Imprimir

O que você pode fazer para tratar uma pele com impurezas e propensa à acne?

Cerca de 70 a 80% das pessoas sofrem de diferentes formas devido a uma pele com impurezas e propensa à acne. Em algumas formas de acne leve a moderada, não se procura medicação para controlar os sintomas. No entanto, é aconselhável consultar um dermatologista, mesmo no caso de sintomas iniciais ou leves, pois a intervenção médica pode ajudar a prevenir o agravamento e consequências como as cicatrizes.

Tratamentos não medicinais como: soluções de limpeza, tonificantes, esfoliantes, hidratantes e corretivos são vendidos em farmácias, no balcão, sem a necessidade de receita médica. Essas soluções limpam, tratatando as impurezas e a pele propensa à acne. Há também diversas mudanças no estilo de vida que pessoas com esse problema podem fazer para controlar surtos e minimizar os sintomas.


SINAIS & SINTOMAS

SINAIS & SINTOMAS DE PELES COM IMPUREZAS E PROPENSAS À ACNE

Antes de decidir qual tratamento não medicinal usar, é importante identificar quais são os sintomas que estão causando esses problemas. Os tratamentos para a pele com impurezas e propensa à acne; e para peles com acne leve a moderada, tendem a tratar um ou mais dos quatro fatores atribuídos ao problema.

Ilustração gráfica da acne
Acne: o que acontece com a pele.

Eles trabalham:

  • reduzindo a produção de sebo, logo controlando a seborréia.
  • acelerando a descamação das células e, portanto, ajudando a tratar a hiperqueratose.
  • combatendo a infecção bacteriana causada pela colonização microbiana.
  • e podem até reduzir a inflamação e, assim, acalmar espinhas, pápulas e pústulas.

It is also important to differentiate between impure and acne-prone skin and hypersensitive skin reaction with pimples or rosacea. The papules and pustules that appear in the hypersensitive disorder Rosacea, for example, are similar in appearance to acne but there are no blocked pores, the skin is more likely to be dry than greasy and Rosacea spots don't leave scars.

Read more about Rosacea and Couperose-prone skin.


CAUSAS & FATORES DESENCADEADORES

PRINCIPAIS CAUSAS E FATORES DESENCADEADORES DE PELES COM IMPUREZAS E PROPENSAS À ACNE

A pele com impurezas e propensa à acne é um problema muito comum que geralmente começa durante a puberdade, quando meninos e meninas passam por grandes mudanças hormonais. Substâncias hormonais, chamadas de andrógenos, estimulam as glândulas sebáceas a produzir mais sebo do que o necessário (seborréia). Essa seborréia pode também interferir diretamente na descamação natural da pele.

Quando a pele produz uma quantidade excessiva de sebo e não elimina as células mortas o suficiente, ambas podem acumular-se no folículo piloso e formarem uma obstrução macia. Essa obstrução pode fazer com que a parede do folículo inche e produza um cravo branco ou, pode se abrir para a superfície e escurecer, gerando um cravo negro.

As espinhas (também conhecidas como pápulas ou pústulas) são áreas em relevo vermelhas na pele, com um centro branco, que se desenvolvem quando os folículos pilosos bloqueados inflamam ou infeccionam. As obstruções e inflamações, que se desenvolvem profundamente dentro das glândulas sebáceas, produzem nódulos abaixo da superfície da pele chamados de cistos.

A pele com impurezas é geralmente encontrada na face, ombros, peito e costas, já que são as áreas que mais produzem sebo.

Ilustração gráfica da seborréia.
Seborréia
Ilustração gráfica de uma colonização microbiana
Colonização microbiana
Mulher jovem secando o rosto com toalha
Os adolescentes, principalmente, deveriam dar atenção especial a uma rotina diária de cuidados com a pele, já que são mais propensos à acne.

Hormônios. Embora mais comum em adolescentes, há um número crescente de adultos desenvolvendo peles com impurezas e com tendência a acne, especialmente mulheres que passam por mudanças hormonais durante a gravidez, menstruação, ou devido a um problema relacionado a hormônios, como a síndrome dos ovários policísticos.

Bactéria. A pele propensa à acne tende a ser muito oleosa, devido à secreção excessiva de sebo.  Isso favorece o crescimento excessivo das bactérias da acne, que vivem na pele, e que normalmente são inofensivas. Isso causa uma irritação e inflamação nas glândulas sebáceas inchadas.

Bactéria da acne
Normalmente inofensiva, a bactéria da acne (propionibacterium acnes) pode multiplicar-se devido à produção excessiva de sebo.

