Mulher lavando o rosto

Cuidados com a pele Rotina de cuidados diários para a pele do rosto

A limpeza facial completa, mas suave, e bons cuidados de hidratação ajudam a manter a sua pele saudável. Produtos de qualidade para a pele, escolhidos para combinar com seu tipo e problemas específicos de pele, podem proteger a pele facial de influências externas prejudiciais, tais como o sol, clima quente e frio e poluição do ar. Eles também podem ajudar a acalmar a pele irritada, restaurar sua condição saudável e prevenir o desenvolvimento de doenças de pele.

ROTINA DIÁRIA DE CUIDADOS FACIAIS

SUA ROTINA DIÁRIA DE CUIDADOS FACIAIS

Quatro passos básicos

Bons cuidados com a pele envolvem quatro passos básicos: limpar, tonificar, tratar e proteger

Uma mulher aplica gel de limpeza no rosto.

A limpeza completa é o primeiro passo para cuidados eficazes com a pele. A limpeza remove a sujeira, suor, oleosidade e maquiagem, preparando a pele para os cuidados. A pele limpa absorve melhor os ingredientes ativos em produtos dermatológicos.

Uma mulher aplica tonificador com algodão.

A tonificação remove traços da loção de limpeza, refresca a pele e restaura o seu pH natural.

Uma mulher cuidando da face.

Produtos para o tratamento da pele hidratam e recompõem a pele. Muitos também tratam problemas específicos de pele.

Proteger
A proteção solar é importante para aqueles dias em que a sua pele é exposta aos raios UV nocivos: Eles são a principal causa do envelhecimento prematuro da pele. A maioria dos cremes diurnos  já vem com FPS 15.

Sua rotina de cuidados com a pele deve ocorrer duas vezes ao dia – pela manhã e à noite. A rotina específica irá variar, dependendo da hora do dia e das necessidades e condição particular da sua pele.

Pela manhã

  1. Mulher lavando o rosto.

    Limpar: A pele produz oleosidade, enquanto se regenera durante a noite. Limpá-la a cada manhã remove a oleosidade e garante a preparação para os cuidados diários.

  2. Mulher aplica tonificador com algodão.

    Tonificar: A tonificação remove todos os traços da loção de limpeza e refresca a pele, enquanto restaura seu pH natural.

  3. Cuidados especiais (produtos para condições específicas de pele): Esses produtos contêm uma elevada concentração de ingredientes ativos e devem ser aplicados diretamente sobre a pele limpa.

    Se você não estiver usando um produto especial para cuidados da pele, desconsidere a 3ª etapa e vá diretamente para a etapa 4.

  4. Uma mulher aplica loção diurna no rosto.

    Cuidados diurnos: Optar por uma combinação de produtos específica para o seu tipo de pele e com as funções de hidratar e proteger a pele do rosto. Recomendamos um creme exclusivo para para proteger e cuidar da área delicada em torno dos olhos.

  5. Mulher aplica filtro solar na face.

    Filtro solar: diversos cremes diurnos já incluem um fator de proteção solar (FPS) – normalmente FPS 15 –, mas em muitas situações a sua pele necessita de um FPS superior. Filtro solar facial pode ser aplicado com ou no lugar do seu creme diurno habitual.

À noite

  1. Mulher remove maquiagem dos olhos com algodão.

    Limpar: Limpar a pele todas as noites remove sujeira, suor, oleosidade e maquiagem. Depois disso, a pele está limpa e pronta para absorver os componentes ativos do seu produto de tratamento noturno. Um removedor de maquiagem para os olhos exclusivo deve ser usado para limpar e proteger a delicada pele desta região.

  2. Mulher aplica tonificador com algodão.

    Tonificar: A tonificação remove todos os traços da loção de limpeza e refresca a pele, enquanto restaura seu pH natural.

  3. Cuidados especiais (produtos para condições específicas de pele): Esses produtos contêm uma alta concentração de componentes ativos, que podem produzir seus efeitos durante a noite. Eles devem ser aplicados diretamente sobre a pele limpa.

    Se você não estiver usando um produto especial para cuidados da pele, desconsidere a 3ª etapa e vá diretamente para a etapa 4.

  4. Uma mulher aplica produto de cuidados faciais.

    Cuidados noturnos: Utilize um creme umectante noturno para nutrir sua pele e auxiliar na regeneração noturna. Acompanhe com um creme para a área delicada ao redor dos olhos.

LIMPEZA E TONIFICAÇÃO

SOBRE A LIMPEZA E TONIFICAÇÃO FACIAL

Por que limpar e tonificar?

