Mulher aplicando produto Eucerin na perna

Pele seca O que é, o que a causa e o que pode ser feito para tratá-la?

A pele é um dos nossos órgãos mais importantes, pois protege-nos do ambiente, confere-nos a nossa aparência e o sentido do toque. No entanto, quando está seca, ela pode ficar rígida e tensionada, ou mesmo rachar e coçar, e a sua capacidade de funcionar corretamente acaba comprometida.

SINAIS & SINTOMAS

O ressecamento é uma das principais causas das queixas sobre a pele

A falta de umidade no interior da pele pode apresentar-se de diferentes formas, variando desde a típica aspereza , descamação e pequenas rachaduras, à vermelhidão, inflamação e constante sensação de coceira e estiramento.  No entanto, varia dependendo da gravidade e da localização do ressecamento.

Sintomas da pele seca
No início, quando a pele começa a perder umidade, a pele fica com uma sensação de: 

  • Tensão
  • Aspereza

Sintomas da pele muito seca
Se o ressecamento não for tratado e a pele perder mais umidade, ela ficará:

  • Muito tensionada
  • Com presença de descamação celular
  • Rachada
  • Com coceira

Sintomas da pele áspera e rachada
Certas partes do corpo, principalmente as mãos, pés, cotovelos e joelhos são propensas a:

  • Estiramento extremo
  • Aspereza extrema
  • Rachaduras ou fissuras na pele
  • Coceira intensa
Ilustração da pele seca
Existem vários fatores internos e externos que secam a pele do rosto, todos contribuem para o mesmo processo de desidratação da pele.
Close da pele seca
As mãos tendem a ficar secas se forem lavadas com frequência.

Pele seca no rosto 
A pele seca sobre a face é bastante desconfortável e pode levar a um envelhecimento precoce. O ressecamento costuma aparecer nas bochechas/região das mandíbulas e ao redor dos olhos.  Os lábios também ressecam com frequênica, especialmente no inverno.

Pele seca no corpo 
A pele seca no corpo ocorre com maior frequência primeiramente nos pés e pernas, pois essa áreas possuem menos glândulas de produção de sebo e geralmente ficam mais expostas ao ambiente, embora possa ocorrer em qualquer parte do corpo.

A pele seca também pode estar relacionada a certas doenças

Xerose é o termo médico utilizado para a pele seca.  Ele vem do grego "Xero", que significa "seco"; e "osis" que significa "doença".

A Dermatite atópica e a psoríase também estão ligadas ao ressecamento, embora esses problemas apresentem uma predisposição genética e possam manifestar outros sintomas, como a inflamação e coceira intensa.

Problemas metabólicos, como a diabetes mellitus e doenças do rim, também  afetam a concentração de umidade na pele e podem ser acompanhadas por um ressacamento grave da pele.

Close da pele vermelha e seca com placas
Algumas doenças, como a dermatite atópica ou a psoríase, estão ligadas à pele seca.

A relação entre pele seca e pele sensível

A pele seca é geralmente sensível e pode reagir com uma irritação, se entrar em contato com detergentes e sabonetes agressivos, ou produtos cosméticos inadequados.  Quando a função da barreira protetora da pele é alterada, alérgenos, agentes irritantes, poluentes e microorganismos podem penetrar na pele com maior facilidade.

A pele sensível nem sempre está relacionada ao ressecamento.  Em ambos os casos, é importante evitar produtos de cuidados com a pele que contenham ingredientes irritantes, como perfumes e corantes.  Sempre verifique se o produto foi dermatologicamente testado em peles sensíveis. Leia mais sobre a pele sensível em geral, ou especificamente a do rosto ou do corpo.

Mulher lavando o rosto com água
Evite lavar a pele com sabonetes agressivos -como a pele seca pode apresentar sensibilidade, parabenos, corantes e perfumes podem ser irritantes.
Woman touching her face
Ao contrário de muitas doenças, a pele facial hipersensibilizada pode não apresentar sinais visíveis, apesar de ser intensamente desconfortável.