Genética. Existem alguns indícios de que a predisposição genética desempenha um grande papel no desenvolvimento da acne. Se ambos os pais sofriam de acne durante a sua adolescência, então há uma grande probabilidade de que seus filhos também irão desenvolver acne. De igual forma, os filhos de pessoas que desenvolvem acne na fase adulta também são mais propensos a desenvolver acne quando adultos.

Mitos sobre a pela propensa à acne

Assim como há fatos, há também uma série de mitos sobre o que causa uma pele propensa à acne. Esses mitos infundados culpam injustamente o doente por sua condição. Por exemplo, diz-se com frequência a pessoas com pele propensa à acne, que elas não são higiênicas ou que não lavam a pele o suficiente. A verdade é que lavar em excesso é mais prejudicial para a pele propensa à acne do que lavar de menos, pois ela pode ficar mais irritada devido à fricção excessiva. As pessoas que sofrem desse mal também são acusadas de levar uma dieta pobre.

Leia mais sobre terapias medicinais para a acne.

Mulher lavando o rosto.
Lavar em excesso pode piorar os sintomas da acne.
Mulher comendo chocolate.
Comer produtos adocicados que contenham açúcar podem piorar os seus sintomas da acne.

FATORES CONTRIBUINTES

OS PRINCIPAIS FATORES CONTRIBUINTES PARA PELES PROPENSAS À ACNE

Apesar das principais causas da pele propensa à acne tenderem a ser hormonais ou genéticas, existem alguns outros fatores que indicam agravar os sintomas. Ex:

Mulher bebendo um copo de leite
O consumo excessivo de leite pode agravar os sintomas da acne.

  • dieta rica em certos carboidratos
  • beber leite e outro produtos lácteos  em excesso
  • fumar cigarros
  • uso de produtos para a pele e maquiagem comedogênicos pesados que são conhecidos por obstruir os poros

Embora seja sempre uma boa ideia buscar ajuda de um dermatologista mesmo para sintomas leves e iniciais (para prevenir que a condição piore), existem certas regras que fazem sentido serem seguidas:

Mulher tocando o rosto
Mexer nas espinhas deixa as coisas piores. Consulte um cosmetologista profissional.

  • Usar água morna ao invés de muito quente ou muito fria.
  • Usar maquiagem não comedogênica.
  • Usar apenas produtos para a pele não comedogênicos.
  • Deixe as espinhas em paz – mexer nelas ou espremê-las só deixará pior.

Leia mais sobre terapias medicinais para a acne.


SOLUÇÕES

TRATANDO OS SINTOMAS DE PELES COM IMPUREZAS E PROPENSAS À ACNE SEM MEDICAÇÃO

Acne moderada a grave poderá precisar de intervenção médica de um médico ou dermatologista, mas uma acne comedonal leve geralmente pode ser tratada sem o uso de medicamentos.

Os farmacêuticos podem oferecer diversos produtos de cuidados dermocosméticos que possuem os seguintes ativos:

Eles podem ser usados ​​em qualquer área afetada, seja no rosto, ombros, peito ou costas. Também podem ser usados ​​como produto de apoio auxiliar para o tratamento padrão com medicação para combater os efeitos secundários como pele seca ou sensibilidade ao sol.

Homem aplicando creme sobre a face
Tolerabilidade da pele e a eficácia da linha Eucerin DermoPURIFYER, são clinicamente comprovadas com pacientes com pele propensa à acne.
Mulher limpando a face com algodão.
Recomenda-se uma limpeza regular para peles propensas à acne;
Mulher sorrindo e segurando uma maça verde na mão
Uma dieta e estilo de vida saudáveis contribuem para uma pele também saudável.

Assim como os cremes e géis usados ​​para tratar os sintomas da pele propensa à acne, também existem produtos disponíveis no mercado que podem ajudar a mascarar os efeitos físicos. Por exemplo, a maquiagem não comedogênica pode ser usada ​​para encobrir manchas faciais, embora seja importante removê-la com uma solução de limpeza suave no final do dia. Os homens também podem usar uma maquiagem camuflante para suavizar a vermelhidão e dar à tez um tom mais uniforme. Os corretivos podem ser usados topicamente nas pequenas áreas afetadas.

Ao contrário do que diz o mito, nem máscaras de pasta de dente, nem de aspirina são eficazes para secar espinhas. Não há evidência na medicação que prove que algum deles ajude de alguma forma. Na verdade, a pasta de dentes contém substâncias que podem irritar e danificar a sua pele.

Além disso, é uma boa idéia comer de forma saudável, ficar longe de lugares onde a pele possa ser exposta a fumaça ou sujeira e, devido os efeitos psicológicos de peles com impurezas, dedique-se a atividades que ajudem a melhorar a autoestima e autoconfiança.

Uma rotina diária de limpeza e cuidados pode levar várias semanas para produzir efeito, por isso seja paciente e perseverante.