Uma rotina eficiente de cuidados faciais começa com limpeza e tonificação completos e suaves, para:

  • remover sujeira, suor, oleosidade e maquiagem sem ressecar a pele.
  • preparar a pele para o seu regime de cuidados faciais. Os componentes ativos dos produtos de cuidados faciais são absorvidos com maior eficácia quando aplicados à pele limpa.

A limpeza é particularmente importante para a pele propensa a acne, já que ajuda a pele a manter o seu equilíbrio natural e saudável e apoia o processo de renovação natural.

Como limpar e tonificar

Uma rotina de limpeza completa envolve duas etapas principais: um produto específico para a limpeza facial, seguido de um tonificador. Se você estiver usando maquiagem para os olhos, escolha um demaquilante exclusivo para esta área, como uma terceira etapa do seu processo de limpeza.

Mulher remove maquiagem dos olhos com algodão.

Demaquilante para os olhos
Para remover suavemente a maquiagem dos cílios e da área delicada em torno dos olhos. A melhor maneira de aplicar o demaquilante para os olhos é com algodão passado com suavidade em toda a área dos olhos.

Mulher aplica gel de limpeza no rosto.

Gel de limpeza
Escolha um limpador apropriado ao seu tipo de pele. Uma loção de limpeza é mais indicada para as peles mais secas. Para peles normais, mistas ou oleosas, o Eucerin Dermopurifyer é recomendado como gel de limpeza.

Mulher aplica tonificador com algodão.

Tonificador
A tonificação remove quaisquer traços restantes do demaquilante e refresca a pele, restaurando o seu pH natural. O tonificador deve ser aplicado passando-se um algodão com suavidade por todo o rosto.

  • Limpadores em gel devem ser eliminados completamente com água morna. Evite o uso de água muito quente, especialmente na pele sensível, já que temperaturas extremas podem causar irritações.
  • Loções de limpeza são aplicados e removidos com algodão e não exigem o uso de água. Entretanto, você pode remover delicadamente a loção de limpeza com água morna, se preferir.
  • Produtos três-em-um oferecem uma combinação conveniente de limpador, tônico e demaquilante para os olhos. Contudo, os melhores resultados são sempre obtidos usando limpador, tônico e demaquilante para os olhos separadamente. Limpadores três-em-um devem ser aplicados passando-se suavemente um algodão em todo o rosto e área dos olhos.

Como escolher um limpador e tônico apropriados

Apenas água não basta para limpar o rosto. Você precisa usar um surfactante (um detergente que dissolve tanto a água quanto gordura) que se ligue à sujeira, para removê-la com delicadeza da sua pele. É importante escolher produtos suaves para a pele. Lavagens frequentes com sabonetes comuns ou surfactantes agressivos podem enfraquecer a função de barreira da pele das seguintes maneiras:

  • alterando o pH do seu estado natural, ligeiramente ácido, entre 5,4 e 5,9 para um pH neutro ou mesmo alcalino, reduzindo a sua capacidade de combater bactérias
  • interrompendo as proteínas na camada córnea (a camada mais externa da pele)
  • removendo lipídeos que protegem a pele (as gorduras que unem as células na epiderme)
Mulher limpando o rosto com água.
A limpeza é a primeira e fundamental etapa na sua rotina de cuidados com a pele: a pele limpa absorve os componentes ativos em produtos de beleza de modo mais eficaz.

Quando a função de barreira da pele está debilitada, sua sensibilidade aumenta e ela se torna mais propensa ao ressecamento e irritação.

Leia mais sobre a estrutura da pele.

Loções de limpeza

Escolha uma loção de limpeza que:

Ao escolher entre uma loção ou gel de limpeza, a regra geral é que quanto mais seca a pele, mais o leite de limpeza será preferível. A loção de limpeza deixa intactos os lipídeos da sua pele, que permanece equilibrada. Limpadores em gel são ideais para a limpeza de peles normais a mistas.

Tônicos

Eucerin recomenda tônicos sem álcool para a maioria dos tipos de pele. Tônicos à base de álcool possuem efeito refrescante, mas podem retirar da pele os seus lipídios naturais. A pele pode então produzir lipídios em excesso, na tentativa de repor aqueles que faltam. O álcool pode intensificar o ressecamento na pele seca e, para aqueles com pele oleosa ou mista, um tônico com álcool pode ajudar a regular a oleosidade excessiva, removendo o sebo.

Produtos três-em-um

Produtos três-em-um, também conhecidos como limpadores micelares, proporcionam limpeza, tonificação e remoção de maquiagem dos olhos em um só produto. Moléculas de óleo suspensas na água trazem à tona sujeira e a maquiagem, de modo rápido e suave. Limpadores micelares oferecem uma alternativa conveniente ao uso de três produtos individuais.

linha Eucerin DermoPURIFYER foi especialmente formulada para a pele propensa a acne. Para pele propensa a vermelhidão, experimente o ANTI-REDNESS Fluido Neutralizante.

