O vitiligo é uma doença de pele que causa perda de células pigmentadas ou melanócitos e se manifesta na forma de manchas brancas que se ampliam ao longo do tempo. É comum que apareça em pessoas com menos de 30 anos que tenham uma desordem do sistema imunológico, histórico familiar, queimaduras solares graves, exposição a um produto químico ou estresse.
É uma doença muito visível, devido ao grande contraste que é gerado nas áreas pigmentadas da pele. É por essa razão que é tão impactante para quem sofre com isso.
O vitiligo começa a se manifestar com a perda da cor da pele através de manchas brancas nas áreas das mãos, genitais e rosto. Assim como nos tecidos dentro da boca e nariz.
É comum que quem sofre dessa doença tenha problemas de anemia perniciosa, o que causa falta de glóbulos vermelhos porque o intestino não consegue absorver vitamina B12, causando problemas estomacais.
Existem vários tipos de vitiligo: o vitiligo generalizado, que afeta muitas partes do corpo; vitiligo universal que afeta quase toda a pele; vitiligo segmental que afeta apenas uma parte do corpo; a distância focal que afeta uma ou mais partes; e o acrofacial que se concentra nas mãos e no rosto.