Imprimir
Casal num sofá consultando um tablet

    Entendendo a pele Quais são as diferenças entre a pele do homem e da mulher?

    Os homens desejam uma pele com aparência bonita e saudável.  Igual as mulheres, eles enfrentam problemas como a sensibilidade cutânea, acne e o envelhecimento; mas a pele é diferente de acordo com o sexo. A pele masculina, tanto do rosto como do corpo, tem uma composição distinta da pele feminina e deve ser tratada de forma diferente.  Por isso, os homens se beneficiam de um enfoque personalizado do cuidado da pele para auxiliá-los a manter uma pele saudável e com aparência bem  natural.

    QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?

    O hormônio testosterona determina as características masculinas da pele do homem, determinando uma estrutura diferente em relação à pele feminina.  Apesar da pele de cada homem ser única, em geral a pele masculina, tanto do rosto como do corpo, é mais espessa, mais oleosa e envelhece de forma diferente.

    Thickness

    Homen com dedo na bochecha
    Em geral a pele masculina é mais grossa, mais oleosa e envelhece de forma diferente.

    • A pele masculina, em média, é aproximadamente 20% mais espessa que a pele feminina. Contem mais colágeno e tem um aspecto mais compacto e firme.
    • Na pele masculina, o colágeno se reduz numa velocidade constante. Na pele feminina ele é afetado mais tarde,  especialmente após a menopausa.  Nesta fase, a pele perde elasticidade e os efeitos são mais pronunciados que na pele masculina.

    Diagrama de espessura da pele
    A pele feminina pode tornar-se drasticamente mais fina após a menopausa.

    Oleosidade

    • Os homens têm mais glândulas sebáceas que as mulheres e portanto, têm mais poros. Tanto suas glândulas sebáceas como os poros são maiores que nas mulheres.
    • A produção de sebo é o dobro da produção feminina, de maneira que a pele masculina é mais oleosa e mais brilhante e está inclinada a formação de impurezas e acne.
    • Homens adultos estão menos propensos a pele seca que mulheres adultas.

    Homem tocando o seu rosto com ambas as mãos
    Pele masculina tem poros maiores, é mais oleosa e mais propensa a formação de impurezas e acne.

    Envelhecimento

    • Os sinais de envelhecimento aparecem mais tarde na pele masculina, mas as mudanças ocorrem rapidamente assim que tenham começado.
    • Os homens são mais afetados pela perda de massa muscular e firmeza da pele em combinação com o inchaço dos olhos e olheiras, conferindo-lhes uma aparência de cansaço.
    • Os homens também ganham rugas, mas elas não lhes causam a mesma preocupação que nas mulheres. Apesar das rugas masculinas ocorrerem mais tarde do que nas mulheres, quando aparecem, os sulcos já estão plenamente formados.

    Close-up rosto de homem maduro
    Os sinais de envelhecimento podem aparecer mais tarde nos homens mas, quando as rugas aparecem, elas estão completamente formadas.

    Barbear-se regularmente torna a pele masculina mais estressada que a pele feminina

    Mulher raspando a perna
    A depilação remove a camada superior das células da pele, tornando a pele sensível aos fatores externos.
    Homem barbeando-se
    Barbear-se irrita a pele, tendo-se em conta que 40% dos problemas de pele no homem estão relacionados com as lâminas de barbear.

    • Na média, os homens que se barbeiam o fazem 16.000 vezes durante a vida inteira.
    • A pele torna-se mais sensível e reage mais rápido.
    • Fazer a barba diariamente estressa a pele e pode causar irritações.  Elimina a camada superior das células cutâneas, expondo a pele imatura, que é especialmente sensível às influências externas.
    • 40% dos homens tem problemas de pele relacionados com o ato de se barbear. Os mais propensos são aqueles mais jovens e com pele mais fina.
      Uma lâmina de barbear cega e/ou a falta de lubrificação ao barbear-se podem causar cortes e arranhões.

    COMO CUIDAR DA PELE MASCULINA

    Por ser diferente da pele feminina, a  pele masculina se beneficia de um enfoque de cuidado cutâneo dedicado e de produtos que respeitam suas características biológicas únicas.

    É importante fazer a barba com cuidado, particularmente para quem tem pele sensível ou condições como a acne e Dermatite  atópica:

    • Proteja e lubrifique a pele com produtos para barbear. Eles ajudam a lâmina a deslizar suavemente sobre a pele para evitar arranhões e cortes. Eles também devem ser suaves e calmantes para a pele sensível : produtos agressivos podem eliminar os lípidos naturais da pele, que já está sob pressão, com as células cutâneas da camada superficial sendo eliminadas. Também recomendamos produtos para barbear que contenham propriedades anti-bacterianas para proteger a pele das irritações.
    • Use uma lâmina afiada e limpa para a barba mais próxima e para evitar cortes ou erupções.
    • Faça a barba no sentido do crescimento dos pêlos, não o contrário.

    Hidratantes e produtos anti-idade para homens devem ser leves na textura. Produtos concentrados e oleosos podem não ser bem tolerados pela pele sensibilizada pelo barbear.

    Homem-passando creme de barbear no rosto
    É importante fazer a barba com cuidado. Recomenda-se produtos com ingredientes anti-bacterianos.
    Homem recebe tratamento facial com esponjas
    A pele masculina se beneficia-com produtos de qualidade e uma rotina eficaz de cuidado da pele.