Alergia ao Sol: síntomas, causas e como tratá-la

3 minutos de leitura
Mostrar mais

A alergia ao sol é uma reação alérgica que ocorre quando a pele foi exposta ao sol. Afeta muito a qualidade de vida das pessoas, uma vez que geralmente se manifesta com erupção cutânea, comichão, descamação ou vermelhidão.

Sintomas da alergia

Algumas das reações mais comuns são:

  • Urticária: Apresenta-se como as marcas similares às picadas de inseto imediatamente após a exposição ao sol.
  • Erupção polimorfa luminosa: Pequenas bolhas ou manchas que se inflamam e aparecem em toda área exposta ao sol, como: o rosto, decote, braços e pernas depois de algumas horas de ter sido exposto à luz. É mais comum nas mulheres do que nos homens, mas pode afetá-los, inclusive.

Por que isso acontece?

Não se sabe ao certo quais são as causas da alergia ao sol, mas existem alguns fatores de risco que podem dar origem a uma maior tendência para a mesma, como o consumo de alguns medicamentos com sulfamidas, analgésicos ou antibióticos tetraciclinas utilizados para tratar infecções respiratórias.

Além disso, as pessoas que sofrem de doenças de pele como dermatite ou hereditariedade têm maior tendência a sofrer deste tipo de alergia.

Mencionamos que a exposição a certas substâncias pode causar reações alérgicas após exposição ao sol, como, por exemplo, desinfetantes, colônias ou perfumes e algumas outras substâncias químicas.

Como podemos tratar?

Dependendo de cada pessoa, a alergia ao Sol pode afetar em intensidade diferente, desaparecendo sozinha sem qualquer tipo de tratamento em casos leves ou necessidade de medicamentos orais e cremes nos casos mais graves. No entanto, em todos os casos é necessário tomar medidas preventivas para evitar esse mal-estar.

Proteger-se do sol é fundamental e para isso você pode adotar certas medidas para evitar danos, tais como usar lentes com filtro UV para proteger seus olhos do sol, usar roupa protetora à prova de raios UV com mangas longas, finas e de cores claras no momento em que estiver ao ar livre, em uma tarde de piscina ou na praia.

Deve também evitar-se a exposição nas horas em que a radiação é mais forte, que é entre as 11h e as 16h.

E acima de tudo, você deve usar um protetor solar com um fator de proteção de 30 ou superior e aplicá-lo a cada duas horas. Em Eucerin temos produtos específicos para o cuidado da radiação ultravioleta para todos os tipos de pele, desde aqueles que têm a pele sensível, pele oleosa e pele com hiperpigmentação.

Para ajudar a aliviar o mal estar por queimadura solar, recomendamos o creme Aquaphor Eucerin, que ajuda a regenerar a pele íntegra em caso de queimaduras leves por raios ultravioleta.

A alergia ao sol é um problema controlável, basta seguir as recomendações do seu Dermatologista de confiança e usar protetor solar frequentemente durante todo o ano.