pele propensa a acne, mas produtos de limpeza agressivos podem tirar a pele de seu equilíbrio natural e exacerbar os sintomas.
Procure produtos de limpeza suaves e sem sabão, como os tensoativos anfotéricos e o complexo APG usados no Eucerin DermoPure Gel de Limpeza. 

  • SymSitive*
    SymSitive* regula a sensibilidade das fibras sensoriais hiper-reativas da pele, oferecendo alívio imediato e duradouro de formigamento, ardência e queimação. Além de acalmar a pele, aumenta a tolerância da pele e, com o tempo, ajuda a tornar a pele mais resistente. 
    * marca registrada da Symrise AG, Alemanha
    ------------------------------------
  • Ceramidas
    Esses lipídios importantes fortalecem a barreira da pele, ajudando a prevenir a perda de umidade e impedindo a entrada de substâncias irritantes que podem causar inflamação e coceira. Eucerin usa Ceramidas sintéticas que são biologicamente idênticas e que melhoram a barreira natural da pele – bloqueando a umidade e prevenindo o ressecamento e a irritação.
    ------------------------------------
  • Ácido lático
    O Ácido Láctico (também conhecido como Lactato) faz parte do Fator Hidratante Natural (NMF) da pele e um componente chave do na proteção da pele pois regula o pH da pele. Absorve e retém a umidade dentro da camada mais externa da pele e, portanto, desempenha um papel vital na condição da pele. Também é comedolítico.

Uma rotina de cuidados com a pele ideal para a pele propensa a acne

Limpeza

Uma rotina completa e regular ajudará você a recuperar o controle de sua pele propensa a acne:

Limpeza eficaz – usando produtos especialmente formulados para a pele com tendência a acne – é um passo fundamental na redução e prevenção de acne. Recomendamos que você limpe duas vezes por dia. De manhã para remover o excesso de sebo e células mortas que se acumularam durante a noite e à noite para garantir que a sujeira do dia, bem como todos os vestígios de maquiagem e corretivo, sejam totalmente removidos antes de ir para a cama. Isso permitirá que sua pele se renove e repare durante a noite. Recomendamos que use água morna (água muito quente pode estressar a pele) e escolha produtos especialmente formulados para peles oleosas ou com tendência a acne, como Eucerin Dermo Pure Gel de Limpeza.

Pesquisa *1 mostra que a pele limpa com Eucerin Dermo Pure Gel de Limpeza é capaz de absorver 9% mais de certos ingredientes ativos (L-Carnitina e Decanediol), proporcionando benefícios adicionais significativos.

 

Leia mais

Cuidado

A pele propensa a acne requer hidratação para ajudar a fortalecer a barreira protetora natural da pele, mas você deve usar um produto que não seja oleoso. Se você tem marcas escuras causadas pela acne com intensidade leve a moderada e não está em tratamento médico para acne, escolha um sérum com textura leve e que atua também contra a acne, como Eucerin DermoPure Sérum Efeito Triplo. E, para uma pele mais renovada e suave ao longo do tempo, pode usar um peeling como Eucerin DermoPure Ação Renovadora Intensa em sua rotina noturna.

Se você estiver em tratamento médico, não recomendamos o uso de peelings. A sua pele pode estar a sofrer de efeitos secundários como secura intensa e beneficiará de cuidados especiais. 

Leia mais

Proteção solar

A proteção solar é um passo importante na sua rotina matinal. Acne pode causar problemas de hiperpigmentação se forem superexpostas ao sol, e medicamentos para acne podem tornar a pele ainda mais sensível aos raios UV. Eucerin Sun Gel Creme Oil Control FPS30 e FPS60 oferece os níveis de proteção que sua pele precisa e deve ser aplicado antes de sua cobertura e maquiagem. Se você estiver aplicando proteção solar após um tratamento tópico para acne, espere cinco minutos para permitir que o tratamento seja totalmente absorvido. Saiba mais em acne e sol.

Leia mais

Cobertura e maquiagem

Use apenas produtos que tenham sido especialmente formulados para a pele oleosa e que sejam comprovadamente não comedolíticos. Caso queria pode ser usado um protetor solar com cor, como Eucerin Sun Gel Creme Oil Control Tinted FPS70 Claro ou Eucerin Sun Gel Creme Oil Control Tinted FPS70 Médio

Leia mais

O que mais posso fazer para ajudar minha pele com tendência a acne?

Aqui estão alguns outros passos que você pode tentar para ajudar a cuidar de sua pele propensa a acne:

  • Deixe as espinhas em paz
    Tente manter as mãos longe do rosto, pois espremer espinhas espalha bactérias e torna as coisas piores, não melhores.

  • Faça a barba com cuidado
    Tome cuidado ao se barbear molhado ou seco para não ser muito áspero em sua pele propensa a acne.

  • Vapor
    Vapor facial e saunas podem ajudar a abrir e desbloquear os poros.

  • Mantenha as bactérias no mínimo
    Limpe seu celular, fronhas e toalhas regularmente para ajudar a reduzir as bactérias.

  • Cuide de si mesmo
    Exercício, uma boa noite de sono e uma dieta saudável e equilibrada ajudarão você a se manter saudável e positivo em geral, reduzir o estresse (que pode desencadear hormônios e exacerbar a acne) e melhorar a resiliência natural da sua pele. Tente parar de fumar também. Saiba mais sobre em acne e dieta,  Hormônios e Pele e stress e acne.

Nossos Valores

Pioneiros em Skincare

Dermocosméticos que protegem e mantém a sua pele saudável.

Recomendado por Dermatologistas

Trabalhamos em conjunto com dermatologistas referência em todo o mundo para criar produtos de cuidados com a pele inovadores e eficazes em que possam confiar e recomendar.

Constante Inovação

Há mais de 100 anos, nos dedicamos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade que trabalham para ajudá-lo a viver melhor a cada dia.

Complete a rotina