Tecnologia patenteada Age Clock: A Eucerin descobriu como reverter a idade biológica da pele

5 minutos de leitura
Mostrar mais

O que é um Relógio Epigenético?

O desenvolvimento do relógio epigenético, mais especificamente o relógio de Horvath, desenvolvido pelo Dr. Steve Horvath, foi um marco significativo na investigação sobre o envelhecimento. Os relógios epigenéticos são biomarcadores estatísticos que utilizam padrões epigenéticos para prever sinais de envelhecimento e estimar a sua idade biológica (Horvath 2013). 

Estes padrões epigenéticos formam-se quando a pele é exposta a determinadas condições associadas ao estilo de vida: influências externas como a luz solar, a dieta ou o tabagismo podem levar a alterações epigenéticas (“bloqueios”) no chamado código da pele, criando um padrão epigenético único. Este padrão influencia a atividade dos genes da juventude e pode reduzir a sua atividade. Este padrão único determina a idade biológica da pele, ou seja, a idade que a pele aparenta em comparação com a idade cronológica real (Bormann et al., 2016).

Reverter a idade
Reverte o relógio biológico da pele
Brevemente

#ReverseTheAgeClock

Descubra a última inovação em anti-age:  Cuidado da pele Epigenético

Ler mais

O que é o Relógio Horvath?

Reverter o envelhecimento naturalmente
Os relógios epigenéticos podem prever a idade biológica

O Relógio Epigenético Horvath é um modelo bioinformático inovador, baseado em IA. Quando as células da pele envelhecem, formam-se padrões epigenéticos, o que significa que o padrão de metilação do ADN das células se altera (Bocklandt et al. 2011). 

O Relógio de Horvath funciona através da análise de locais específicos no ADN onde os grupos metilo são adicionados ou removidos à medida que envelhecemos. Este modelo estatístico avançado torna exacta a previsão da idade biológica em comparação com a sua idade cronológica (Horvath 2013).  

Idade biológica vs. idade cronológica

Ao falarmos do relógio epigenético, mencionámos o conceito de idade biológica e cronológica. Vamos explicar porque é que este conceito pode ajudá-lo a controlar a idade da sua pele.

Enquanto a idade cronológica se baseia no ano de nascimento, a idade biológica descreve a condição física da pele, ou seja, a idade que aparenta ter.  Dependendo das suas escolhas de estilo de vida, esta idade biológica pode ser significativamente diferente da sua idade real. Mas porquê? 

Os hábitos e o estilo de vida, como a dieta, a exposição solar ou a falta de exercício físico, podem ter impacto na sua pele, provocando bloqueios no código da pele. Isto cria o já mencionado padrão epigenético exclusivo da sua pele, que determina o quão jovem ou madura a sua pele é, influenciando o seu aspeto jovem ou mais maduro. Isto significa que se alguém aparenta ser mais jovem que a sua idade, é porque a sua idade biológica pode ser inferior à sua idade cronológica. 

Prestar atenção ao seu estilo de vida influencia diretamente o aspeto envelhecido da pele: Uma rotina de cuidado da pele antienvelhecimento, uma dieta equilibrada e o exercício físico podem ajudar a manter uma aparência jovem. Mas e se quiser ir mais além e reverter os sinais visíveis de envelhecimento? Esta questão levou os cientistas da Eucerin a desenvolver uma tecnologia inovadora que irá revolucionar a ciência da pele no cuidado antienvelhecimento...

Laboratórios Eucerin: Desenvolvimento da tecnologia patenteada Age Clock

Dicas para reverter o envelhecimento
Reverte visivelmente os sinais de envelhecimento

Desde 2008, os cientistas da Eucerin têm realizado uma extensa investigação epigenética, tornando-se um dos principais especialistas na área. As descobertas inovadoras incluem a identificação de mudanças epigenéticas durante o envelhecimento da pele em 2010, onde se percebeu o impacto das mudanças epigenéticas relacionadas à idade na expressão gênica da pele utilizando o sequenciamento do transcriptoma em 2013 e desenvolveu-se o primeiro relógio da idade da pele em 2016, que foi patenteado em 2021. Orgulhamo-nos de chamar a esta inovação “Age Clock Technology”. Mas como é que a nossa Age Clock Technology é única em relação a outros relógios epigenéticos como o Relógio Horvath e, como pode ajudá-lo a voltar atrás no envelhecimento da pele? 

Enquanto outros relógios epigenéticos, como o relógio Horvath, são treinados em diversos materiais de entrada, como o sangue e a pele, o algoritmo subjacente à nossa tecnologia centra-se especificamente em amostras de pele. Até agora, recolhemos amostras de mais de 1000 voluntários e medimos 850 000 pontos de metilação para os correlacionar com pontos de metilação específicos do envelhecimento da pele. Ao fazê-lo, podemos determinar que alterações epigenéticas estão associadas à idade da pele.

Utilizando a Tecnologia Age Clock patentada pela Eucerin, os nossos cientistas podem não só prever com precisão a idade da sua pele através da leitura do seu padrão epigenético, mas também identificar os ingredientes ativos que têm impacto no padrão epigenético da pele e contribuem para reverter a sua idade biológica. Para nos mantermos à frente do envelhecimento, estamos também a otimizar continuamente a nossa tecnologia através de formação algorítmica avançada.  
Fique atento ao produto que será lançado em breve, desenvolvido com a tecnologia patenteada Age Clock e com um ingrediente ativo inovador que o vai ajudar a parecer mais jovem do que a sua idade.

Cientistas revertem o envelhecimento
O seu estilo de vida influencia a idade da sua pele

Fontes

Bocklandt, S., Lin, W., Sehl, M. E., Sánchez, F. J., Sinsheimer, J. S., Horvath, S., & Vilain, E. (2011). Epigenetic predictor of age. PloS one, 6(6), e14821. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0014821

Bormann, F., et al.: Reduced DNA methylation patterning and transcriptional connectivity define human skin aging. Aging Cell. 2016 Jun;15(3):563-71. doi: 10.1111/acel.12470. Epub 2016 Mar 23. PMID: 27004597; PMCID: PMC4854925.

Gensous, N., Sala, C., Pirazzini, C., Ravaioli, F., Milazzo, M., Kwiatkowska, K. M., Marasco, E., De Fanti, S., Giuliani, C., Pellegrini, C., Santoro, A., Capri, M., Salvioli, S., Monti, D., Castellani, G., Franceschi, C., Bacalini, M. G., & Garagnani, P. (2022). A Targeted Epigenetic Clock for the Prediction of Biological Age. Cells, 11(24), 4044. https://doi.org/10.3390/cells11244044

Horvath S. (2013). DNA methylation age of human tissues and cell types. Genome biology, 14(10), R115. https://doi.org/10.1186/gb-2013-14-10-r115 

Levine M. E. (2020). Assessment of Epigenetic Clocks as Biomarkers of Aging in Basic and Population Research. The journals of gerontology. Series A, Biological sciences and medical sciences, 75(3), 463–465. https://doi.org/10.1093/gerona/glaa021

Palmer R. D. (2022). Aging clocks & mortality timers, methylation, glycomic, telomeric and more. A window to measuring biological age. Aging medicine (Milton (N.S.W)), 5(2), 120– 125. https://doi.org/10.1002/agm2.12197 

https://www.nm.org/healthbeat/medical-advances/science-and-research/What-is-Your-Actual-Age

https://www.age.mpg.de/what-is-the-epigenetic-clock

 

Complete a rotina