Se você está preocupado ou inseguro  quanto aos seus sintomas, ou se eles estão piorando, recomendamos consultar pessoalmente o seu médico ou dermatologista.

CAUSAS & FATORES DESENCADEADORES

O que causa a pele seca?

A pele seca é provocada tanto por fatores exógenos (externos) quanto endógenos (internos). Uma pessoa pode ser afetada por mais de um desses fatores e a gravidade do ressecamento da pele aumentará com o acúmulo das causas.  Compreender quais são os fatores que levam à pele seca ajudará na sua prevenção e tratamento.

A evaporação da água e de substâncias importantes, que capturam e conectam a umidade, ocorre devido a uma deficiência dessas substâncias higroscópicas (que absorvem a água), as quais são naturalmente presentes na pele (fatores de hidratação naturais, FHNs).

O primeiro passo durante o processo de perda da umidade é a perda de lipídios na superfície, os quais formam uma barreira natural sobre a pele, impedindo a evaporação da água.

Quando essa barreira lipídica quebra, a umidade pode evaporar e as substâncias vitais de fixação da umidade são eliminadas com facilidade. Como esses fatores de hidratação naturais estão em falta, a pele não pode mais reter a mesma quantidade de água e acaba ficando com sinais de ressecamento. Se essa condição persistir, as redes de umidade nas camadas mais profundas da pele podem ficar comprometidas, reduzindo o fluxo natural ascendente de umidade para as camadas superiores, levando a uma pele muito seca.

Ilustração dos fatores de hidratação naturais evaporando pela pele
Quando a função protetora natural da pele é comprometida, a umidade pode evaporar com maior facilidade, deixando a pele seca, áspera e tensionada.
Ilustração do número limitado de aquaporinas.
Nível de umidade reduzido devido a um número restrito de aquaporinas.

Fatores desencadeadores externos

Fatores desencadeadores externos comprometem a barreira natural da pele, iniciando o processo de perda de umidade.

As principais causas externas são:

Ambientais

Cuidados com a pele

  • Lavar com frequência, ou banhos e duchas longos e quentes removem os lipídios que compõem a barreira da pele.
  • Uma rotina de cuidados com a pele inapropriada - É importante seguir uma rotina e usar produtos que sejam adequados para peles secas. É de especial importância não usar sabonetes agressivos que removem os lipídeos naturais da pele.

Medicação
Certas medicações e tratamentos médicos (como a radioterapia, quimioterapia ou diálises) podem provocar o ressecamento da pele como efeito colateral. Sabe-se que medicamentos que controlam a pressão sanguínea, conhecidos como diuréticos, possuem esse efeito colateral.

Mulher protegendo a face do sol
Os raios UV podem provocar o envelhecimento da pele e, consequentemente, o ressecamento dela.
Mulher tomando pílula
Alguns medicamentos levam a uma pele seca.

Sempre fale com o seu médico se você suspeitar que um medicamento contribui para o ressecamento da pele.

Fatores internos

Influências genéticas
Os níveis de umidade da pele são, em parte, determinados pela genética. Algumas pessoas são geneticamente predispostas e herdam uma tendência a ter pele seca.  Sob condições idênticas, pessoas diferentes terão tipos de pele distintos. Indivíduos de pele clara parecem ser mais propensos a ter uma pele seca do que pessoas com pele mais escura.  Doenças como a dermatite atópica, psoríase, diabetes e ictiose já possuem uma predisposição genética.

Influências hormonais
As alterações hormonais, como a gravidez ou menopausa, podem fazer com que a pele fique seca.

Idade
Conforme as pessoas envelhecem, a capacidade da pele de produzir suor e lipídios diminui devido à redução da atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas. A pele seca e o envelhecimento estão interrelacionados e podem gerar um ciclo vicioso. Leia mais sobre o ressecamento causado pela idade.

Dieta
A falta de nutrientes, ácidos graxos insaturados e de vitaminas podem contribuir para a pele seca. A vitamina C e E também estão envolvidas na manutenção de uma pele mais saudável.
Leia mais sobre os fatores que influenciam a pele.

