Dano Solar: Como se proteger

4 minutos de leitura
Mostrar mais

Proteger-se adequadamente é a melhor maneira de evitar danos solares, tome essas precauções na exposição ao Sol:

  • Use sempre protetor solar. Proteja sua pele todos os dias e faça disso um hábito, como você faz com escovação de dentes.
  • Evite o sol no meio do dia - entre as 11h às 16h. Raios ultravioletas, que causam danos solares intensos entre esses horários.
  • Use roupas de proteção. Quando você sair ao ar livre, especialmente por longos períodos no meio do dia. Mangas compridas e calças, bem como um chapéu de abas largas, ajudam a proteger seu corpo contra os efeitos nocivos do sol.
  • Use óculos escuros que filtram a luz ultravioleta.

O que significa FPS?

FPS significa fator de proteção solar. O número do SPF diz o quão bem o produto irá protegê-lo dos raios UVB, os raios solares que queimam. (A maioria dos protetores solares também absorve raios ultravioleta A, ou UVA, que também causam danos solares.)

 

Quanto maior o número de FPS, maior a quantidade de proteção. Todos devem usar um protetor solar com um FPS de pelo menos 30. Se você teve câncer de pele ou pré-câncer, você deve usar um protetor solar com um FPS ainda maior. Muitos dos novos protetores solares têm FPS de 45 ou mais.

 

A proteção contra queimaduras solares não é a razão mais importante para usar protetor solar: você quer reduzir os danos solares. Sua pele pode ser danificada pela exposição constante ao sol, quer você veja ou não uma queimadura. Lembre-se, queimaduras solares são uma reação imediata, mas danos solares acontecem ao longo da vida.

 

Existem dois tipos de protetores solares: orgânicos ("químicos") e inorgânicos ("físicos"). Ambos são seguros e ambos te protegem de danos solares, apenas de maneiras diferentes.

Quem deve utilizar Protetor Solar?

Qualquer pessoa que passe tempo ao ar livre deve usar um protetor solar. Isso inclui: Homens, mulheres e crianças. Uma boa solução de Eucerin para proteção solar corporal é o Eucerin Sun Toque Seco FPS 60.

 

Os protetores solares não são apenas seguros para crianças com mais de 6 meses (consultar um medico para crianças de 6 meses ou menos), mas também, se usados regularmente desde a infância, podem ajudar a prevenir o desenvolvimento do câncer de pele no futuro. Recentemente, um pesquisador relatou que se crianças até 18 anos usassem protetores solares regularmente, haveria uma redução de 72% nos casos de câncer de pele mais tarde na vida. É importante avaliar no rótulo se o produto é apenas uso adulto ou se também, infantil para garantir a segurança da utilização do produto.

 

A FDA e a Academia Americana de Pediatria (AAP) recomendam manter recém-nascidos e bebês menores de 6 (seis) meses longe da exposição solar direta. Protetores solares são muito eficazes quando usados corretamente.

Algumas dicas para uma proteção mais efetiva

1

Aplique protetor solar pelo menos 20 a 30 minutos antes de sair ao ar livre, desde que você fique exposto por 30 minutos ou mais.

Leia mais

2

Reaplique o protetor solar a cada 2 horas ao ar livre, mesmo que o produto seja rotulado como "o dia todo". Se você se molhar ou suar muito, reaplique o protetor solar com mais frequência.

 

Cubra todas as áreas expostas, incluindo as orelhas, rosto e costas das mãos.

Leia mais

3

Não economize. Aplique uma quantidade generosa. Aplique delicadamente, ao invés de esfregá-lo.

Leia mais

As mulheres devem aplicar protetores solares antes da maquiagem.

 

Se você esperar para aplicar protetor solar até chegar à praia, você já pode estar suando e a umidade torna os protetores solares menos eficazes.

 

Alguns protetores solares contêm ingredientes que podem irritar a pele. Se você sabe que reage a ingredientes específicos, certifique-se de verificar o rótulo e consulte seu dermatologista para uma recomendação ideal de protetor solar para sua pele.