Imprimir
Cientista no laboratório

    A base científica de Eucerin AQUAporin ACTIVE

    A pele necessita de umidade para ficar saudável. 
    Mas a boa hidratação da pele é bem mais que beber bastante água. O que realmente importa é como a umidade é distribuída efetivamente pela pele.

    Eucerin descobriu uma maneira inovadora para estimular a rede de hidratação própria da pele e assegurar que ela receba a hidratação que necessita.

    A HISTÓRIA ATRÁS DE UMA NOVA GERAÇÃO DE HIDRATANTES

    Cientista observa o microscópio
    Os cientistas descobriram um princípio fundamental de transporte de umidade de uma célula para outra: as aquaporinas.
    Sede do centro de pesquisas e desenvolvimento da Beiersdorf em Hamburgo.
    A sede do centro de pesquisas e desenvolvimento de Beiersdorf fica em Hamburgo.

    Em 2003, o bioquímico norte-americano Peter Agre ganhou o Prêmio Nobel de química por uma descoberta pioneira. Ele alcançou a raiz do funcionamento da osmose, descobrindo que as proteínas formam canais microscópicos nas membranas celulares, para facilitar o transporte de água e outras moléculas de uma célula para outra. Estes canais são chamados aquaporinas.
    As aquaporinas são encontradas  na membrana celular de célula de vários organismos.

    Desde a sua descoberta inicial,  treze variantes diferentes foram identificadas - todas com a capacidade para o transporte rápido de água para dentro e para fora das células até três bilhões de moléculas por segundo. Um tipo de aquaporina, a aquaporina 3 (AQP3) é a mais abundante na pele humana e conduz água e glicerol através das células cutâneas.

    As aquaporinas formam uma rede vital para a hidratação da pele. Quanto mais houverem, melhor será o transporte de umidade para hidratar a a pele.
    Rainer Wolber, PhD, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento Eucerin

    "Os cientistas Eucerin se inspiraram nessa descoberta e se propuseram a encontrar um modo de estimular a formação de aquaporinas em células cutâneas, com objetivo de aprimorar a hidratação da pele.

    Foram criados modelos de pele artificiais para detectar e estudar as aquaporinas no microscópio, diz Wolber: "Examinamos numerosas substâncias bioativas numa tentativa de encontrar o ingrediente ativo ideal. O resultado que atendeu essa exigência foi o glucoglicerol." Leia mais sobre a busca intensa por soluções Eucerin.

    Ilustração gráfica das diferentes camadas da pele.
    As aquaporinas compõe uma rede que transmite umidade através das diversas camadas epidérmicas.
    Ilustração gráfica das aquaporinas.
    Nível de umidade reduzido devido a um número restrito de aquaporinas.
    Ilustração gráfica com número aumentado de Aquaporinas.
    Hidratação intensa nas camadas mais profundas da epiderme graças ao aumento no número de aquaporinas.

    Na natureza, o  glucoglicerol (também conhecido como Glyceryl Glucoside) é utilizado por organismos tais como as algas verdes-azuis para ajudá-las a sobreviver em condições extremas de desidratação. Os testes científicos comprovaram que o glucoglicerol podia penetrar nas camadas mais profundas da epiderme e estimular a produção de AQP3. Como  acrescenta Wolber: "Agora precisamos formular glucoglicerol e desenvolver produtos eficazes e atraentes.

    O resultado é a linha de produtos Eucerin AQUAporin ACTIVE de hidratantes faciais. Estudos clínicos com voluntários com pele seca e desidratada demonstraram os benefícios hidratantes dos produtos.

    Wolber destaca o fato de que os resultados foram: "Imediatos e intensos. Em apenas 24 horas após o primeiro vimos um aumento impressionante nos níveis de umidade da pele." Estes benefícios aumentam com o tempo, com resultados demonstrando hidratação aprimorada após o uso regular, e o mais importante é que "os resultados são de longa duração. A pele continua a ser bem hidratada por um tempo, mesmo depois dos voluntários suspenderem o uso dos produtos."

    "Eucerin AQUAporin ACTIVE dá à pele a hidratação que ela necessita. A longo prazo, os produtos ajudam a melhorar a umidade da pele, fortalecendo sua função de barreira e tornando-a mais resistente ao ambiente", Wolber resume.

    Infográfico referente a umidade da pele após o uso da linha Eucerin AQUAporin.
    Os estudos médicos aprovaram os bons resultados desde a primeira vez ao uso regular da linha AQUAporin Eucerin para a hidratação da pele.