Sentir o sol na pele é uma delícia, mas o excesso de exposição pode causar queimaduras de sol dolorosas e desconfortáveis.
Se você está lidando com uma queimadura solar ou tentando evitar, este artigo explica como ela acontece, quanto tempo dura e como tratar os sintomas para aliviar o desconforto.
O que é a queimadura solar e o que a causa?
Pele vermelha, inchada e dolorida — os efeitos da queimadura solar são desagradáveis e, acima de tudo, prejudiciais à saúde da pele. O termo médico para ela é dermatite solaris. Trata-se de um dano agudo causado pela radiação ultravioleta (ou radiação UV).
A radiação UVA e, principalmente, a UVB presentes na luz solar são as principais responsáveis pelas queimaduras solares intensas e pelos danos dolorosos à pele. Esse tipo de queimadura pode provocar danos a longo prazo e aumentar o risco de câncer de pele. Por isso, é fundamental evitar até mesmo queimaduras leves sempre que possível. Há várias medidas que você pode adotar para prevenir e tratar queimaduras solares superficiais, moderadas ou graves.
Sintomas comuns da queimadura solar
A queimadura solar se manifesta por sintomas como:
- Sensação de calor na pele após exposição ao sol
- Vermelhidão e, às vezes, formação de bolhas
- Dor
- Inchaço
Os sintomas costumam aparecer entre 3 e 5 horas após a exposição ao sol e atingem seu pico entre 12 e 24 horas. Após cerca de dois dias, a pele danificada pode começar a descamar.
Áreas mais afetadas pelas queimaduras solares

Algumas regiões do corpo são mais frequentemente — ou mais intensamente — atingidas pelas queimaduras solares. Entre elas estão:
- Rosto (especialmente o nariz e os lábios)
- Pescoço
- Mãos e antebraços
- Peito do pé (no verão)
- No caso das mulheres, o colo também é uma área com maior propensão a queimaduras de sol
Como o risco de queimadura solar intensa é maior nessas áreas, é fundamental cuidar delas com atenção redobrada e garantir uma boa proteção solar. Para isso, use produtos de skincare com FPS (fator de proteção solar).
Para o rosto, recomendamos o Eucerin Sun Pigment Control Gel Creme Facial FPS 60, ideal para todos os tipos de pele. Ele oferece alta proteção contra raios UVA/UVB e luz visível de alta energia (HEVIS).
Durante o ano todo, uma boa opção é usar um creme hidratante diário com FPS, como o Eucerin Anti-Pigment Creme Clareador Facial Dia FPS30, que é indicado para todos os tipos de pele. Ambos os produtos hidratam a pele facial sensível e madura, protegendo contra queimaduras solares e danos causados pelo sol.
Como tratar a queimadura solar
O tratamento de queimadura solar deve ser iniciado o quanto antes na área afetada da pele para minimizar os sintomas, principalmente nos casos mais graves.
- Resfrie a área queimada usando uma compressa fria ou tomando um banho frio.
- Acalme a pele aplicando um produto específico pós-sol e um produto refrescante.
- Beba bastante água para reidratar a pele e o corpo e evitar a desidratação.
- Considere usar analgésicos comuns, como ibuprofeno ou paracetamol, para aliviar a queimadura de sol, a dor e o inchaço.
- Evite se expor ao sol novamente para permitir que a pele se recupere.
- Não remova a pele que estiver descamando e, em caso de queimadura grave, não estoure as bolhas.
A maioria dos tratamentos para queimadura solar é voltada para o alívio dos sintomas — como inflamação, dor e desconforto —, ajudando a pele a se recuperar de forma mais rápida e confortável. Muita gente pergunta como curar queimaduras de sol rápido, mas o tratamento da queimadura solar não cura diretamente a pele. É fundamental adotar medidas preventivas, incluindo o uso de protetor solar (SPF) na rotina diária de skincare.
Três graus de gravidade da queimadura solar
A queimadura solar pode ser classificada em três graus de gravidade. Veja a seguir um resumo com os três níveis e o que fazer em cada caso para aliviar a dor e outros sintomas:
Grau de queimadura solar |
O que ajuda? |
1º grau (queimadura solar superficial): |
Direita: Você pode tratar uma queimadura solar superficial por conta própria. Resfrie as áreas afetadas da pele para aliviar o desconforto. Compressas úmidas com água ou chá de camomila frio são adequadas para isso. Compressas com coalhada também são um remédio caseiro conhecido para queimaduras solares e proporcionam alívio: aplique coalhada gelada nas áreas da pele queimadas pelo sol e cubra com um pano de algodão limpo. Importante: não aplique coalhada sobre a pele lesionada, pois há risco de infecção. Se o rosto estiver queimado, uma máscara refrescante com fatias de pepino pode ser muito agradável. |
2º grau (queimadura solar de moderada a grave): |
Direita: Para uma queimadura solar moderada sem bolhas, use os produtos listados acima. Não se esqueça de hidratar-se, é preciso fornecer bastante líquido ao corpo. |
3º grau (queimadura solar grave):
|
Se você tiver uma queimadura solar de 3º grau, procure um médico, pois podem ocorrer complicações, como infecção e problemas circulatórios, e só ele poderá decidir se deve prescrever analgésicos e antibióticos ao paciente. Além disso, para estabilizar a circulação, a falta de líquidos resultante deve ser compensada – e isso é feito na forma de infusões. O tratamento da queimadura solar grave pode ser realizado em regime ambulatorial ou hospitalar. |
Uma vez que a queimadura de sol diminui e a pele começa a descamar, um creme hidratante e regenerador pode ajudar a reconstruí-la, auxiliando na restauração da barreira protetora natural da pele e acalmando a pele seca, irritada e sensível. Se a sua pele estiver ressecada após a queimadura solar, experimente a linha Aquaphor para um efeito hidratante intensivo.