Mulher aplica leite de limpeza no rosto.
Um limpador cremoso nutre a pele seca e ajuda a manter o seu equilíbrio hídrico natural.
Mulher aplica tonificador com algodão.
A tonificação remove todos os traços do limpador e refresca a pele.
CUIDADOS FACIAIS

TUDO SOBRE A ROTINA DE CUIDADOS FACIAIS

Por que cuidar do rosto?

Produtos de cuidados com a pele devem hidratar e restaurar a pele. A hidratação não apenas aumenta o teor hídrico da pele, mas também protege e incentiva a descamação ordenada (o processo pelo qual a pele elimina células mortas), deixando a sensação de maciez, suavidade e conforto. Muitos produtos faciais também tratam preocupações específicas.

Preocupações específicas com a pele, como aquelas ligadas ao envelhecimento, hiperpigmentação e acne podem ser tratados de modo eficaz com produtos contendo alta concentração de componentes ativos.  Estes produtos especiais podem ser frequentemente encontrados no formato concentrado ou de outros.

Mulher aplica concentrado na testa

Cuidados especiais
Por conterem os componentes mais ativos na sua rotina de cuidados com a pele, produtos especiais devem ser aplicados na pele limpa antes da aplicação de um creme diurno ou noturno, para garantir que sejam absorvidos com máxima eficiência e penetração.

Uma mulher cuidando da face.

Cuidados diurnos ou noturnos
Use um creme umectante diurno ou noturno para hidratar e repor nutrientes da face, assim como para fornecer os componentes ativos para abordar quaisquer preocupações particulares que você possa ter.

Mulher aplicando creme para os olhos

Cuidados com os olhos
Produtos de cuidados para os olhos devem ser aplicados com cuidado e após o seu produto de cuidados diurnos ou noturnos, com leves movimentos circulares em torno da área delicada dos olhos.

  • Medicamentos tópicos prescritos por dermatologistas para o tratamento de problemas como acne ou dermatite atópica devem ser aplicados da mesma forma que produtos de cuidados especiais: sempre primeiro, na pele cuidadosamente limpa, e antes da aplicação do creme diurno ou noturno. Deixe que os produtos de cuidados especiais sejam absorvidos pela pele por alguns minutos, antes de aplicar o outro produto diurno ou noturno.
  • Se você estiver usando um produto de cuidados especiais, deixe que seja totalmente absorvido por alguns minutos, antes de aplicar um creme diurno ou noturno. Se a sua pele não requer um produto de cuidados especiais, então o creme diurno ou noturno deve ser aplicado diretamente sobre o rosto completamente limpo.

Como escolher um produto adequado de cuidados com a pele

Produtos para a pele devem ser adequados ao seu tipo de pele e devem abordar quaisquer preocupações particulares que você possa ter. Sua escolha de produtos também pode ser adaptada à estação do ano (por exemplo, muitas pessoas preferem usar um produto fluido mais leve em clima quente e um creme mais rico durante os meses frios de inverno.)

Saiba mais sobre os tipos de pele e preocupações e faça o nosso teste de pele para determinar o seu tipo de pele. Se você desejar orientações sobre o tratamento de determinada  condição, consulte um dermatologista.

Saiba mais sobre os produtos de cuidados Eucerin para tipos específicos de pele em pele seca, pele sensível, pele propensa a vermelhidão, acneenvelhecimento da pele ou pele hipersensível.

Cuidados diurnos e noturnos
Muitos produtos para a pele podem ser usados pela manhã e à noite. Outros são formulados para uso específico durante o dia ou à noite:

  • Diurnos: Alguns umectantes contêm um fator de proteção solar (FPS). Isto os torna apropriados para o uso durante o dia, mas não devem ser utilizados à noite. Outros produtos de cuidados com a pele que contêm pigmentos (por exemplo, alguns dos produtos que tratam a vermelhidão ou acne) também devem ser usados apenas durante o dia.
  • Noturnos: A pele se regenera durante a noite. Além de hidratarem a pele, os cremes noturnos contêm ingredientes que estimulam o processo de renovação celular. Eles não contêm FPS ou pigmentos.

Cuidados para a pele em torno dos olhos
A pele delicada em torno dos olhos é particularmente fina e sensível e, portanto, é mais vulnerável que o restante da pele facial. Por esta razão, ela se beneficia de um produto para os olhos com fórmula especial. Cremes para os olhos devem ser aplicados com cuidado.

