Imprimir
Mulher olhando para o ombro.

    Os efeitos do sol em pele sensível

    As pessoas com tom de pele claro, que sofrem alergias solares, ou que se submeteram a tratamentos dermatológicos estão mais propensas ao dano solar que aquelas com pele saudável. Essa é a razão pela qual é essencial entender os efeitos dos raios UVA e UVB para prevenir lesões solares.

    EFEITOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE RAIOS UV

    Família na praia
    A luz do sol estimula a produção de endorfinas, responsáveis pela felicidade.
    Mulher protegendo os olhos do sol
    Porém, os raios UV podem ser nocivos - recomenda-se proteção.

    A maioria de pessoas espera pelo verão e pela oportunidade de passar um pouco de tempo ao sol.

    Sabemos bem que o sol tem muitos efeitos positivos:  A luz do sol ajuda o nosso corpo a produzir vitamina D – boa para os ossos, músculos e o sistema imune do corpo.

    Sua luz visível estimula a produção de endorfinas, benéficas para as pessoas que sofrem de depressão, enquanto sua luz infravermelha ajuda a melhorar a circulação, incrementando o metabolismo e a produtividade.

    Porém, a luz do sol pode ser nociva, e a exposição em excesso pode levar a dano sério na pele como envelhecimento precoce, alergia solar e mesmo câncer de pele. É portanto vital proteger o rosto e corpo dos efeitos negativos dos raios UVA e UVB. Isto é particularmente importante com a pele das crianças, que é muito mais fina e sensível, portanto mais suscetível as danos soles, que a pele adulta.

    PROTEGENDO PELE SENSÍVEL CONTRA DANOS INDUZIDOS PELO SOL

    A radiação de UVA é presente todo o dia e por todo o dia. Os raios UVA podem passar praticamente sem impedimento por camadas de nuvens e mesmo através do vidro. Eles penetram profundamente na camada mais profunda da pele (derme) e desempenha um papel importante  no dano solar a longo prazo como envelhecimento precoce da pele, alergia solar (EPS), outros fotodermatoses, imunossupressão, dano ao DNA e à retina.

    A radiação UVB é responsável por danos agudos solares tais como queimaduras, dano direto do DNA, cânceres de pele assim como danos aos olhos e à retina. Os raios UVA e UVB flutuam durante o dia e são mais incidentes ao meio-dia. Enquanto os raios UVA penetram fundo nas camadas da pele, os raios UVB afetam a epiderme e podem causar queimaduras e dano à pele especialmente no verão.

    Leia mais em como sol afeta a pele.

    Diagrama da pele
    Os raios UV penetram profundamente na camada mais inferior da pele e podem causar dano a longo prazo.

    ACNE

    Perfil feminino com acne.
    Quase sempre a acne é tratada com medicamentos, mas estes podem aumentar a sensibilidade aos raios do sol.

    Os medicamentos para acne também podem aumentar a sensibilidade à luz do sol. Além do mais, um dos riscos importantes de expor a pele com acne ao sol é hiperpigmentação pós-inflamatória onde pequenas manchas escuras podem aparecer no rosto após uma erupção, espinhas ou ferida na área afetada. Não obstante, alguns pacientes de acne se beneficiam com as terapias com luz (tratamentos quase sempre com luz azul ou azul e vermelha). Para mais informações consulte um dermatologista.

    Consequentemente, os raios de sol devem ser desfrutados moderadamente e com proteção.

    Os fluidos soslares para peles oleosa e com acne devem idealmente retirar o brilho da pele e ter texturas leves e não entupir os poros.

    Eucerin Fluido Matificante FPS 60 ajuda a proteger a pele contra os raios UVA e UVB. Além de filtrar os raios UV, os antioxidantes naturais altamente eficazes como a Licochalcona A oferecem tecnologia celular de proteção enquanto o Ácido Glicirretínico protege o DNA no interior do núcleo de cada célula cutânea. Recomenda-se um FPS (fator de proteção solar) de 30 ou mais, dependendo da sensibilidade da pele ao sol.

    DERMATITE ATÓPICA

    Em geral, as pessoas afetadas pela dermatite atópica se beneficiam com a exposição moderada ao sol. Não obstante, a luz do sol, vento e areia causam a desidratação da pele normal e a pele seca resseca ainda mais, agravando o problema atópico.

    É recomendado usar um filtro solar adequado para as necessidades específicas das peles seca, sensível e atópica.

    Isto trará a proteção e cuidado que estes tipos de pele necesssitam. A Licochalcona protege as células da pele na camada mais profunda da epiderme e o ácido glicirretínico que dá suporte à proteção e reparação de DNA da própria pele.

    Perfil de mulher
    As pessoas com dermatite atópica precisam proteger a pele com filtros solares apropriados, adequados às peles sensíveis.

    APÓS TRATAMENTOS DERMATOLÓGICOS

    O tratamento a laser rosto feminino.
    O tratamento a laser também pode aumentar a sensibilidade da pele aos raios UV.
    Mulher aplicando fórmula no nariz
    Vários produtos Eucerin são desenvolvidos para proteger intensamente a pele dos raios solares.

    A laserterapia e os peelings químicos podem deixar a pele sensível e muito irritada, tornando-a vulnerável ao dano solar.

    É altamente recomendado evitar-se a luz do sol após o tratamento e usar mesmo à sombra, filtro solar com o FPS mais alto possível.

    Eucerin Sun Fluido Matificante FPS 60 e Eucerin Sun Creme Tinted FPS 60 combinam fatores altíssimos de proteção biológica celular ao DNA e aos raios UVA/UVB. O creme de rápida absorção é adequado para a pele normal, enquanto o Eucerin Sun Fluido Matificante FPS 60 é a combinação adequada para pele mista a oleosa, pois deixa a pele suave e uniforme. Adicionalmente Eucerin Sun Creme Tinted FPS 60, é adequado para todos os tipos de pele e seus pigmentos naturais ocultam imperfeições e manchas pigmentárias.

    PELE SENSÍVEL AO SOL

    A pele sensível ao sol apresenta-se de diversas formas: ela pode ser subdesenvolvida (no caso das crianças), inflamada devido a problemas como a dermatite atópica facial ou corporal, ou com acne, lesionada (por medicamento ou tratamentos dermatológicos), ou simplesmente são uma resposta natural ao tom de pele muito claro da pessoa. Danos por UV e as repetidas queimaduras solares na infância e adolescência aumentam o risco de desenvolvimento de câncer epitelial e melanoma maligno numa fase posterior da vida, por isto é vital o uso de proteção solar desde a infância. A maioria dos produtos de proteção solar Eucerin são adequados para as peles sensíveis e estão em conformidade com a legislação vigente.

    Mãe aplica filtro no peito da criança.
    A pele da criança exige proteção especial para prevenir o aumento do risco de câncer de pele no futuro.