Cientista no laboratório

A base científica de Eucerin AQUAporin ACTIVE

A pele precisa de água para ter uma boa aparência e sensação ao toque. O nível certo de hidratação é ainda mais importante para que a pele seja capaz de atuar como uma barreira eficaz contra fatores externos irritantes. Quando a pele fica desidratada, ela adquire um aspecto opaco e pode ficar rígida, áspera e sensível. Sua função de barreira também fica comprometida.

Uma boa hidratação da pele envolve mais do que beber muita água. O que realmente importa é como a umidade está efetivamente distribuída nos locais onde ela é necessária.

Enquanto a maioria dos hidratantes funciona promovendo a ligação da água à pele e reduzindo a sua evaporação, Eucerin descobriu uma forma inovadora para ativar os canais de distribuição de umidade da própria pele - as Aquaporinas. As Aquaporinas transportam a umidade entre as células da pele e sustentam a hidratação da pele de dentro para fora.

Quando a pele é hidratada por Eucerin AQUAporin ACTIVE, ela consegue atuar melhor como uma barreira eficaz, adquirindo aspecto e sensação ao toque mais suaves.

A história atrás de uma nova geração de hidratantes

Em 2003, o bioquímico americano Peter Agre ganhou o Prêmio Nobel de Química por causa de uma descoberta revolucionária. Ele chegou à fonte da distribuição de água entre as células através da descoberta de que as proteínas formam canais microscópicos nas membranas celulares que facilitam o transporte de água e de outras moléculas de uma célula para outra. Estes canais são chamados de Aquaporinas. 

Desde a sua descoberta inicial, foram identificadas 13 variantes diferentes - todas com a capacidade para transportar água e outros blocos de construção celular, para dentro e para fora das células, a uma surpreendente taxa de até três bilhões de moléculas por segundo. Um tipo de Aquaporina, a Aquaporina 3 (AQP3), é a mais abundante na pele humana e conduz água e Glicerol através das células da pele. O Glicerol é um umectante importante e um bloco de construção para as moléculas da própria pele. Um fornecimento ideal de água e de Glicerol é essencial para manter o equilíbrio natural da umidade da pele. 

Cientista observa o microscópio
Os cientistas descobriram um princípio fundamental de transporte de umidade de uma célula para outra: as aquaporinas.
Sede do centro de pesquisas e desenvolvimento da Beiersdorf em Hamburgo.
A sede do centro de pesquisas e desenvolvimento de Beiersdorf fica em Hamburgo.

Aumento da Aquaporina3

Controle

Gluco-Glicerol

Expressão de mRNA*

*Efeitos do Gliceril Glicosídeo na Expressão da Aquaporina3, Função de Barreira e Hidratação de Pele Humana: A. Schrader, S. Hiddemann, U. Scherdin, S. Conzelmann, W. Siefken, T. Blatt Beiersdorf AG, Pesquisa em Cuidado com a Pele, Hamburgo, Alemanha.

AQUAporin ACTIVE aumenta o número de Aquaporinas significativamente após 24 horas*

As aquaporinas formam uma rede vital para a hidratação da pele. Quanto mais houverem, melhor será o transporte de umidade para hidratar a a pele.
Rainer Wolber, PhD, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento Eucerin

"Os cientistas Eucerin se inspiraram nessa descoberta e se propuseram a encontrar um modo de estimular a formação de aquaporinas em células cutâneas, com objetivo de aprimorar a hidratação da pele.

Foram criados modelos de pele artificiais para detectar e estudar as aquaporinas no microscópio, diz Wolber: "Examinamos numerosas substâncias bioativas numa tentativa de encontrar o ingrediente ativo ideal. O resultado que atendeu essa exigência foi o glucoglicerol." Leia mais sobre a busca intensa por soluções Eucerin.

Ilustração gráfica das diferentes camadas da pele.
As aquaporinas compõe uma rede que transmite umidade através das diversas camadas epidérmicas.

Na natureza, o  glucoglicerol (também conhecido como Glyceryl Glucoside) é utilizado por organismos tais como as algas verdes-azuis para ajudá-las a sobreviver em condições extremas de desidratação. Os testes científicos comprovaram que o glucoglicerol podia penetrar nas camadas mais profundas da epiderme e estimular a produção de AQP3. Como  acrescenta Wolber: "Agora precisamos formular glucoglicerol e desenvolver produtos eficazes e atraentes.

O resultado é a linha de produtos Eucerin AQUAporin ACTIVE de hidratantes faciais. Estudos clínicos com voluntários com pele seca e desidratada demonstraram os benefícios hidratantes dos produtos.

Wolber destaca o fato de que os resultados foram: "Imediatos e intensos. Em apenas 24 horas após o primeiro vimos um aumento impressionante nos níveis de umidade da pele." Estes benefícios aumentam com o tempo, com resultados demonstrando hidratação aprimorada após o uso regular, e o mais importante é que "os resultados são de longa duração. A pele continua a ser bem hidratada por um tempo, mesmo depois dos voluntários suspenderem o uso dos produtos."

Ilustração gráfica das aquaporinas.
Pele desidratada (Ilustração Esquemática) Nível reduzido de umidade devido a um número limitado de Aquaporinas.
Ilustração gráfica com número aumentado de Aquaporinas.
Pele hidratada (Ilustração Esquemática) Hidratação intensa, mesmo nas camadas epidérmicas mais profundas da pele, graças a um aumento no número de Aquaporinas.

"Eucerin AQUAporin ACTIVE dá à pele a hidratação que ela necessita. A longo prazo, os produtos ajudam a melhorar a umidade da pele, fortalecendo sua função de barreira e tornando-a mais resistente ao ambiente", Wolber resume.

Infográfico referente a umidade da pele após o uso da linha Eucerin AQUAporin.
Os estudos médicos aprovaram os bons resultados desde a primeira vez ao uso regular da linha AQUAporin Eucerin para a hidratação da pele.