Bloqueador e Protetor solar: la importancia da sua utilização

4 minutos de leitura
Mostrar mais

Os raios solares podem gerar malefício à sua pele. Não importa em que estação do ano estamos sempre é importante usar protetor solar ou protetor em todo o corpo para evitar futuros problemas dérmicos e evitar queimaduras para a pele, principalmente em países com alto índice de radiação ultravioleta.

Usar protetores solares é fundamental para ter uma pele saudável. Todos devem utilizá-los, sendo que mesmo a pele jovem também pode tornar-se propensa ao envelhecimento prematuro da pele. A partir dos 6 meses em diante, o uso de protetores se torna importante e necessário.

As pessoas pensam que estes produtos só são necessários durante o verão ou quando somos expostos diretamente ao sol. No entanto, mesmo sem estar ao ar livre ou mesmo sem sol durante o dia, a sua pele pode sofrer os danos causados pela radiação ultravioleta.

Qual é a importância do protetor solar?

Qualquer pessoa, independentemente da sua idade ou gênero, pode sofrer as consequências dos danos causados pelos raios ultravioletas. Esses danos podem ser tão graves quanto o câncer de pele.

Por isso, se você é do tipo que espera ansiosamente a chegada do verão para tomar sol, não esqueça a importância de usar um bom protetor solar. Lembre-se que tomar sol pode gerar malefícios e apesar do bronzeamento ser uma defesa da pele contra os raios UV, não é suficiente para nos proteger do fotoenvelhecimento, hiperpigmentação e danos ao DNA.

Ajude a evitar o envelhecimento precoce da pele

Estas alterações resultam do fotoenvelhecimento ou, por outras palavras, da exposição ao sol e aos raios ultravioletas (UV).

O dano solar a que os nossos corpos foram sujeitos ao longo dos anos é cumulativo. Na verdade, ele é responsável por grande parte das alterações visíveis da pele, como rugas e manchas.

Existem dois tipos de raios UV que chegam à nossa pele: os UVA, que têm uma onda mais longa e estão ligados ao envelhecimento da pele, e os UVB, que têm comprimentos mais curtos, associados às queimaduras. O UVC, hoje em dia, é totalmente absorvido pela camada de ozônio e atmosfera.

Esta radiação é a principal causa da perda de colágeno e elasticidade da pele, e também temos a luz visível e raios infravermelhos que estão sendo cada vez mais estudados. Por isso, é importante utilizarmos um protetor solar com amplo espectro e outros benefícios diariamente.

Os Raios UV podem provocar câncer de pele

Expor-se aos raios solares sem proteção por um período de tempo prolongado aumenta o risco de sofrer de câncer de pele. Sair sem protetor solar pode causar graves problemas à pele.

De fato, a exposição ao sol sem qualquer tipo de proteção pode gerar queimaduras e sensibilização. Os sintomas das queimaduras solares são geralmente temporários. No entanto, o dano às células da pele é muitas vezes permanente e cumulativo, o que pode ter efeitos importantes a longo prazo.

Cerca de 90 % dos casos de câncer da pele estão associados à exposição aos raios ultravioleta. Por isso, é fundamental usar protetor solar e prestar especial atenção a mudanças suspeitas na pele, para assim detectá-lo a tempo e poder tomar medidas no assunto.

Importante esclarecer que nenhum fator previne a 100% os danos, por isso, se deve complementar com óculos de sol ou chapéus. Estes ajudarão a evitar o contato com a luz solar.

Qual protetor solar devo utilizar?

O protetor solar deve sempre cumprir estes dois pontos:

  • Proteção de amplo espectro e fotoestável, ou seja proteção contra os raios UVA e UVB
  • FPS 30 ou superior, o FPS 50 é recomendado

É recomendável que o protetor solar tenha ação antioxidante, ativos para trazer outros benefícios, pigmentos para uniformização da pele e quando necessário, resistência à água.

Além disso, que não contenham ácido paraaminobenzóico nos seus ingredientes, uma vez que esta substância pode causar alergia na pele e queimaduras leves, dependendo da sensibilidade da pele.

Existem diferentes tipos de pele e por exemplo, se é de pele sensível, o ideal é procurar produtos que tenham ingredientes não alergênicos e que o produto tenha essa indicação específica no rótulo. É recomendado visitar o dermatologista para a melhor indicação de protetor solar.

Recomendações básicas ao se utilizar protetor solar

Aplique o produto pelo menos 30 minutos antes da exposição para que possa ter uma boa absorção.

Leia mais

Não esqueça áreas como orelhas, pescoço e mãos.

Leia mais

Lembre-se que a radiação é mais forte entre 10 a.m. e 4 p.m.

Leia mais

Produtos Recomendados

Sun Body Sensitive Protect Loção Extra Light FPS 60: Uma loção solar para o corpo, de alta proteção contra os raios UV e proteção celular. Esta loção solar é muito leve e de rápida absorção, e é ideal para a pele normal.

Nossos Valores

Pioneiros em Skincare

Dermocosméticos que protegem e mantém a sua pele saudável.

Recomendado por Dermatologistas

Trabalhamos em conjunto com dermatologistas referência em todo o mundo para criar produtos de cuidados com a pele inovadores e eficazes em que possam confiar e recomendar.

Constante Inovação

Há mais de 100 anos, nos dedicamos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade que trabalham para ajudá-lo a viver melhor a cada dia.