Existem diferentes tipos de pele, é por isso que você deve encontrar o protetor solarideal para você. Você pode ter várias reações após longos períodos de exposição ao sol, por isso, é importante que você saiba qual é o seu tipo de pele e que protetor solar você deve usar para dar-lhe um bom cuidado.
O fator de proteção solar (FPS) é responsável por proteger sua pele contra radiação solar. Cada tipo de pele tem um cuidado diferente. Para exemplificar, as pessoas com um tom de pele mais claro precisam de um fator de proteção solar maior do que as pessoas com o tom de pele mais escuro; porém, todos os tons de pele precisam de proteger contra radiação solar.
Para avaliação da resposta do organismo à radiação solar, existe a mais famosa classificação dos fototipos cutâneos que é a escala Fitzpatrick, criada em 1976 pelo médico norte-americano Thomas B. Fitzpatrick:
- Fototipo 1: Caracteriza-se por uma pele clara e, não raro, com sardas. Este fototipo nunca se bronzeia, apenas se queima porque é extremamente sensível à radiação solar. Neste caso, a proteção deve ser bem maior.
- Fototipo 2: Neste caso é também uma pele clara, porém levemente mais escura que o primeiro. Os tons de olhos e cabelo também denunciam os tipos. No primeiro, geralmente são loiros ou ruivos. No segundo, geralmente castanhos. É uma pele sensível ao sol, mas se bronzeia lentamente. Os cuidados, no entanto, são similares.
- Fototipo 3: A pele já é um pouco mais escura e possui uma certa resistência ao sol. A sensibilidade existe, mas este tipo de pele consegue se bronzear com certa facilidade. Sem proteção, no entanto, também se queima facilmente.
- Fototipo 4: Esse fototipo apresenta um tom de pele um pouco mais escuro, é mais resistente aos impactos dos raios UV e por isso bronzeia facilmente, queimando-se muito pouco – porque ainda existe sensibilidade ao sol, ainda que mínima. Mesmo assim, a utilização de protetor solar é indispensável.
- Fototipo 5: Normalmente é uma pele negra. Raramente se queimam e ficam com um belo bronzeado. São pouco sensíveis ao sol, mas isso não quer dizer que podem se descuidar da proteção solar.
- Fototipo 6: Neste caso, a pele negra é completamente pigmentada e possui uma proteção natural aos raios solares porque produz mais melanina, praticamente não queima. Ainda assim, este tipo de pele precisa de proteção solar para evitar cânceres e envelhecimento precoce.Fonte adaptada: SBDRJ.
Adicionalmente, a quantidade de sebo e consequentemente, de óleo que você tem na pele é um fator importante para a escolha do tipo de protetor solar ideal:
- PELE oleosa: Se esta é a sua situação, procure um protetor solar com controle de oleosidade, efeito mate e sem brilho.e recomendado para peles com tendência acneica. Procura protetores que absorvam o excesso de sebo mas que também hidratem a pele.
- PELE SENSÍVEL: Para este tipo de pele você precisa de produtos ultraleves e que não contenham alergênicos. Compre protetores solares que absorvem instantaneamente sobre a pele sem deixar vestígios. Assim,
seu pé ficará protegida e hidratada em profundidade.
- PELE SECA: Procure produtos que hidratem intensamente e que não só protejam contra os danos causados pelo sol, os raios UVA e UVB, mas também os danos provocados pelo vento e o mar. Assim sua pele seca não terá problemas de irritabilidade.