Imprimir

Envelhecimento da pele Prevenção

A nossa pele começa a envelhecer por volta dos 25 anos de idade. As razões que levam ao envelhecimento geral da pele podem ser divididas em dois grupos gerais:  Internas e Externas. Os fatores internos são intrínsecos, já que o envelhecimento cronológico e genético não pode ser evitado.  No entanto, os fatores externos podem ser controlados usando-se uma abordagem abrangente de prevenção.


Estrutura da pele envelhecendo
Representação gráfica da pele e suas camadas.
O envelhecimento da pele afeta todas as camadas (1. Camadas epidérmicas, 2. Camadas dérmicas, 3. Camadas hipodérmicas) da pele de uma maneira diferente.

A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. O envelhecimento pode ocorrer em cada uma das camadas, sendo que cada uma delas apresenta sinais visíveis de envelhecimento diferentes.

Camadas epidérmicas

  • Mudanças: Renovação celular mais lenta, produção de lipídios reduzida.
  • Sinais externos: Textura mais seca e mais áspera, com linhas finas e rugas. Mais sensível aos raios UV, processo de cura menos eficiente e mais propensa a infecção.

Camadas dérmicas

  • Mudanças: Redução anual de 1% do colágeno e um declínio nos níveis de elastina. Redução do fluxo sanguíneo.
  • Sinais externos: A pele fica menos elástica e tende mais a se deteriorar e a desenvolver rugas. Perda de densidade e de brilho. Diminuição do brilho rosado associada a pele jovem.

Camadas hipodérmicas

  • Mudanças: Uma diminuição tanto no tamanho como no número de células de gordura. Capacidade de diferenciação reduzida.
  • Sinais externos: Perda de volume, rugas mais profundas e bochechas flácidas. Comprometimento do processo de cicatrização.

SOLUÇÕES

COMO PREVENIR O ENVELHECIMENTO PRECOCE?

O envelhecimento é um processo natural que não pode ser evitado. Mas os sinais visíveis do envelhecimento geral da pele podem ser reduzidos. Pode ser vantojoso rever os hábitos do seu estilo de vida que afetam a sua pele. Todos esses fatores causados por razões ​​externas desencadeiam a liberação de radicais livres no corpo, um processo conhecido como estresse oxidativo. Os radicais livres danificam todas as partes das células da pele e aceleram os sinais visíveis do envelhecimento: rugasperda de densidade e de brilho e perda de volume.

Evitando exposição excessiva ao sol

Tanto a exposição prolongada e diária ao sol desencadeiam um processo chamado de fotoenvelhecimento, causado ​​pelo estresse oxidativo. Os efeitos do sol sobre o envelhecimento geral da pele não devem ser subestimados.

"80% do envelhecimento precoce da pele é consequência dos efeitos nocivos do raios UV."

Embora a pele tenha a capacidade de proteger-se do sol, através do bronzeamento e espessamento da epiderme, existe um limite.  Esse limite varia de pessoa para pessoa e, uma vez ultrapassado, provoca danos permanentes na pele e acelera os sinais de envelhecimento.

Estamos expostos ao sol em todos os momentos, mesmo no inverno a pele é exposta à radiação UV nociva. Leia mais sobre os efeitos dos raios UVA e UVB na pele aqui. Isso pode provocar bronzeamento, queimaduras, pigmentação irregular, envelhecimento da pele e, no pior dos casos, até mesmo câncer de pele. É necessário adotar uma postura comprometida com relação à proteção solar para reduzir os efeitos nocivos do sol. Integrar os produtos FPS adequados à rotina diária de cuidados da pele ajudará. Um protetor solar adequado deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele, tipo de pigmentação e a intensidade solar no local. Leia mais sobre proteção solar facial.

Mulher com faixa branca na cabeça.
Exposição prolongada e diária ao sol provoca o fotoenvelhecimento.
Mulher aplicando protetor em spray no antebraço
O uso consistente de proteção solar é essencial

Parar de fumar

Os produtos químicos e a nicotina dos cigarros geram estresse oxidativo de forma semelhante como ocorre com a poluição.  Parar de fumar é parte fundamental de uma abordagem abrangente para poder retardar o envelhecimento  geral da pele.

Rotina adequada de cuidados com pele

Mulher lavando o rosto.
Um bom produto de limpeza facial deve ser leve e não ressecar a pele
Mulher aplicando creme nas bochechas
A etapa de cuidados com a pele de uma boa rotina fornece ingredientes ativos chave para retardar o processo de envelhecimento.

Como o envelhecimento  geral da pele começa a partir dos 25 anos, devem-se tomar medidas preventivas o mais cedo possível para retardar o processo e evitar danos no futuro. Cuidar da pele com uma boa rotina de cuidados com a pele ajudará a retardar os sinais do envelhecimento geral da pele. Os produtos que serão utilizados devem ser escolhidos considerando o principal problema ligado ao envelhecimento, podendo ser as rugas, perda de volume ou a perda de densidade e brilho.

  • Limpar com um produto que remova a maquiagem e as impurezas, sem causar estresse à pele, é o primeiro passo.  Ele deve ser leve e não desidratar a pele.
  • Tonificar a pele com um toner adequado irá limpá-la e prepará-la para o próximo passo. 
  • Cuidar da pele dá a ela a hidratação e os nutrientes de que precisa.  Isso também ajudará a combater os efeitos do envelhecimento, que inclui o ressecamento.
  • Se houver exposição ao sol durante todo o dia, uma proteção solar facial eficaz deve ser aplicada antes do produto de cuidados para pele, independentemente do problema de envelhecimento que está sendo tratado.

Comida saudável

Mulher comendo uma maçã
Frutas e legumes frescos são ricos em antioxidantes, como a vitamina C, vitamina A e vitamina E.

A pele saudável também precisa de uma hidratação que venha de dentro.

"Beber água ajuda na hidratação da pele."

Assim como o estresse oxidativo possui um efeito nocivo sobre a pele, comer os alimentos certos pode ajudar a conter esse processo. Uma dieta abundante em frutas e legumes frescos é rica em antioxidantes e micronutrientes. Antioxidantes são moléculas com a capacidade de neutralizar os radicais livres. Mudar a dieta para incluir mais alimentos chave como esses pode ajudar a retardar, não só o envelhecimento causado pelo estresse oxidativo externo, mas também as causas intrínsecas, internas do envelhecimento  geral da pele.