Imprimir

Sinais de envelhecimento Pele madura sensível

Quando o processo de envelhecimento se incia, a estrutura da pele começa a mudar. Essas mudanças refletem-se externamente na textura e aspecto.

Devido aos níveis quase inexistentes das substâncias naturais que dão à pele o seu aspecto firme e jovem, linhas finas e rugas podem aparecer. Como a estrutura interna fica cada vez mais fraca, isso pode levar a uma perda de volume da pele ou a uma perda de densidade. Além disso, a pele pode ficar mais sensível.


SINAIS & SINTOMAS

COMO IDENTIFICAR UMA PELE MADURA SENSÍVEL

Uma pele sensível na face pode apresentar diversos sinais e sintomas. Ela provavelmente é acompanhada por coceira, estiramentos ou erupções cutâneas.

Além disso, começando pelos 25 anos de idade, os primeiros sinais do envelhecimento tornam-se visíveis na superfície da pele. As mais aparentemente visíveis são as rugas, perda de volume e a perda de densidade. Contudo, nem todas as mudanças podem ser vistas. No caso da pele envelhecida sensível, a mudança mais perceptível é a sua sensação.

O envelhecimento da pele afeta as suas diferentes camadas

Representação gráfica da pele e suas camadas.
Após os 25, a diminuição anual do colágeno e a redução na elastina levam à desorganização do tecido dérmico.
Parte inferior do rosto de uma mulher.
A diminuição de células que armazenam lipídios pode provocar rugas, por exemplo, em torno do nariz e da boca.

1. Camadas epidérmicas
Uma renovação celular mais lenta e a redução na produção de lipídios na superfície da pele torna mais provável que ela fique áspera e ressecada. Conforme essa camada da pele envelhece, ela fica mais sensível à luz UV. A pele torna-se menos eficiente em regenerar-se e uma redução na função da imunidade pode levar a um aumento de infecções na pele, além de retardar o processo de cicatrização. Ela fica menos resistente e irritada com maior frequência.

2. Camadas dérmicas
A partir dos 25 anos, há uma diminuição anual de 1% no colágeno, um dos "pilares" da pele. Juntamente com um declínio na elastina, isso acaba levando à desorganização do tecido dérmico. A estrutura da pele é comprometida e as rugas tornam-se mais aparentes. A elasticidade fica reduzida, tornando a pele mais propensa a danos e capilares quebrados. Uma redução no fluxo sanguíneo leva a uma entrega menos eficiente de nutrientes e oxigênio para a superfície. Isso provoca uma redução do brilho rosado associado à pele jovem.

Aspecto e sensação de uma pele madura sensível

A pele do rosto é especialmente fina e sensível, o que faz com que ela seja mais propensa aos danos e irritações por fatores externos.  O processo de envelhecimento natural e inevitável leva a pele a ter uma capacidade reduzida em regular a umidade, regenerar-se e proteger-se.  Isso acontece quando a função da pele em atuar com uma barreira fica comprometida e é agravada pelo esgotamento natural dos níveis de substâncias como o ácido hialurônico, que hidrata as camadas da pele.

Uma pele sensível e que está envelhecendo de forma precoce pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Vermelhidão
  • Ressecamento e textura áspera
  • Linhas finas e rugas
  • Sensação de estiramento
  • Aumento da sensibilidade a fatores externos
Mulher aplicando creme na bochecha esquerda com o dedo.
Os ​​processos de envelhecimento inevitáveis são agravados pelo esgotamento dos níveis de ácido hialurônico e de coenzima Q10.
Mulher tocando a sua bochecha direita com a mão
Vários sintomas, como a vermelhidão, o ressecamento, a sensação de estiramento e uma sensibilidade a fatores externos podem ser indicadores de uma pele sensível.

CAUSAS & FATORES DESENCADEADORES

QUAIS SÃO AS CAUSAS DE UMA PELE MADURA SENSÍVEL?

Uma pele saudável contém substâncias naturais em níveis que a mantém funcionando bem. Conforme o envelhecimento  geral da pele avança, alterações nos níveis dessas substâncias causam mudanças na aparência e textura da pele. Uma dessas substâncias, a coenzima Q10, energiza as células da pele, melhorando a sua função regenerativa, para que elas consigam se restaurar de forma mais eficiente.