Bebê nos braços da mãe
Algumas vezes os bebês podem ser afetados devido à sua predisposição genética. Eles podem desenvolver doenças de pele, como por exemplo o eczema atópico, cujos principais sintomas são a coceira e uma pele seca.
Rosto de uma mulher madura
Conforme a pele envelhece, a sua elasticidade e densidade ficam reduzidas, perdendo o seu aspecto jovem.
FATORES CONTRIBUINTES

Fatores que contribuem para o surgimento da pele seca

Uma pele saudável é uma pele hidratada e que apresenta a barreira de proteção intacta. Os principais fatores que contribuem para a pele seca são explorados acima, contudo, vários outros fatores também afetam o nível de gravidade do ressecamento da pele.

A falta de um tratamento eficaz
A falta de um tratamento eficaz também pode contribuir para o agravamento do ressecamento da pele.  Quando ela não é tratada corretamente, o ressecamento pode progredir e influenciar negativamente a rede de umidade nas camadas mais profundas. Portanto, um hidratante que também trate essa questão ajudaria a melhorar os sintomas.  A maioria dos hidratantes apenas restauram a função de barreira da superfície e contam com a rede de umidade inferiores para fornecer hidratação às camadas superiores.

Exposição ao sol
A exposição excessiva ao sol também pode levar a uma pele seca. Um protetor solar para pele seca deve conter ativos hidratantes, além de um fator de proteção solar (FPS) adequado para proteger a integridade da pele contra a radiação UV. Também é importante que o filtro solar, e quaisquer outros produtos de cuidados  com a pele usados ​​sobre a pele seca, não contenham perfumes, corantes ou outros agentes irritantes, pois a pele ressecada, especialmente a do rosto, é mais propensa à irritação do que a pele sã.

Riscos ocupacionais
Certas profissões também podem aumentar o risco de ficar com a pele seca. Normalmente, são ocupações que exigem trabalhar em condições de calor ou frio (agricultor/pescador), usar detergentes com frequência (médico/enfermeiro/cabeleireiro), ou ficar exposto a produtos químicos (mecânico/faxineira).

Mulher vestindo um biquni, sentada na areia
Filtros solares voltados para peles secas devem ser aplicados regularmente para proteger a pele contra os danos dos raios UV.
Lavando as mãos com sabão
Lavar as mãos frequentemente pode deixar a pele seca, tente evitar sabonetes com detergentes agressivos.

Desidratação
A hidratação da pele depende do equilíbrio de água no corpo. Isso priva ainda mais a pele seca de receber umidade. As pessoas idosas ficam mais propensas a desidratação, pois a sensação de sede diminui com a idade.  Beber no mínimo 1,5 litros de fluidos diariamente é essencial para a manutenção de uma condição saudável da pele.

Fumar
A nicotina e as toxinas do cigarro podem diminuir significativamente o fluxo sanguíneo, resultando numa diminuição da taxa de metabolismo dentro da pele. Isso significa que a pele resseca com mais facilidade e envelhece precocemente.

Mulher bebendo um copo de água
A ingestão adequada de líquidos é importante, pois a concentração de umidade da pele depende do equilíbrio hídrico do corpo.
SOLUÇÕES

Quais são as soluções disponíveis para tratar a pele seca?

Limpeza da pele seca

Limpeza da pele seca do corpo
Ao limpar uma pele seca ou muito seca, é essencial que a solução de limpeza seja eficaz, mas também suave o suficiente para não lavar os próprios lipídios da pele.  Idealmente, ela também deve ser enriquecida com fatores de hidratação natural, como a ureia, que segura a umidade na pele. 

Limpeza da pele seca no rosto
É especialmente importante realizar uma limpeza suave do rosto, pois o uso de produtos inadequados pode aumentar o ressecamento, levando ao desenvolvimento precoce de linhas finas e rugas. Leia mais sobre uma rotina de cuidados faciais adequada.

Mulher enrolada em toalha
Reduza o tempo gasto debaixo da água quente tomando duchas rápidas ao invés de banhos longos.
Mulher aplicando creme com algodão
Evite produtos de cuidados com a pele com álcool, pabenos, colorantes e perfumes irritantes.

