Se você notar manchas escuras no nariz, testa e queixo, cravos podem ser a primeira coisa que lhe vem à mente. Embora sejam facilmente confundidos com cravos, os filamentos sebáceos são perfeitamente normais e inofensivos, embora possam ser uma preocupação estética para algumas pessoas devido à sua aparência.
O que são filamentos sebáceos?
Os filamentos sebáceos são uma parte normal da pele.

O sebo é o óleo natural do nosso corpo, que ajuda a manter a pele hidratada.
Os filamentos sebáceos parecem pequenos pontos planos, do tamanho da cabeça de um alfinete, e são particularmente visíveis em áreas mais oleosas do rosto, como o nariz e a testa, razão pela qual às vezes são confundidos com cravos. Podem ter coloração escura, amarela ou marrom.
A aparência dos filamentos sebáceos tem pouca relação com limpeza ou higiene.
A produção excessiva de sebo pode dilatar os poros, tornando os filamentos sebáceos mais visíveis, especialmente em pessoas com pele oleosa. Outros fatores que podem contribuir para a dilatação dos poros incluem:
- Genética
- Folículos capilares mais espessos
- Idade
- Exposição solar
Filamentos sebáceos versus cravos
Como mencionado anteriormente, os filamentos sebáceos podem ser frequentemente confundidos com cravos devido à sua aparência semelhante e ao fato de aparecerem nos mesmos locais. Embora os filamentos sebáceos não sejam um reflexo direto da limpeza da pele, os cravos podem surgir devido ao acúmulo de impurezas.
Os cravos são um tipo de acne e se parecem com pequenas protuberâncias escuras e abertas na superfície da pele, semelhantes a grãos de sujeira. A coloração preta dos cravos se deve a um processo chamado oxidação, que ocorre quando o óleo e as células mortas da pele presos em um poro obstruído são expostos ao ar.
O que acontece se você espremer filamentos sebáceos?
Se você já notou filamentos sebáceos no rosto e os confundiu com cravos, provavelmente já tentou espremê-los. Ao espremer os filamentos sebáceos, uma substância cerosa e filamentosa pode sair do poro. No entanto, às vezes nada sai, ou apenas uma pequena quantidade de óleo.
Além disso, cutucar e espremer a pele pode causar irritação, danos e cicatrizes.
Devo espremer cravos?
Embora possa ser satisfatório, espremer cravos pode causar danos à pele da mesma forma que espremer sebo, podendo levar a cicatrizes. Além dos danos à pele, espremer cravos (ou qualquer outro tipo de acne) pode causar infecção por bactérias presentes nas mãos e piorar a acne em geral. Portanto, para responder à pergunta sobre se devo ou não espremer cravos, a resposta é não.
As tiras removedoras de cravos funcionam para remover cravos e filamentos sebáceos?
Usar tiras removedoras de cravos para reduzir a aparência de filamentos sebáceos pode proporcionar resultados rápidos, porém temporários. Embora possam remover parte do material dos poros, tornando cravos e filamentos menos visíveis, elas não tratam a causa principal. O uso frequente pode irritar a pele, potencialmente dilatando os poros com o tempo e tornando-os mais visíveis.
Em vez disso, uma rotina de cuidados com a pele com ácido salicílico ou retinoides é mais eficaz para reduzir cravos e filamentos sebáceos ao longo do tempo, sem a irritação que as tiras removedoras de cravos podem causar.
Como se livrar dos filamentos sebáceos
Infelizmente, não existe uma resposta simples para a questão de como remover filamentos sebáceos. Eles não podem e não devem ser removidos, pois são uma parte essencial da estrutura da pele. No entanto, existem maneiras de reduzir sua aparência.
Tratamento para filamentos sebáceos: Rotina de cuidados com a pele
Como os filamentos sebáceos ficam mais visíveis quando a pele está oleosa, uma rotina de cuidados com a pele oleosa que ajude a controlar a produção de óleo e mantenha os poros limpos ajudará a reduzir sua aparência:
1. Limpeza
2. Esfoliação
Duas a três vezes por semana, use o Eucerin DermoPure Gel Creme Ação Renovadora Intensa. Este produto contém uma mistura de AHAs (Alfa-Hidroxiácidos) que esfoliam e ajudam a suavizar a textura da pele.
3. Tonificação
Se sentir que sua pele precisa de controle extra da oleosidade, use um tônico que contenha ácido lático, que esfolia suavemente e ajuda a desobstruir os poros. Aplique com um algodão, concentrando-se nas áreas com filamentos sebáceos visíveis, como o nariz e o queixo.
4. Hidratação
Use um hidradante que tenha um acabamento matte e que contenha ácido salicílico para esfoliar suavemente e prevenir a obstrução dos poros, o que ajuda a evitar que os filamentos sebáceos fiquem mais visíveis.
5. Proteção solar
Finalize com um protetor solar leve e não comedogênico, como o Eucerin Protetor Solar Facial Oil Control FPS60. A exposição solar pode aumentar a produção de sebo e levar ao aumento dos poros, por isso o uso diário de protetor solar é essencial. Saiba mais sobre o melhor protetor solar para pele oleosa.
Tratamento de filamentos sebáceos: dicas e prevenção

Além de lavar o rosto regularmente com uma rotina de cuidados adequada, siga estas dicas para prevenir o surgimento de filamentos sebáceos:
- Opte por ingredientes que regulam a produção de sebo
- Use produtos para a pele não comedogênicos
- Remova a maquiagem ao final do dia
- Esfolie a pele regularmente
Nossos Valores
Dermocosméticos que protegem e mantém a sua pele saudável.
Há mais de 100 anos, nos dedicamos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade que trabalham para ajudá-lo a viver melhor a cada dia.
Trabalhamos em conjunto com dermatologistas referência em todo o mundo para criar produtos de cuidados com a pele inovadores e eficazes em que possam confiar e recomendar.