Quanto tempo dura a queimadura de sol?
Geralmente, uma queimadura solar pode levar cerca de 7 dias para cicatrizar completamente. No entanto, devido a fatores individuais da pele, esse tempo pode ser menor ou maior, dependendo da gravidade da queimadura:
- Queimaduras superficiais desaparecem em cerca de 3 dias, mas a pele pode levar até 5 dias para se recuperar totalmente.
- Queimaduras moderadas duram de 5 a 7 dias, geralmente seguidas por um período de descamação.
- Queimaduras graves podem durar até 14 dias. Nesses casos, recomenda-se procurar um profissional de saúde devido aos riscos e possíveis complicações.
Felizmente, é possível acelerar esse processo de recuperação com o tratamento adequado da queimadura, o que pode reduzir o tempo de duração.
A queimadura solar pode se transformar em bronzeado?
Queimaduras solares podem, sim, se transformar em bronzeado — mas isso depende do seu tipo de pele. O principal fator que indica se você vai se bronzear ou não é o tom da sua pele. Em geral, pessoas com pele e olhos claros são menos propensas a se bronzear, pois sua pele é mais sensível à exposição UV e produz menos melanina.
No entanto, o bronzeado, assim como a queimadura solar, é uma forma de dano causado pelos raios UV, o que pode representar riscos para a saúde. É um equívoco comum achar que pessoas com pele bronzeada têm menos riscos, quando, na verdade, o bronzeamento também pode aumentar o risco de câncer de pele. Por isso, o ideal é evitar o bronzeamento proposital e proteger sua pele diariamente com filtro solar.
A exposição excessiva ao sol também pode causar um tom de pele desigual.
Quanto tempo leva para a pele sofrer uma queimadura de sol?
Cada pessoa tem um nível diferente de tolerância à radiação solar. A capacidade da pele de se proteger contra os raios UVA e UVB — ou seja, o tempo que leva para ocorrer uma queimadura solar — varia de pessoa para pessoa. Esse intervalo é conhecido como tempo de autoproteção da pele.
O fator principal que influencia isso é o tipo de pele: pessoas com pele mais clara produzem menos melanina e, por isso, estão mais suscetíveis a queimaduras solares leves ou moderadas, mesmo após poucos minutos de exposição. Já peles mais escuras possuem maior proteção natural e demoram mais para se queimar.
Como prevenir queimaduras solares no rosto e no corpo

A forma mais eficaz de prevenir queimaduras solares é usando protetores solares apropriados, com alto fator de proteção solar (FPS). Os produtos com proteção solar da Eucerin combinam filtros UVA/UVB de amplo espectro e fotoestáveis, oferecendo uma proteção confiável. Dessa forma, você reduz o risco de câncer de pele — um dos efeitos a longo prazo da exposição solar — e também evita o envelhecimento precoce da pele causado pelo sol (o chamado fotoenvelhecimento).
Também é recomendável evitar o sol entre 11h e 15h, quando a radiação UV está mais intensa. Além disso, proteja seu corpo do sol com roupas compridas, o rosto com chapéu de aba larga e use óculos escuros com filtros UV. Pessoas com pele clara ou com fotossensibilidade causada por medicamentos devem redobrar os cuidados para evitar queimaduras solares.
Quem corre mais risco de ter queimaduras solares?
Crianças e adolescentes com tipos de pele clara (I–II) estão entre os mais frequentemente afetados pelas queimaduras solares. Cerca de 75% de todos os casos de queimadura solar ocorrem em pessoas com menos de 20 anos. Por isso, é fundamental que os pais utilizem protetores solares adequados para crianças e estejam atentos à importância da proteção solar desde cedo.
Incidência de queimaduras solares por faixa etária:
Entre 18 e 29 anos, 71% das pessoas sofrem queimadura solar pelo menos uma vez por ano.
Já entre os maiores de 60 anos, esse número cai para 16%.
Saiba mais sobre a proteção solar para bebês e crianças e entenda por que ela é tão importante.
Nossos Valores
Dermocosméticos que protegem e mantém a sua pele saudável.
Há mais de 100 anos, nos dedicamos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade que trabalham para ajudá-lo a viver melhor a cada dia.
Trabalhamos em conjunto com dermatologistas referência em todo o mundo para criar produtos de cuidados com a pele inovadores e eficazes em que possam confiar e recomendar.