Hidratando a pele seca

Idealmente, os hidratantes para a peles secas devem conter ativos como:

  • A ureia e o lactato, que restabelecem os fatores hidratantes naturais e ajudam a reter a umidade na camada superior da pele. Por serem compostos naturais da pele, a uréia e o lactato não são tóxicos ou alérgicos, o que os torna bem toleráveis, mesmo por pessoas que sofrem de uma pele extremamente seca.  A concentração mínima de ureia recomendada deve ser de 5%.  A pele muito seca geralmente necessita de uma maior concentração de ureia e de outros fatores de hidratação. A linha Eucerin Ureia contém 10% de ureia, com produtos especialmente formulados para corpo.
  • glucoglicerol é uma molécula que estimula a própria rede de hidratação da pele e, portanto, ajuda a dar suporte à atividade das aquaporinas nas camadas epidérmicas mais profundas, o que, por sua vez, aumenta o fluxo ascendente natural da umidade para as camadas externas, assegurando uma hidratação duradoura. As aquaporinas são canais microscópicos, presentes principalmente nas camadas epidérmicas mais profundas. Eles fornecem hidratação à camada superficial do estrato córneo da pele e são essenciais para manter a hidratação da pele.
  • Ceramida-3 ajuda a reparar a barreira lipídica, reduzindo a perda de umidade. O produto Eucerin Complete Repair Loção 10% Ureia possui glucoglicerolureia e ceramida-3.
Mulher aplicando creme no corpo.
Para evitar perda de umidade da pele é essencial utilizar regularmente cuidados hidratantes para a pele.
Mulher tocando a bochecha esquerda com a mão
Produtos de cuidados com a pele, próprios para peles secas, devem conter ativos como a ureia, o glucoglicerol ou a ceramida-3.

Tratando o ressecamento causado pelo envelhecimento

Quando a pele envelhece, o seu ressecamento leva ao desenvolvimento precoce de linhas finas e rugas. Leia mais sobre sinais, causas e soluções para o ressecamento causado pelo envelhecimento. Hidratar a pele faz-se ainda mais importante, pois manter a hidratação da pele pode prevenir o desenvolvimento de mais rugas, especialmente sobre a face.

ácido hialurônico é uma molécula que reduz o surgimento de linhas secas e de rugas. Ele é naturalmente encontrado na pele e é um componente essencial do tecido conjuntivo. Possui uma capacidade elevada de ligação a água, melhora a regeneração da pele e favorece a distribuição de nutrientes.

Se você está preocupado ou não sabe qual tipo de tratamento adotar, recomendamos consultar pessoalmente o seu médico ou dermatologista.

Evitando os fatores contribuintes

Além de adotar uma boa rotina de limpeza e hidratação, é importante evitar fatores que favorecem o ressecamento da pele. Isso ajudará a amenizar os impactos da pele seca e a necessidade de tratamento:

  • Evite o ar seco gastando menos tempo ao ar livre, durante climas quentes e frios, e use um umidificador dentro de casa, quando o aquecimento estiver ligado.
  • Reduza o tempo gasto sob a água quente tomando duchas rápidas ao invés de banhos mais longos.
  • Use luvas ao lavar a louça, isso ajudará a evitar o contado da pele com a água quente e os detergentes.
  • Use roupas feitas de materiais naturais, como o algodão e a seda, que não irritam a pele. A lã é natural, mas pode irritar a pele, por isso evite o contato direto. 
  • Tente fazer uso de um sabão neutro, sem perfumes ou corantes,  para lavar as roupas, pois estas substâncias irritantes podem ficar nas roupas após a lavagem e provocar a irritação e o ressecamento da pele.
  • Use produtos de cuidados com a pele sem álcool, perfumes e corantes para evitar irritações.
  • Beba quantidades adequadas de líquidos.

Mulher na banheira
Aditivos hidratantes para o banho podem ajudar a restaurar a barreira protetora natural da pele.
Mulher vestindo suéter de algodão
Alguns detergentes para a roupa possuem perfumes ou corantes - tente evitá-los, pois podem irritar a pele seca.