Uma deficiência em coenzima Q10 leva a uma redução da capacidade de regeneração das células, ou seja, a pele torna-se mais suscetível aos danos causados ​​pelo estresse oxidativo.  Isso pode provocar uma pele sensível com sinais de envelhecimento precoce, tais como rugas, linhas finas e uma textura ressecada na superfície.


FATORES CONTRIBUINTES

O QUE MAIS AFETA UMA PELE MADURA SENSÍVEL?

Além dos processos de envelhecimento inevitáveis ​​que ocorrem dentro da pele, incluindo a diminuição da energia celular conforme a pele envelhece, há uma série de outros fatores que podem contribuir para uma pele envelhecida sensível.

Estresse Oxidativo

estresse oxidativo desempenha um papel importante nas vias biológicas, acelerando o processo de envelhecimento da pele.  Isso acontece quando certos fatores do estilo de vida e a exposição a substâncias específicas resultam na criação de radicais livres -- moléculas voláteis que atacam a estrutura celular interna da pele --deixando-a mais fraca e mais propensa a apresentar sinais visíveis de envelhecimento precoce, como rugas, perda de volume e perda de densidade.

Mulher em posição de descanso.
Um estilo de vida estressante e agitado pode desencadear o estresse oxidativo.

Alguns dos fatores do estilo de vida que podem contribuir para o estresse oxidativo são:

Sol
Expor-se aos raios ultravioleta sem proteção é a causa principal do envelhecimento da pele. Além de acelerar a degradação do colágeno, quem confere à pele a sua estrutura, a exposição aos raios UV pode causar inflamação e queimaduras solares, as quais também tornam a pele mais sensível.

Fumar
A nicotina e as substâncias químicas tóxicas presentes no cigarro afetam a saúde das células, dificultando o seu funcionamento eficiente.


SOLUÇÕES

COMBATENDO A PELE MADURA SENSÍVEL

Ingredientes chave

Além de evitar os fatores de estilo de vida descritos anteriormente, existem diversos ingredientes ativos que comprovadamente reduzem os sinais de uma pele envelhecida e sensível.

  • Coenzima Q10

A coenzima Q10 é uma substância encontrada naturalmente no corpo e ajuda as células a converterem nutrientes em energia.   Produtos para a pele, que possuam a coenzima Q10, trabalham energizando as células e recarregando o seu potencial regenerativo para deixá-las mais fortes e fazer com que funcionem de forma mais eficiente.  Eles também possuem fortes qualidades antioxidantes, conferindo-lhes a capacidade de neutralizar os radicais livres causados ​​por fatores ambientais externos. Esses fatores, como os raios UV e a poluição, contribuem com a degradação do colágeno e da elastina, responsável ​​pelos primeiros sinais do envelhecimento, como rugas e linhas finas.

  • Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância criada no interior da pele. Uma das suas funções mais importantes é o de reter a umidade, além de possuir a capacidade de ligar até 30 vezes o seu próprio peso molecular na água. À medida que envelhecemos, a capacidade natural da pele de produzir ácido hialurônico esgota-se e rugas começam a se formar e a ficarem mais profundas. Produtos como os da linha Eucerin Hyaluron-Filler, que inclui o ácido hialurônico, podem ajudar a aliviar o ressecamento, geralmente, associado à pele envelhecida e sensível.

  • Ceramida-3

As ceramidas estão naturalmente presentes nas camadas superiores da pele. Elas são um tipo de lipídio que faz parte da barreira essencial da pele, responsável por manter a umidade dentro da pele e evitar irritações.  Em problemas ligados à pele seca, geralmente existe uma deficiência em ceramidas.  Incluir as ceramidas nos produtos de cuidados para a pele pode ajudar a reforçar a barreira da pele, aliviar o ressecamento e evitar irritações. 

A pele sensível necessita de cuidados especiais que devem ser altamente toleráveis e não irritar a pele. 

Rotina de cuidados com a pele

Mulher limpando a bochecha direita com algodão.

É importante tratar uma pele envelhecida sensível com suavidade através de uma rotina diária de cuidados faciais que não irritarão ou agravarão nenhum sintoma existente. Escolher produtos de limpeza suave, sem corantes artificiais ou fragrâncias, pode ajudar a controlar a sensibilidade.