Alergias Solares – EPS e outras – Reconhecendo os sintomas e entendendo as causas

4 minutos de leitura
Mostrar mais

Aproximadamente um-quinto da população sofre com a alergia solar conhecida como erupção polimorfa solar (EPS). Seus sintomas são incômodos e perturbadores, pois tendem a aparecer em áreas altamente visíveis do corpo, inclusive nos braços e peito. Porém, já existe um maior conhecimento das causas, assim como maneiras mais eficazes para tratá-la.

O que é a erupção polimorfa solar (EPS)

Os sintomas da EPS são recorrentes e aparecem um ou dois dias depois da exposição aos raios UV.
A EPS afeta principalmente mulheres jovens e pessoas com pele clara, e a maioria dos casos ocorre na primavera.

EPS é a fotodermatose mais comum, um distúrbio da pele originado pela exposição à radiação UV. Caracteriza-se por sintomas recorrentes, de aparição tardia, que se observam um ou dois dias após a exposição solar e podem variar de uma erupção suave a uma série de pústulas. 


Leia mais sobre o efeito do sol no corpo.

"É uma condição de pele mais comumente observada em mulheres jovens e pessoas com pele clara."

Geralmente ocorre na primavera, quando a pele que ficou coberta durante o inverno é exposta a luz do sol. Pode ser desencadeado pelo sol mesmo através dos vidros. Se a exposição for contínua, os sintomas podem piorar, e as erupções cutâneas podem ser recorrentes. No entanto, EPS não é infecciosa, nem tem nenhuma conexão comprovada com câncer de pele.

Quais são os sintomas da EPS?

Existem diversas formas variantes da EPS e os sintomas apresentam-se distintamente. Eles podem incluir uma erupção desigual, vermelhidão na pele, bolhas ou pústulas, e quase sempre são acompanhados de irritação intensa. Em casos mais graves, podem ocorrer, lesões hemorrágicas. Com frequencia, as áreas mais afetadas são o lado inferior dos braços, o peito e, mais raramente, o rosto.

Quais são as causas de EPS?

As causas de EPS não são completamente conhecidas. Porém, estudos recentes sugerem que processos funcionais são alterados na pele das pessoas com EPS.

A radiação UV. penetra nas camadas cutâneas mais profundas e pode causar dano a longo prazo.

  1. Raios UV – especialmente  os raios UVA com comprimento de onda longa (que desencadeiam a EPS em 80% dos casos), penetram profundamente na pele onde podem danificar as células. 
  2. Os radicais livres induzidos pelos raios UV formam compostos químicos altamente reativos que causam estresse oxidativo, resultando em dano celular. 
  3. Estudos recentes indicam que as pessoas com EPS têm uma defesa celular comprometida, que torna sua pele incapaz de enfrentar com eficiência os radicais livres.
  4. Na exposição ao sol a pele responde ativando de forma excessiva sua funçao imune, resultando numa pele vermelha e inflamada.

Como se previnir da EPS?

A aparição da EPS pode ser prevenida usando filtro solar (veja abaixo),  limitando a exposição ao sol, especialmente das 10 às 16 horas, e usar roupas com foto-proteção.

Em casos graves de EPS, pode ser útil um ciclo de fototerapia profilática (também conhecida com "photo hardening" ou dessensibilização).

Neste caso a pele é gradualmente exposta aos raios UV para desenvolver tolerância à luz solar. Alguns pacientes com EPS verificaram que o problema melhora com o tempo, desaparecendo totalmente.

Como a EPS é tratada?

As erupções da EPS podem coçar muito. Loções suavizantes podem reduzir a irritação, assim como a aplicação de cremes com esteróides.

Filtros solares específicos são fundamentais tanto para aliviar os sintomas como para prevenir sua nova ocorrência.

Outros tipos de alergias solares

A acne de Maiorca é causada por uma combinação de exposição ao sol e certos cosméticos.
Certos medicamentos também podem aumentar a sensibilidade aos raios do sol.

Enquanto acredita-se que até 90% das pessoas são afetadas pelas alergias solares, existem outros processos que apresentam sintomas semelhantes.

Acne sazonal (acne de Mallorca) não é só causada pela radiação UV, mas também aparece depois da interação com certos ingredientes encontrados em cosméticos ou filtros solares, tais como certos emulsificantes. Afeta principalmente mulheres de 25 a 40 anos de idade, muitas das quais com histórico de acne na puberdade. Os sintomas clínicos assemelham-se muito aos da EPS. 

Fotorreações
São reações inflamatórias com aparecimento de sintomas tardios das lesões, induzidas pela radiação UV depois da sensibilização com certas substâncias. Estas reações cutâneas se manifestam como nódulos que coçam nos lugares expostos à luz.
Leia mais sobre os fatores que influem na pele.

Quando procurar conselho profissional

A EPS pode apresentar sintomas semelhantes a outras alergias e processos cutâneos, sendo recomendado o aconselhamento profissional. O Teste de pele pode ser uma ótima ferramenta para saber mais sobre os sinais, sintomas e tratamentos disponíveis.

Procure o seu dermatologista caso você esteja preocupado com algum desses sintomas.

Nossos Valores

Pioneiros em Skincare

Dermocosméticos que protegem e mantém a sua pele saudável.

Recomendado por Dermatologistas

Trabalhamos em conjunto com dermatologistas referência em todo o mundo para criar produtos de cuidados com a pele inovadores e eficazes em que possam confiar e recomendar.

Constante Inovação

Há mais de 100 anos, nos dedicamos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade que trabalham para ajudá-lo a viver melhor a cada dia.

Complete a rotina