Para mais dicas sobre como cuidar da pele e para ler sobre alguns dos mitos comuns associados com cuidados com a pele, acesse dicas para uma pele saudável e mitos sobre a pele.

Mulher aplica creme na face.
Aplique uma pequena quantidade do tratamento diurno ou noturno nas pontas dos dedos e massageie suavemente a pele.
Mulher aplica creme para os olhos.
A pele delicada em torno dos olhos requer cuidados especiais.
PROTEÇÃO

TUDO SOBRE PROTEÇÃO SOLAR PARA O ROSTO

Por que proteger o rosto?

A proteção solar eficaz é parte essencial para a manutenção de uma pele saudável e deve sempre ser considerada como parte de sua rotina diária de cuidado facial. Isto é particularmente importante se a pele for sensível ou, por exemplo, propensa à acne e, portanto, mais vulnerável ao dano solar. Enquanto alguns minutos ao sol diariamente ajudam na produção saudável de Vitamina D, a pele facial normalmente fica exposta aos raios UV por muitas horas. A exposição excessiva aos raios UV é a principal causa de envelhecimento prematuro da pele. Por esta razão, a pele que vai ficar exposta deve ser protegida com um filtro solar.

Leia mais sobre raios UV e filtros solares e como o sol afeta a pele do facial.

Como se proteger

Diversos cremes diurnos já incluem um fator de proteção solar – geralmente, FPS 15 -, mas em muitas ocasiões, a sua pele precisará de um Fator de Proteção Solar (FPS) mais alto, que poderá ser aplicado juntamente com o seu creme diurno habitual com FPS ou em substituição a este.

Produtos contendo FPS devem ser aplicados como a etapa final no seu regime matinal de cuidados com a pele.

Mulher aplicando filtro solar no rosto
Proteja a pele de raios UV nocivos que podem causar envelhecimento precoce da pele.

Como escolher o produto correto para proteção solar

Diversos fatores devem ser levados em conta, na escolha do fator de proteção solar apropriado para a sua pele:

  • Cor da pele (ou seja, sua pele é mais escura ou mais clara? Peles claras são mais sensíveis à exposição a raios UV que peles mais escuras)
  • Preocupação específica
  • A estação
  • O nível de exposição (dependendo da zona climática em que você está)
  • A duração da exposição
A pele sensível precisa de cuidado especial em relação ao sol?

Sim. A pele sensível é particularmente reativa à luz solar e, portanto, muito suscetível ao dano provocado pelo sol. É extremamente importante que sua pele sensível esteja protegida da exposição dos nocivos raios solares UVA e UVB. Tal como acontece com todos os produtos para o cuidado com a pele, formulados para pele sensível, o protetor solar adequado é concebido para ser altamente tolerante e estar em conformidade com o mais alto pradrão para filtros UVA/UVB.

Por que devo incorporar o cuidado facial ao sol em minha rotina diária?

Devido a sua maior exposição aos nocivos raios UV, a pele facial é mais suscetível aos danos provocados pelo sol do que a pele corporal. Para evitar o dano do DNA celular, o fotoenvelhecimento e a pigmentação, é importante proteger a pele facial sempre que ela for ficar exposta ao sol, mesmo em condições nubladas.

Será que preciso de creme diurno e FPS separados?

Para alguns tipos de pele, e quando um FPS é necessário, um produto exclusivo com filtro solar substitui o creme diurno. Peles secas ainda devem utilizar um creme diurno e adicionar proteção solar extra no fim da rotina. Sua escolha será influenciada por seu estilo de vida, preferência pessoal e como sua pele reage a fatores ambientais como umidade. O mais alto FPS aplicado determina o nível de proteção (p.ex., se você adicionar um produto com fator de proteção solar com FPS de 30 a um creme diurno com FPS de 15, então o nível de proteção total será de FPS 30).

Leia mais sobre os produtos e FPS que Eucerin recomenda para o seu tipo e problema de pele e também sobre quanto FPS você precisa utilizar em proteção solar recomendada.

Máscaras faciais são úteis?

Sim, máscaras faciais são particularmente boas para recompor e reidratar peles secas. Eucerin recomenda o uso de creme noturno e a aplicação de um pouco além do que você normalmente faria para cobrir o rosto, pescoço e área do colo. Cremes noturnos são mais densos que os cremes diurnos, contêm componentes renovadores, como pantenol, e não contêm FPS ou pigmentos.

O que preciso ter em mente ao usar maquiagem, se tenho uma doença cutânea atópica?

Peça recomendações de produtos testados em pacientes com eczema e que não contenham perfume ou alérgenos comuns, ao seu dermatologista. Se você tem acne, use sempre produtos não comedogênicos para pele oleosa ou mista.